Venesssa_viagem_sozinha
Venesssa_viagem_sozinha

Viagem: Atleta incentiva mulheres a se aventurarem sozinhas

Publicado em Futebol

Vanessa de Faria Lopes joga competitivamente futevôlei desde 2000. Nascida em Brasília, a atleta colocou a capital federal na vice-liderança do ranking mundial da modalidade por cinco anos consecutivos. Mas o assunto do blog Elas no Ataque de hoje não é especificamente sobre futevôlei, e sim sobre viagem. Mais especificamente, o receio de mulheres viajarem sozinhas. E por que Vanessa é a nossa convidada? Porque foi por meio do esporte que ela conheceu o mundo e criou o gosto por viajar. 

Como jogadora de futevôlei, Vanessa representou o Brasil em 15 países diferentes. Dentre tantas experiências culturais distintas, ela destaca a visita aos Emirados Árabes. “Eu vi um esporte brasileiro sendo praticado por árabes, foi incrível, ainda mais por mulheres. Elas iam assistir, e é um esporte praticado com biquíni, que são roupas menos tradicionais para a cultura deles”, comenta. 

Durante esse anos, Vanessa criou o que chama de “intimidade com o desconhecido”. E não parou mais. “Fui para Dubai, Filipinas e tantos outros lugares que talvez eu não iria se não fosse pelo futevôlei”, pontua a fisioterapeuta de formação. Para poder disputar as competições mundo afora, ela consegue conciliar o trabalho de servidora pública com a carreira de atleta. 

 

Assista ao bate-papo com Vanessa sobre o interesse por viagem

 

Aos 39 anos, a viagem mais recente dela foi para o Himalaia, a cadeia montanhosa mais alta do mundo, localizada na Ásia. Sozinha, Vanessa conheceu Tibet, Índia, Nepal, Butão. “Era um sonho conhecer o Tibet, que é uma região sagrada. Visitei muitos templos e lugares que têm uma filosofia linda. Até dei uma palestra para encorajar mais mulheres a viajarem sozinhas”, conta.

Mesmo indo sozinha, Vanessa diz que nunca se sentiu tão bem acompanhada. “Foram destintos que nos convidam a auto-transformação, a rever nossos costumes e valores. A simplicidade está espalhada”, recomenda. Para incentivar a prática, revistas listam os países que mais transmitem segurança a mulheres que querem viajar sozinhas.

Veja imagens da viagem de Vanessa ao Himalaia

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

One thought on “Viagem: Atleta incentiva mulheres a se aventurarem sozinhas

  1. Sobre viagens de mulheres solitárias acredito que temos um grande exemplo que mora bem aqui em Brasília. O projeto dela, que pode ser encontrado no instagram e face se chama Uma pedalADA pela América.
    Uma viagem de 2 anos em bicicleta pela América do Sul. 12 países e 23000km pedalados. Incrível né.
    Espero que divulguem mais este grande exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*