árbitra-Esther-Staubli-
ESTER FIFA/Divulgação

Suíça se torna primeira árbitra a apitar Mundial masculino sub-17

Publicado em Futebol

Em busca de um desenvolvimento do futebol para mulheres, a FIFA anunciou nesta quinta-feira (12/10) que uma mulher apitará um jogo em um Mundial masculino sub-17 pela primeira vez. A árbitra suíça Esther Staubli apitará a partida entre Japão e Nova Caledônia, no próximo sábado (14/10),  válida pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Mundial Sub-17, na Índia.

Aos 38 anos, Esther tem um currículo extenso e é árbitra internacional desde 2006. A professora já apitou a Copa do Mundo e a final da Champions League, em 2015. E também já trabalhou nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Sendo todos os torneio femininos.

A suíça é uma das sete mulheres que foram convidadas para o Mundial Sub-17 deste ano. Na lista, disponibilizada no site da FIFA, elas foram listadas como árbitras de suporte. No Mundial sub-17, os juízes convocados, tanto homens quanto mulheres, participaram de seminários, aulas teóricas e aulas práticas no campo.

No comunicado, a FIFA afirma que selecionar árbitras para apitar em uma competição masculina é consequência do programa do departamento de arbitragem da entidade, iniciado em 2016. “Os resultados positivos e as melhorias observadas nos preparativos mostraram que chegou a hora de árbitras apitarem em competições masculinas de elite junto com os colegas do sexo masculino”, afirmou a entidade.

Este ano, outra mulher fez história ao apitar na principal divisão da Bundesliga, torneio alemão, em setembro. Com a mesma idade de Esther, Bibiana Steinhaus foi a primeira mulher a atuar na elite entre as sete principais ligas masculinas do futebol europeu*. A única mulher entre os 24 árbitros principais do campeonato alemão atuou  no empate entre Hertha Berlin e Werder Bremen, que terminou 1 x 1.

*Dentre as sete principais ligas do futebol europeu, foram considerados os campeonatos de França, Espanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Holanda, além da Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*