Maya Gabeira entra pro Guinness Book, o livro dos recordes, por ter surfado a maior onda entre as mulheres
Maya_Recorde1 WSL/Divulgação A surfista brasileira com a bandeira do Brasil ao lado do recorde de maior onda surfada por uma mulher no Guinness Book

Maya Gabeira entra para o Guinness após petição por categoria feminina

Publicado em Surfe

O ano de 2018 começou de forma incrível para a maior surfista brasileira de ondas gigantes. Aos 31 anos, a carioca Maya Gabeira surfou uma onda de 68,72 pés (cerca de 20 metros) na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal. Nos 9 meses seguintes, a satisfação ficou dividida com a frustração pela falta de registro no Guinness Book. A surfista, então, abriu uma petição na internet para que fosse inaugurada a categoria feminina de maior onda surfada. Deu certo! Nesta segunda-feira (1/10), Maya tornou-se a primeira surfista mulher a fazer parte do livro dos recordes.

Maya Gabeira surfa maior onda entre as mulheres e entra para o Guinness Book, o livro dos recordes
Maya Gabeira com o reconhecimento do recorde de maior onda

Maya Gabeira é a dona do recorde feminino por ter surfado a maior onda ilimitada entre as mulheres. O anúncio foi feito pela Liga Mundial de Surfe (WSL), entidade responsável por estabelecer e enviar os recordes ao Guinness. Em agosto, porém, a WSL foi alvo de críticas por parte da surfista brasileira em função da demora em enviar o recorde, mesmo após o feito ter sido atestado pelo especialista Miguel Moreira, coordenador da pós-graduação em surf da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

“Estabelecer o recorde mundial é um sonho meu há muitos anos. Mas, claro, após o acidente em Nazaré, em 2013, parecia um sonho muito distante”, desabafou Maya. “Demorou muito para ter uma temporada como a do ano passado, para estar 100% de novo, e completá-lo com um título no Guinness Book é muito especial”, completa.

Onda de Nazaré: do susto ao recorde

O local que rendeu a façanha neste ano à brasileira foi também o cenário de um pesadelo vivido há cinco anos. Em 2013, Maya foi atingida por uma onda gigante quando tentava surfar e foi resgatada inconsciente no mar por Carlos Burle, seu treinador. Ainda assim, as recordações tanto do lugar quanto daquele momento não são ruins. Pelo contrário, Maya diz que aquele ano mudou a vida dela como nunca antes.

“Claro, houve um acidente, ferimentos e assim por diante. Mas também me mudei para Nazaré estar mais perto da onda, dediquei a maior parte do meu tempo ao local e tive anos para me concentrar na melhoria, na segurança e em estar perto das melhores pessoas para chegar onde queria estar”, conta Maya Gabeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*