futsal Carlos Vieira/CB/D.A Press

Atleta de Brasília é convocada para Seleção de futsal após 18 anos

Publicado em Futsal

Logo no início do treino do time da Adef/DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal), na última quarta-feira, no Setor de Clubes Norte, Isabela Silva exibiu as credenciais. Aplicou uma lambreta perfeita em cima da marcadora e matou a bola no peito, com suavidade, antes de dar sequência à jogada. A atleta de 18 anos recebeu no mês passado a notícia da primeira convocação para integrar a Seleção Brasileira de futsal. Desde 2000, uma jogadora da cidade não era lembrada pela equipe nacional, que, pelo visto, passa a contar com uma ala/fixa de grande habilidade.

Não será a primeira vez que Isa, como também é chamada, vestirá a amarelinha. Ela foi convocada em 2016 para a equipe sub-20, quando jogou dois amistosos. “No mês seguinte, teria o Sul-Americano, mas eu sofri uma lesão e fiquei de fora da convocação”, conta. “Agora tenho essa oportunidade, que é ainda maior por ser na equipe principal.”

A felicidade por conta da convocação está estampada no rosto da jovem ala/fixa. Durante a sessão de fotos, ela não parava de sorrir enquanto brincava com a bola. Passado o momento “modelo”, a atleta, que marcou 37 gols em cinco competições na temporada passada, contou como foi o exato momento em que recebeu a notícia. “Eu estava em casa e a minha técnica, a Tatiana, me telefonou. Disse que eu havia sido convocada para a Seleção. Na hora, eu achei que ela estava brincando comigo. Ela falou que não, mas eu deveria manter segredo até a divulgação oficial.” O suspense durou mais alguns dias e Isa diz que só acreditou mesmo quando viu o nome na lista anunciada no site da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Tatiana Weysfield, fundadora, presidente e técnica da Adef/DF, além de coordenadora geral da CBFS, foi a primeira atleta de Brasília a receber uma convocação para a Seleção Brasileira, em 2000. Ela atuava como goleira. Para a ex-jogadora, que acompanha Isa há sete anos, quando começou a jogar pela equipe brasiliense, a jovem ala/fixa é um orgulho para o time. “É muito importante ter uma atleta que cresceu com o projeto, que respeita e que segue a nossa ideologia de manter o esporte em alto rendimento, sem esquecer os estudos”, comenta a treinadora.

Isa domina a arte de conciliar os estudos com a prática do esporte. Vestindo a camisa sete da Adef/DF desde 2011, ela concluiu os ensinos fundamental e médio sem qualquer reprovação. No ano passado, foi aprovada para o curso de Farmácia, na Upis, onde é bolsista. A rotina é exigente. “Eu estudo pela manhã, faço estágio à tarde na Anvisa e treino à noite todos os dias. É um ritmo bem puxado, mas eu faço o que amo.”

Times de São Paulo, como o Santos, já fizeram proposta para a atleta, mas ela escolheu permanecer em Brasília, pois percebeu que não teria a possibilidade de manter os estudos como prioridade. “Vou estudar, jogar e, quando terminar meus estudos, vou procurar algo maior no esporte. No momento, estou mais focada na vida acadêmica”, comenta.

Conquistas e preconceito no futsal

Apesar da carreira ainda iniciante, Isa já coleciona algumas conquistas marcantes. Segundo ela, os títulos da Taça Brasília, no ano passado, e do Campeonato Brasiliense por dois anos consecutivos, em 2012 e 2013, foram especiais. Ela recorda ainda de um torneio escolar na França, de onde trouxe a medalha de ouro.

Em casa, Isa tem três irmãos. Eles não gostam de futebol, mas nunca deixaram de incentivá-la. “Sempre tive o sonho de jogar, mas eu nunca imaginava que eu fosse chegar à Seleção principal de futsal”, conta.

No entanto, também existem as dificuldades. O preconceito é ainda algo bastante presente. “A gente ouve vários comentários, como ‘isso não é coisa de mulher’ e ‘menina que joga bola quer ser homem’”, relata a atleta. Mas, para ela, há esperança de que a cultura machista receba em breve um definitivo cartão vermelho.

Amistosos contra o Paraguai no Sul do país

Na próxima segunda-feira, Isa viaja para se encontrar com as demais integrantes da delegação brasileira. Nos dias 11 e 12, estão previstos jogos amistosos contra a seleção paraguaia, nas cidades de Carlos Barbosa (RS) e Lages (SC), respectivamente. Técnico da equipe nacional há dois anos e meio, Wilson Saboia conheceu Isa vendo a jogadora atuar pela Adef/DF. “A qualidade técnica dela é muito elevada e, cognitivamente, também bem interessante. Ela é jovem e entende o modelo de jogo que adotamos nas categorias adulta e sub-20 da Seleção. Esse entendimento de jogo é fundamental, porque temos períodos de convocação e de treinamento muito curtos.”

Segundo o treinador, o aspecto mais importante desse período em que as atletas estarão juntas é dar oportunidade para as recém-chegadas de compartilhar o conhecimento e a compreensão do padrão de jogo adotado. Os compromissos seguintes no calendário da Seleção Brasileira feminina de futsal serão em setembro, pela Copa América sub-20, e o Grand Prix Adulto, ainda sem data marcada.

Wilson Saboia comenta que o intervalo de 18 anos para uma brasiliense voltar à Seleção Brasileira aconteceu em parte devido à falta de competições nacionais. Segundo o treinador, em 2015, quando o Campeonato Brasileiro foi realizado em Goiânia, a comissão técnica passou a focar em jogadoras de outros estados (além de Rio de Janeiro e São Paulo), que poderiam integrar a equipe nacional. A treinadora da Adef/DF, Tatiana Weysfield, reclama que em 2016 ocorreram poucos torneios e foi uma temporada difícil para a visibilidade das atletas no cenário nacional. “Em 2017, tivemos a Taça Brasília, a Taça Brasil, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasiliense e um Festival sub-13 e sub-15”, comenta Tatiana.

Para a atual temporada, o calendário local prevê a Taça Brasília, de 24 de março a 21 de abril, e o Campeonato Brasiliense, de 1º de julho a 7 de outubro. No primeiro evento, times filiados e convidados podem participar. Basta fazer a inscrição. No segundo, que contou com cinco equipes no ano passado, os clubes precisam ser filiados à federação do DF e desembolsar um salário-mínimo por mês, R$ 954, mais a taxa da arbitragem, que é de R$ 185. No cenário nacional, estão previstas a Taça Brasil, de 1º a 6 de outubro, e a Copa do Brasil, que terá cinco fases, de 24 de abril até 16 de setembro.

futsal-feminino-brasil
Isa é estudante de farmácia | Carlos Vieira/CB/D.A Press

Perfil

Nome: Isabela Silva
Posição: ala/fixa
Idade: 18 anos
Peso: 62 kg
Altura: 1,66 m
Principais títulos: Taça Brasília (2017) e Campeonato Brasiliense (2012/13)

 

Por Amanda Gil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*