Suécia-terceiro lugar-Copa do Mundo
sueca Fifa/Divulgação

Suécia repete campanha de 2011 e conquista terceiro lugar na Copa da França

Publicado em Futebol

A Suécia repete a campanha de 2011 e saí com o terceiro lugar da Copa do Mundo de futebol feminino, após bater a Inglaterra por 2 x 1, no Estádio Allianz Riviera, em Nice, na França, neste sábado (06/7). Na despedida de Karen Carney da seleção inglesa, que anunciou a aposentadoria na véspera do 144º jogo dela com a equipe, a veterana viu as inglesas serem dominadas nos primeiros 20 minutos. Melhor para as suecas, da capitã Caroline Seger, que também viveu dia especial. A jogadora pôde comemorar o pódio na 200ª participação dela com a camisa da seleção sueca.

Suécia e Inglaterra se despediram do Mundial com um jogo digno do que foi toda a competição. As inglesas chegaram à disputa de terceiro lugar com a moral alta, após baterem de frente com os Estados Unidos nas semifinais. Mas foram as suecas que começaram pressionando as inglesas. Avassaladora, a Suécia abriu dois gols com Kosovare Asllani, aos 11 minutos, e Sofia Jakobsson, aos 22, deixando a vitória encaminhada.

Fran Kirby diminuiu a diferença para a Inglaterra ainda no primeiro tempo, quando a bola rolava há 30 minutos. No lance seguinte, dois minutos depois, a goleadora inglesa Ellen White esbarrou no VAR para empatar o placar e, de quebra, se isolar momentaneamente na artilharia da Copa do Mundo 2019, com sete gols. A ferramenta tecnológica que estreou nesta edição do torneio, porém, denunciou toque de mão da atacante, anulando o gol. O lance, ao menos, acordou as inglesas. A partir de então, o confronto ficou mais equilibrado.

A Inglaterra voltou a criar jogadas trabalhadas, se atirando ao ataque. Do outro lado, o elenco sueco recuou. As comandadas do técnico Peter Gerhardsson diminuíram o ritmo acelerado que imprimiram nos primeiros 20 minutos, quando pressionaram a saída de bola inglesa. Com a vantagem, assumiram a proposta de segurar o resultado e passaram a explorar os espaços abertos deixados pela defesa inglesa.

Foi com essa propostas que as suecas voltaram para o segundo tempo da partida. O segundo período rendeu menos emoções que o primeiro. Com ambas as equipes mais cansadas pelo calor e ritmo de jogo, os espectadores viram menos lances de perigo. O objetivo da Suécia de segurar as inglesas deu certo. As chances desperdiçadas dos dois lados contribuíram para o jogo acabar 2 x 1.

É a terceira vez que a Suécia termina o Mundial feminino na terceira colocação. A primeira vez foi na edição de estreia da Copa do Mundo feminina, em 1991, quando as suecas venceram as alemãs. Em 2011, a seleção da Suécia disputou o terceiro lugar pela segunda vez. Na época, a vitória contra a França foi conquistada pelo mesmo placar deste sábado: 2 x 1.

Por Maria Eduarda Cardim e Maíra Nunes — Enviadas especiais

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: 
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*