transexual-Tifanny-Superliga-volei-Bauru
Tifanny Bauru/Divulgação transexual Tifanny é atleta do vôlei Bauru na Superliga feminina

Primeira trans da Superliga feminina jogará com Paula Pequeno

Publicado em Vôlei

Primeira trans brasileira a atuar no vôlei feminino, a ponteira/oposta Tifanny Abreu foi anunciada como nova jogadora do Vôlei Bauru. Ela, portanto, atuará com a brasiliense bicampeã olímpica Paula Pequeno na Superliga 2017/2018. O reforço foi anunciado nesta terça-feira (5/12).

Desde julho, Tifanny treina no time paulista enquanto se recupera de uma cirurgia na mão esquerda, mas ainda não tem data prevista para a estreia. Segundo informou o Bauru, a boa receptividade do time e dos torcedores, além de o fato de ficar mais perto dos familiares pesaram para a atleta recuar da ideia de voltar para a Europa e optar por jogar no Brasil.

“Parabéns pela iniciativa em prol da inclusão no esporte e na sociedade. Precisamos de mais exemplos como este”, comentou um torcedor, nas redes sociais do Bauru. “Bem-vinda guerreira, a ciência lhe concedeu esse direito! Admiro sua coragem de vir ao nosso país”, disse outro fã.

No início deste ano, Tifanny foi a primeira transexual brasileira a conseguir autorização da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para jogar em ligas femininas. Ela disputou a segunda divisão do campeonato italiano, pelo Golem Volley, após concluir o processo de mudança de sexo. Antes disso, atuou na Superliga B, por Juiz de Fora e Foz do Iguaçu, e na Holanda e Bélgica.

Tifanny-trans-Superliga-feminina-Bauru
Tiffany (esq) é primeira trans brasileira a disputar uma competição feminina oficial

Veja as condições para atleta trans disputar competição esportiva oficial

O Comitê Olímpico Internacional (COI) regulamenta a participação de atletas trans em competições esportivas. Para quem passa pela mudança de sexo biológico masculino para feminino, é preciso ter a identidade de gênero feminina declarada e manter o nível de testosterona (hormônio masculino) abaixo de 10 nmol/L durante o ano anterior à primeira competição, além de manter esse índice durante o campeonato.

Desde 2016, a regulamentação do COI deixou de exigir a cirurgia de mudança de sexo. “Orgulhosa da Tifanny, realizando um sonho de muitas de nós, ex-atletas, peladeir@s, amantes do esporte. Trajeto duro e difícil, muitooo árduo, mas vai disputar, sim, um dos melhores torneios profissionais do mundo, na categoria feminina”, relatou outro torcedor.


Tifanny reforça Bauru em situação delicada na Superliga

A Superliga feminina 2017/2018 está na 11ª rodada, a última do primeiro turno.  Nova equipe de Tifanny figura na nona colocação, fora da zona de classificação aos play-offs. O Bauru conquistou três vitórias e sete derrotas, somando 12 pontos, a mesma quantidade do São Caetano, que está na frente na tabela por contar com uma vitória a mais. Os dois times se enfrentam neste domingo, às 13h, no ginásio Panela de Pessão, pela 11ª rodada.

Logo abaixo do time de Paula Pequeno está o ex-clube da jogadora, o Brasília Vôlei. Na 10ª colocação, o representante do DF tem 7 pontos. Foram três vitórias em 10 jogos disputados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*