prêmio-melhor-atleta-do-ano
CANOEING-KAYAKING-WORLD-CHAMPIONSHIPS AFP/Satiro Sodre/SSPress/Reuters

Como foi 2017 para as indicadas ao prêmio de Melhor Atleta do Ano

Publicado em Olimpíadas

Março começou e três atletas brasileiras aguardam no final do mês o resultado do prêmio Melhor Alteta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2017, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ana Marcela, da maratona aquática, Ana Sátila, da canoagem slalom, e Mayra Aguiar, do judô, competem pelo título que será definido e anunciado em 28 de março. Ano passado, a judoca Rafaela Silva venceu a categoria feminina, após conquistar o ouro nos Jogos do Rio, em 2016.

A escolha das atletas foi feita por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. O blog Elas no Ataque relembra quais foram as conquistas das três atletas indicadas ao prêmio.

Mayra Aguiar (judô)
Mayra também é dona de dois bronzes olímpicos | Foto: AFP/ Attila Kisbenedek
Mayra é dona de dois bronzes olímpicos | Foto: AFP/ Attila Kisbenedek

Um ano após o bronze nos Jogos do Rio-2016, Mayra Aguiar fez história em 2017. Com o ouro conquistado, em setembro, no Mundial de Budapeste, a atleta se tornou única judoca brasileira bicampeã mundial. Além disso, Mayra se tornou a brasileira com mais medalhas na competição. Ao todo, são cinco medalhas em Mundiais. Ela foi campeã mundial na Rússia, na edição de Chelyabinsk-2014; prata na edição de Tóquio-2010; e bronze nos campeonatos do Rio-2013 e de Paris-2011.

Antes da conquista do Mundial, Mayra ficou sem competir até junho de 2017, quando conquistou o ouro no Grand Prix de Cancun.

Ana Sátila (canoagem slalom)
Ana Sátila foi foi a atleta mais jovem do Brasil em Londres-2012 | Foto: AFP/Iroz Gaizka
Ana Sátila foi a atleta mais jovem do Brasil em Londres-2012 | Foto: AFP/Iroz Gaizka

Já a jovem Ana Sátila, de 21 anos, também conquistou um espaço na história do esporte brasileiro. Ela foi responsável pelas duas medalhas do Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, que foi disputada em Pau, na França, em outubro. As medalhas são inéditas, já que o país nunca tinha subido ao pódio da competição.

Desde que entrou no mundo da canoagem slalom, Ana Sátila já fez história na modalidade. A jovem já participou de duas edições dos Jogos Olímpicos, em Londres-2012 e Rio-2016. Na Inglaterra, Ana foi a atleta mais jovem da delegação brasileira nos Jogos de Londres-2012, com apenas 16 anos.

Ana Marcela (maratona aquática)
Ana já venceu o prêmio em 2015 | AFP/ Attila Kisbenedek
Ana já venceu o prêmio do COB em 2015 | Foto: AFP/ Attila Kisbenedek

Apesar da frustação nos Jogos do Rio-2016, Ana Marcela mostrou superação em 2017. Em julho, no Mundial de Budapeste, na Hungria, ela conquistou três medalhas, sendo uma de ouro, nos 25km, e duas de bronze nos 5km e nos 10km. Além disso, foi eleita pela quarta vez a melhor atleta do mundo nas águas abertas pela Federação Internacional de Natação (Fina).

A baiana tenta ganhar o segundo título de melhor atleta do ano, já que em 2015 venceu a votação ao lado de Isaquias Queiroz. Se ganhar o prêmio este ano, Ana Marcela se iguala a Fabiana Murer, Maurren Maggi, Daiane dos Santos e Daniele Hypólito. Todas elas foram eleitas duas vezes as melhores atletas do ano.

Atleta da torcida

Além de concorrer ao prêmio de atleta do ano, as três esportistas também concorrem ao prêmio de atleta da torcida. Além de Mayra, Ana Marcela e Ana Sátila, Letícia Bufoni, Rebeca Andrade, Gabriel Medina, Marcelo Melo, Caio Bonfim, Evandro e André, e Bruno Fratus disputam o título que é decidido pelo voto do público. Até o momento, a ginasta Rebeca está vencendo com 26% dos votos. Para votar, clique aqui.

One thought on “Como foi 2017 para as indicadas ao prêmio de Melhor Atleta do Ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*