germany

Guia Copa da França: Conheça o Grupo B, das bicampeãs do mundial feminino

Publicado em Futebol

Vai começar a oitava edição da Copa do Mundo. De 7 de junho a 7 de julho, 24 seleções vão em busca de conquistar o título na França. Por isso, o Elas no Ataque produziu um guia  sobre os países que vão disputar o mundial. A cada dia, será publicado uma das seis chaves da competição. Conheça o Grupo B.

Alemanha

A segunda melhor seleção do mundo, de acordo com o ranking da Fifa, vai participar pela oitava vez da Copa. A Alemanha se consagrou bicampeã do torneio (2003 e 2007). No entanto, as últimas participações nos campeonatos internacionais não foram como o esperado pela tradicional potência europeia no futebol. Elas foram eliminadas nas oitavas de final da Copa de 2011 em casa e também não conseguiram se classificar para o Torneio Olímpico de Londres 2012. Em 2015, perderam para os EUA, nas semifinais, e foram derrotadas por 1 x 0 pela Inglaterra, na disputa de terceiro lugar.

Na Rio-2016, a Alemanha, com uma equipe talentosa e de bom toque de bola, conseguiu furar a retranca da Suécia, venceu por 2 x 1 e faturou a inédita medalha de ouro olímpica, no Maracanã.

Para a Copa do Mundo da França, a equipe comandada pela ex-jogadora Martina Voss-Tecklenburg vai apostar na maior força: o ataque. Durante as Eliminatórias para a França 2019, a Alemanha fez impressionantes 35 gols, marca que nenhuma outra equipe europeia conseguiu.

 

 

Melhor campanha: Bicampeão (2003 e 2007)
Participações em Copa: 7 (1991, 1995,1999, 2003, 2007, 2011, 2015)
Ranking da Fifa: 2ª posição

Passaporte para a França

A seleção alemã se classificou para a Copa da França em 2019 após vencer o Grupo 5 das Eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa, que contou com Islândia, República Tcheca, Eslovênia e Ilhas Faroe. Na estreia, a Alemanha perdeu para a Islândia, sendo pela primeira vez derrotada em casa durante uma Eliminatória da Copa do Mundo Feminina. A recuperação veio e as alemãs venceram os outros sete jogos da chave e ficaram com a liderança. Como vencedora do grupo, a Alemanha manteve o histórico de ter se classificado para todas as Copas do Mundo até o momento.

 

Essa Mina sou eu

A camisa 10 do Lyon e da seleção alemã, Dzsenifer Marozsan é uma das jogadoras mais talentosas da atualidade. A meio-campista é uma figura de destaque, organizadora de jogo e artilheira, tendo ajudado o país com um gol e três assistências durante as Eliminatórias para a França 2019. A atleta defende a seleção desde 2010 e fez parte do grupo vencedor do ouro olímpico em 2016. Além disso, a jogadora chega ao grupo com a conquista da Champions League da temporada 18/19.

 

Dona da prancheta

Martina Voss-Tecklenburg assumiu o comando no lugar do técnico interino Horst Hrubesch ao fim das Eliminatórias para a França 2019. Quando jogadora de futebol, ela ganhou seis títulos da liga alemã, quatro copas nacionais e também venceu o Campeonato Europeu quatro vezes com a Alemanha. Quando pendurou as chuteiras, as conquistas não acabaram. Martina continuou colecionando canecos como treinadora e, além de levantar a Taça DFB – Copa da Alemanha – duas vezes e ganhou ainda a Taça Uefa Feminina, precursora da Uefa Women’s Champions League.

Elenco completo

Goleiras: 1-Almuth SCHULT (VfL Wolfsburg), 12- Laura BENKARTH (FC Bayern München), 21- Merle FROHMS (SC Freiburg)

Defensoras: 2-Carolin SIMON (Olympique Lyon), 3-Kathrin HENDRICH (FC Bayern München), 4-Leonie MAIER (FC Bayern München), 5-Marina HEGERING (SGS Essen), 8- Lena GOESSLING (VfL Wolfsburg), 14- Johanna ELSIG (FFC Turbine Potsdam), 15- Giulia GWINN (SC Freiburg), 17- Verena SCHWEERS (FC Bayern München), 23- Sara DOORSOUN (VfL Wolfsburg)

Meio Campistas: 6-Lena OBERDORF (SGS Essen), 9- Svenja HUTH (FFC Turbine Potsdam), 10- Dzsenifer MAROZSAN (Olympique Lyon), 13- Sara DÄBRITZ (FC Bayern München), 16- Linda DALLMANN (SGS Essen), 18- Melanie LEUPOLZ (FC Bayern München), 20- Lina MAGULL (FC Bayern München), 22- Turid KNAAK (SGS Essen)

Atacantes:  7-Lea SCHUELLER (SGS Essen), 11- Alexandra POPP (VfL Wolfsburg), 19- Klara BÜHL (SC Freiburg),

Jogos da fase de grupos
8 de Junho: Alemanha x China (10h;Roazhon Park, Rennes)
12 de Junho: Alemanha x Espanha (13h;Stade du Hainaut, Grenoble)
17 de Junho: Africa do Sul x Alemanha (13h; Stade de la Mosson, Montpellier)

África do Sul

A África do Sul é uma das seis estreantes na Copa do Mundo. Foi histórico. Depois de muitos anos tentando, o país garantiu um lugar no Mundial Feminino da Fifa. Embora a África do Sul não tenha jogado antes em uma Copa do Mundo, a equipe participou das Olimpíadas de 2016 e teve um desempenho admirável. O maior destaque foi a defesa. A África do Sul sofreu três gols em três jogos em um grupo difícil, com a Suécia, China e Brasil.

Para o Mundial da França, a treinadora Desiree Elis vai apostar na experiência da zagueira Janine van Wyk e na juventude das meias Sibulele Holweni, 18 anos, e Linda Motlhalo, 20, além da atacante Thembi Kgatlana, 23.

 

 

Melhor campanha: Não houve
Participações em Copa: Não hove
Ranking da Fifa: 49ª posição

Passaporte para a França

A África do Sul se classificou para o Mundial ao ficar com o vice da Taça das Nações Africanas de 2018. Após derrotar o Mali por 2 x 0, nas semifinais, a Banyana Banyana sucumbiu à Nigéria na final, nos pênaltis.

Essa mina sou eu

A veterana Janine van Wyk estreou com a camisa da seleção sul-africana em 2005 e se tornou a jogadora que mais defendeu a África do Sul – no masculino ou no feminino. A jogadora de 32 anos participou dos Jogos Olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro, momentos de maior destaque do futebol feminino da África do Sul. Além disso, a zagueira também quebrou o recorde de uma mulher africana quando fez a 150ª aparição internacional contra o Malawi, no Campeonato Feminino de 2018 da Cosafa. Na Banyana Banyana, Janine van Wyk é referência em liderança e experiência.

Dona da prancheta

Desiree Ellis conquistou muitos admiradores por levar a África do Sul para a primeira Copa do Mundo da Fifa. Pioneira no futebol feminino na África do Sul, Desiree assumiu como treinadora interina da Banyana Banyana em outubro de 2016, antes de ser efetivada em fevereiro de 2018. Além de conseguir a histórica classificação da seleção nacional para o Mundial, ela também é a primeira atleta africana – no masculino ou no feminino – a ganhar a Copa Cosafa tanto como jogadora (em 2002) como treinadora (em 2017).

Elenco completo

Goleiras: 1-Mapaseka MPURU (Tuks LFC), 16- Andile DLAMINI (Mamelodi Sundowns LFC), 20- Kaylin SWART (Golden Stars FC)

Defensoras: 2- Lebohang RAMALEPE (Ma-Indies FC), 3 Nothando VILAKAZI (FK Gintra Universitas), 4- Noko MATLOU (Ma-Indies FC), 5- Janine VAN WYK (JVW FC), 13- Bambanani MBANE (Bloemfontein Celtic Ladies), 14- Tiisetso MAKHUBELA (Mamelodi Sundowns LFC), 18- Bongeka GAMEDE (Univ. of Western Cape), 19- Kholosa BIYANA (University of KwaZulu Natal)

Meio Campistas: 6- Mamello MAKHABANE (JVW FC), 7- Karabo DHLAMINI (Mamelodi Sundowns LFC), 10- Linda MOTLHALO (Beijing BG Phoenix FC), 15- Refiloe JANE (Sem clube), 17- Leandra SMEDA (Vittsjo GIK), 21- Busisiwe NDIMENI (Tshwane Univ. Technology), 23- Sibulele HOLWENI (Sophakama Ladies)

Atacantes: 8- Ode FULUTUDILU (Malaga CF), 9- Amanda MTHANDI (Univ. Johannesburg), 11- Thembi KGATLANA (Beijing BG Phoenix FC), 12- Jermaine SEOPOSENWE (FK Gintra Universitas), 22- Rhoda MULAUDZI (Sem clube)

Jogos da fase de grupos
8 de Junho: Espanha x Africa do Sul (13h; Stade Océane, Le Havre)
13 de Junho: Àfrica do Sul x China (16h; Stade Parc des Princes, Paris)
17 de Junho: Àfrica do Sul x Alemanha (13h; Stade de la Mosson, Montpellier)

China

A China é um dos países pioneiros do futebol feminino e ascendeu ainda mais durante a competição inaugural em 1991, quando chegou às oitavas de final. Na Copa seguinte, as Steel Roses invadiram as semifinais na Suécia. Em 1999, foi a vez da melhor campanha da história: a seleção chinesa chegou à final do torneio e sucumbiu ao poder das anfitriãs norte-americanas.
A geração de ouro dos primeiros mundiais se aposentou e a China não conseguiu progredir além das quartas de final nas edições de 2003 e 2007. A queda foi tão grande que na, Copa da Alemanha, em 2011, a equipe ficou de fora pela primeira vez.
Nos últimos anos, a equipe chegou às quartas de final na Copa do Mundo de 2015, no Canadá, e nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Dessa vez, a China quer avançar ainda mais na França.

Melhor campanha: final (1999)
Participações em Copa: 6 (1991, 1995,1999, 2003, 2007, 2015)
Ranking da Fifa: 16ª posição

Passaporte para França

A China foi a segunda equipe a conquistar a vaga na Copa da França 2019. As Rosas de Aço derrotaram a Tailândia por 4 x 0 na estreia da Copa Asiática de 2018, antes de passar pelas Filipinas por 3 x 1 para garantir a sétima Copa do Mundo Feminina da Fifa. Foi a primeira equipe do mundo a se unir à anfitriã França. Na semifinal, a seleção chinesa perdeu para o Japão e acabou com o sonho do título asiático. No entanto, a vitória sobre a Tailândia garantiu o terceiro lugar e a classificação.

Essa mina sou eu

Li Ying foi o diferencial da seleção chinesa durante a Copa da Ásia. A jogadora de 25 anos marcou cinco gols, foi a artilheira do torneio e conquistou lugar como titular absoluta no ataque da equipe. A camisa 10 da China teve um desempenho espetacular no torneio asiático e foi fundamental para garantir a classificação confortável do país para a França-2019.

Dono(a) da prancheta

Jia Xiuquan tornou-se técnico da China em maio de 2018, substituindo o islandês Siggi Eyjolfsson. Esta é a segunda vez que a equipe chinesa feminina muda de treinador nos últimos seis meses. Sob comando de Siggi, as Rosas de Aço conseguiram a classificação nas Eliminatórias da zona asiática para a França.

O novo técnico, ex-zagueiro chinês, teve grande sucesso na época de atleta, foi artilheiro e ganhou o prêmio de Jogador Mais Valioso na Copa Asiática da Ásia de 1984, quando a China terminou em segundo lugar, em Cingapura.

Jia é um dos treinadores de futebol chineses mais rodados. Passou a maior parte da carreira focando no futebol masculino antes de ganhar a oportunidade de treinar o time feminino. À frente do sub-19, Jia foi indicado como o “Treinador do Ano” em 2015 e 2016 pelo trabalho em Henan Jianye, na Superliga Chinesa.

Elenco completo

Goleiras: 1- XU Huan (Beijing BG Phoenix WFC), 12- PENG Shimeng (Jiangsu Suning WFC), 18- BI Xiaolin (Dalian WFC)

Defensoras: 2 LIU Shanshan (Beijing BG Phoenix WFC), 3 LIN Yuping (Wuhan Jiangda Univ. WFC), 5- WU Haiyan (Wuhan Jiangda Univ. WFC), 8- LI Jiayue (Shanghai Shengli WFC), 13- WANG Yan (Beijing BG Phoenix WFC), 14- WANG Ying (Wuhan Jiangda Univ. WFC), 16- LI Wen (Dalian WFC)

Meio Campistas: 6- HAN Peng (Guangdong Huijun WFC) , 19- TAN Ruyin (Guangdong Huijun WFC), 20- ZHANG Rui (Changchun DZZY WFC), 21- YAO Wei (Wuhan Jiangda Univ. WFC), 22- LUO Guiping (Guangdong Huijun WFC), 23- LIU Yanqiu (Wuhan Jiangda Univ. WFC)

Atacantes: 4- LOU Jiahui (Henan Huishang WFC), 7- WANG Shuang (Paris Saint-Germain), 9- YANG Li (Jiangsu Suning WFC) , 10- LI Ying (Guangdong Huijun WFC), 1Jogos da fase de grupos
8 de Junho: Alemanha x China (13h; Stade Océane, Le Havre)
12 de Junho: Alemanha x Espanha (13h; Stade du Hainaut, Valenciennes)
17 de Junho: China x Espanha (13h; Stade Océane, Le Havre)1- WANG Shanshan (Dalian WFC), 15- SONG Duan (Dalian WFC), 17- GU Yasha (Beijing BG Phoenix WFC),

Jogos da fase de grupos
8 de Junho: Alemanha x China (16h; Roazhon Park, Rennes)
13 de Junho: África do Sul x China (10h; Stade Parc des Princes, Paris)
17 de Junho: China x Espanha (16h; Stade Océane, Le Havre)

Espanha

A Copa do Mundo da França 2019 será a segunda participação da Espanha no torneio. Na estreia na competição, no Canadá, em 2015, La Roja perdeu para Brasil e Coreia do Sul, empatou com Costa Rica e amargou a lanterna do Grupo E.

Para esta edição, a preparação da seleção espanhola também ocorreu fora das quatro linhas. O país lançou nas mídias sociais a hashtag #JugarLucharYGanar como lema para a campanha do time.

Dentro de campo, a seleção sente a ausência de uma das principais jogadoras. Vero Boquete liderou um protesto após a Copa do Mundo de 2015 e ficou de fora da lista para a França. No entanto, o técnico Jorge Vilda vai comandar uma equipe renovada, além de contar com a experiência de Jennifer Hermoso.

 

Melhor campanha: fase de grupos
Participações em Copa: 1 ( 2015)
Ranking da Fifa: 13ª posição

Passaporte para a França

A Espanha carimbou passaporte para a Copa da França em 2019, após ficar com a liderança Grupo 7 das Eliminatórias Europeias. Com 100% de aproveitamento nos oito jogos, tendo marcado 25 gols e sofrido apenas dois, a Espanha cravou participação pela segunda vez na Copa do Mundo Feminina.

Essa mina sou eu

Jennifer Hermoso, 29 anos, é atacante do Atlético de Madrid. Durante as Eliminatórias para a França-2019, a jogadora conseguiu uma marca impressionante. Em oito jogos, a camisa 10 da Espanha fez nove assistências e marcou sete gols.

 

Dono da prancheta

Após a eliminação no Mundial do Canadá-2015, Jorge Vilda assumiu o comando da seleção espanhola. Acostumado a treinar divisões de base femininas, Vilda buscou renovação da equipe. O trabalho deu resultado. A Espanha se classificou para as oitavas da Uefa Women’s Euro 2017, sendo eliminada pela Áustria, e venceu a Taça do Algarve, no mesmo ano, e a Taça do Chipre em 2018.

Elenco completo

Goleiras: 1- L. GALLARDO (Atlético Madrid), 13- PAÑOS (FC Barcelona), 23- QUIÑONES (Real Sociedad)

Defensoras: 2- CELIA (Reign FC), 3- LEILA (FC Barcelona), 4- PAREDES (Paris Saint-Germain), 5- IVANA (Levante UD), 7- M. CORREDERA (Levante UD), 8- MARTA (FC Barcelona), 16- MARÍA LEÓN (FC Barcelona), 20- A. PEREIRA (FC Barcelona)

Meio Campistas: 6- LOSADA (FC Barcelona), 11- ALEXIA (FC Barcelona), 12- PATRI (FC Barcelona),14- VIRGINIA (Montpellier HSC), 15- MESEGUER (Atlético Madrid) 18- AITANA (FC Barcelona), 19- A. SAMPEDRO (Atlético Madrid)

Atacantes: 9- MARIONA (FC Barcelona), 10- J. HERMOSO (Atlético Madrid), 17- L. GARCÍA (Athletic Bilbao), 21- FALCÓN (Atlético Madrid), 22- NAHIKARI (Real Sociedad)

Jogos da fase de grupos
8 de Junho: Alemanha x China (13h; Stade Océane, Le Havre)
12 de Junho: Alemanha x Espanha (13h; Stade du Hainaut, Valenciennes)
17 de Junho: China x Espanha (13h; Stade Océane, Le Havre)

Por Mariana Fraga (estagiária sob supervisão de Fernando Brito)

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: 
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*