comercial-futebol-itaú
Comercial futebol Reprodução/Youtube

Ser jogador de futebol também é sonho de menina

Publicado em Futebol

“Bola na trave não altera o placar/ Bola na área sem ninguém pra cabecear/ Bola na rede pra fazer o gol/ Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” O sucesso da banda mineira Skank estourava nos idos de 1996, quando eu, aos sete anos, me sentia completamente identificada com a letra da música. Marta ainda não era conhecida, por sinal ela, aos 10 anos, provavelmente não sonhara tão alto quanto o patamar que a carreira dela viria a atingir, sendo eleita a melhor jogadora do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens.

Voltando à música “Uma partida de futebol”, lembro que algumas amigas até respondiam à pergunta com um “não, eu nunca sonhei em ser uma jogadora de futebol”. Eu, claro, achava que elas apenas fingiam. Como podia alguém não se imaginar jogando em um Maracanã lotado ou em uma Copa do Mundo? Pois bem, há quase duas décadas, se tornar jogador de futebol era “sonho de menino”. Mesmo as meninas que jogavam futebol, como eu sempre fiz, o faziam no meio dos primos ou dos colegas da escola, comumente sendo consideradas raridades.

Em 2017, podemos dizer que as mulheres ganharam um pouco mais de visibilidade nos gramados brasileiros. Marta virou a principal referência mundial da modalidade feminina. A Seleção Brasileira feminina de futebol foi duas vezes vice-campeã olímpica (nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008) e ficou com a prata na Copa do Mundo de futebol de 2007. E o Brasil ovacionou, aplaudindo de pé em estádios lotados, a equipe comandada por Marta e Formiga nas Olimpíadas do Rio-2016.

Ser mulher e falar que joga futebol ainda causa certo espanto, é verdade. Mas um comercial de publicidade do banco Itaú mostrou que há quem tenha se sensibilizado para entender que meninas também sonham em se tornarem jogadoras de futebol. A um ano da Copa do Mundo da Rússia, que será a 21ª edição do evento esportivo mais assistido em todo o mundo, o comercial aborda as emoções que um Mundial consegue despertar nas crianças.

Uma garotinha é protagonista de comercial sobre futebol

A grande sacada, no entanto, é que o comercial que está circulando pela grade aberta da televisão brasileira tem como protagonista uma garotinha. Ao som da narração de uma partida de futebol com o Brasil em campo reproduzido por um celular, a pequena protagonista ajeita os golzinhos na cobertura de um prédio, posiciona os ursinhos de pelúcia pelo “campo” e coloca a bola para rolar ao apita inicial do árbitro.

Ela dribla os brinquedos, sofre falta, lamenta uma oportunidade de gol desperdiçada e comemora, junto com os adultos que a assistem da janela, quando marca o dela. A peça publicitária produzida pela agência Africa é encerrada com a frase: sonhar #issomudaojogo. Ela é vinculada ao banco Itaú, que é o patrocinador oficial de Todas as Seleções Brasileiras de futebol, a estava perto de quase 5 milhões de visualizações no Youtube.

 

Por Maíra Nunes

 

24 thoughts on “Ser jogador de futebol também é sonho de menina

      1. Eu sou uma menina de 9 anos e quero ser jogadora. Cara 1 passo treina aquilo que vc n consegue fazer .Treina pênalti etc se vc n consegue correr rápido joga a bola e corre o possível atrás dela pede ajuda de alguém e vai corre atrás dos seus sonhos as meninas da sala tua deve falar a parece um menino pra mim também falam só que n tô nem aí depois elas vão ter inveja de vc é para ser uma jogadora de futebol tenha passiência .Espero que ajudé vc tchau.

  1. Eu gosto muito de joga bola levo muita crítica falando que sou Maria João sapatao e etc… Queria só uma oportunidade para mostra minha abilidade de joga e claro sempre aprende mais me esforço bastante para conhecer a Marta que muito fala que eu jogo muito e me inspiro nela grande mulher que ultrapassou as barreiras me ajuda aí pessoa me dê essa força obrigado a todos que um dia nos vai chega lá menina

  2. Meu nome é Heloísa Cristina sempre gostei de jogar bola no começo era muito criticada, não quero desistir da vontade desse sonho.
    Quero aprender cada dia mais e um dia poder realizar esse grande sonho

  3. Sofro muito preconceito pq gosto de jogar futebol, me chamam de sapatona. Eu não sofro precopreconceito por minha mãe e meus melhores amigos, que me ensinaram a jogar futebol. agora entrei em uma escola que ninguém tem esse tipo de preconceito. lá o universo é de meninas que jogam futebol e lá estou conhecendo quem eu sou de verdade, conseguindo me soltar

  4. Meu nome é stephanne ferreira tenho 22 anos Meu sonho é ser jogadora de futebol e nunca vou desistir do meu sonho. Podem até falar que eu nunca vou ser jogadora, mas não dou bola. Eu quero ser igual a Marta a jogadora do futebol brasileiro. Ela é a melhor do mundo. eu adoro futebol, é a minha verdadeira paixão.
    Meus pais acham que futebol é só pra homens mas isso é coisa de pais, é normal. Quando os outros ou minha família me veem jogando falam: aquela garota está louca era para ela ser advogada, pediatra e outras profissões.
    Bom, mas agora chega de falar de mim, vou falar agora um pouco de futebol.
    Futebol no começo é um jogo, uma brincadeira começo de vida mesmo e começo de carreira, mas nada é exatamente o que parece a primeira vista como se de algum modo houvesse um jogo de revelar ou mudar uma brincadeira de futebol.O jeito é entrar no jogo e ir descobrindo aos poucos.
    Futebol é bastante divertido, mas também bastante perigoso. Vou dizer porque. Porque pode causar muitas fraturas. Mas pra quem ama o futebol como eu não tá nem aí. Igual tem que tomar cuidado.
    Bom essa é a minha profissão.
    FUTEBOL!!!

  5. Eu qieria se uma jogadora?eu gosto muito de jogar bola eu queria q alguem me desse uma chance ? td mundo fala q meu sonho ia se realizar um dia espero q isso aconteça

    Pfv compartilhem

    Eu amo o futebol e nao e so o menino q joga bola menina tbm?

  6. Meu sonho e ser uma jogadora de futebol
    Eu gosto muito de jogar bola?meu amigos falam q esse meu sonho vai se realizar espero q um dia aconteça isso

    Eu quwria q me desse uma chance?para eu mostrar oq eu sei?

  7. Eu sou jogadora de futebol, voleibol há um tempo atrás, treinava pra caramba e tinha sim meus momentos dificeis, mas conseguia superar pois o que fazia eu ir a frente era minha força de vontade de ir a luta, de realizar e sentir-me realizada, gosto do que faço e com fé em Deus chegarei lá mais ainda. E vocês meninas continuem buscando se realmente é um sonho de cada vocês, pois aquele que luta alcança.
    Finalizo aqui o meu relato, boa tarde a todas!

  8. Meu nome é Shemilly e meu maior sonho é ser jogadora de futebol ser jogadora do corinthians feminino. Gente, por favor, me ajudem, compartilhem, por favor. Graças a Deus nunca sofri nem um preconceito, mas falo pra todas as meninas nunca desistirem dos seus sonhos. Senhor, faça de mim uma grande jogadora de futebol e todas as meninas que sonham em ser jogadoras.

  9. olá meu nome é Yandra sou do Pará tenho muito potencial para jogar na seleção feminina brasileira de futebol. Mas a realidade é que não tenho oportunidade, não sei o que fazer para participar de pelos menos uma seleção porque infelizmente a região Norte do Brasil não é favorecida, não temos os chamados “olheiros” . Muitas garotas do Brasil tem potencial inclusive para superar a Marta, que é no momento o nome mais falado no futebol feminino e que possibilitou chances de uma mulher ser reconhecida no mundo do futebol. Nao adianta ter talento e não ter oportunidade, é uma pena desperdiçar muitas jogadoras , seus talentos, seus sonhos, mas um dia quem “sabe” a sorte chegue.

  10. Meu nome é ketelen, tenho 13 anos de idade jogo bola des dos meus 8 anos de idade com meus amigos de escola, amigos de ruas aonde tem um fut eu tô, eu sempre quis entrar em uma escolinha ? mas minha mãe fala qur futebol e coisa de meninos eu tenho mostrar pra ela que esse esporte não é só parar meninos ja contei história de várias jogadoras mas nada entra na cabeça dela eu sonho em ser jogadora de futebol e eu nunca vou desistir do meu sonho vou correr atrás que eu sei que lá na frente assim como vocês que tem o futuro igual o meu de ser jogadora proffional vamos brilhar ??

  11. Olha eu to aqui só pra relatar um pouco só de mim,então eu tenho 14 anos e desde pequena eu tive esse sonho de ser jogadora de futebol, meu sonho vai ser dar orgulho meus pais no meio do campo pq eu amo o futebol,eu faço meus treino e fico orgulhosa de mim mesmo q eu to ali nunca imaginava isso fico feliz por tá cada dia mais evoluindo, então meninas n desistam do seu sonho… me ajudem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*