Japão-futebol-feminino
japan capa Divulgação/Fifa

Primeiro e único: Japão é campeão mundial em todas as categorias no futebol feminino

Publicado em Futebol

Além de fazer história e se tornar campeão da Copa do Mundo feminina sub-20 pela primeira vez, o Japão se tornou o primeiro e único país a ser campeão mundial em todas as categorias da Fifa no futebol feminino (profissional, sub-20 e sub-17). Isso porque o troféu inédito conquistado na última sexta-feira (24/8) se juntou com as taças de campeão sub-17 de 2014 e o de campeão mundial da Copa do Mundo de 2011 já conquistadas pelas japonesas.

O troféu da Copa do Mundo sub-20 veio da vitória por 3 a 1 contra a Espanha. Os times já haviam se enfrentado em outra final, no Mundial sub-17, em 2014. O resultado também foi positivo para o Japão, que na época venceu por 2 a 0. Como ajuda, o elenco da seleção japonesa deste ano contou com cinco jogadoras remanescentes do time vencedor há quatro anos atrás.

A conquista pode ser o trailer de uma hegemonia da Ásia nos principais torneios de futebol feminino da Fifa. O Japão, por exemplo, esteve presente em todas as últimas finais mundias do futebol feminino. Em 2015, as japonesas enfrentaram os Estados Unidos na Copa do Mundo profissional e perderam por 5 a 2. No ano passado, foi a vez do elenco japonês enfrentar a Coreia do Norte no Mundial sub-17. O Japão perdeu nos pênaltis. Este ano, o time não deixou o título do Mundial sub-20 escapar.

Além de campeão, o Japão encerrou a Copa do Mundo sub-20 com o saldo super positivo. A seleção japonesa foi dona do melhor ataque da competição com 15 gols e a melhor defesa com apenas três gols sofridos.

Curiosidades da Copa do Mundo sub-20

> Classificação final

1. Japão
2. Espanha
3. Inglaterra

> Artilheiras

1. Patricia Guijarro (Espanha) – 6 gols, 3 assistências
2. Georgia Stanway (Inglaterra) – 6 gols
3. Saori Takarada (Japão) – 5 gols, 3 assistências

> Número de gols

98 gols e média de 3.1 por partida

> Número de cartões

71 amarelos e um vermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*