france 2

Guia Copa da França: Conheça o Grupo A, das anfitriãs do maior mundial feminino

Publicado em Futebol

Vai começar a oitava edição da Copa do Mundo. De 7 de junho a 7 de julho, 24 seleções vão em busca de conquistar o título na França. Por isso, o Elas no Ataque produziu um guia  sobre os países que vão disputar o mundial. A cada dia, será publicado uma das seis chaves da competição. Conheça o Grupo A.

Coreia do Sul

A força da Coreia do Sul está na estrutura defensiva e na disciplina tática. Nas quatro partidas da classificatória para a Copa do Mundo, o país não sofreu gol. Além disso, conta com a experiência da meia Ji So-yun e com a longevidade de Yoon Deokyeo no comando da equipe.

No grupo da morte, as Taeguk Ladies enfrentam a anfitriã França na abertura do Mundial, em 7 de julho. Na mesma chave, a Coreia também tem pela frente a Noruega, detentora do primeiro título da Copa do Mundo Feminina, e a Nigéria, que esteve em todas as edições.

A Coréia do Sul fará a terceira participação na Copa do Mundo da Fifa. A estreia das coreanas na competição foi em 2003, quando tiveram um teste de fogo logo na primeira experiência. Na fase inicial, as Taeguk Ladies enfrentaram Brasil, França e Noruega, despedindo-se do torneio na lanterna do Grupo B, com três derrotas.

No Mundial do Canadá, em 2015, foi a vez de a Coreia do Sul fazer história. Ao ganhar da Espanha, por 2 x 1, na última partida do Grupo E, as Taeguk Ladies conquistaram a primeira vitória do país na competição e, com quatro pontos, se qualificaram para as oitavas de final. No entanto, sucumbiram à França em uma derrota por 3 x 0 e deram adeus à Copa.

Melhor campanha: oitavas de final (2015)
Participações em Copa: 2 (2003 e 2015)

Ranking da Fifa: 14ª posição

Passaporte para a França

A Coreia do Sul garantiu a vaga para o mundial na França n a Copa da Ásia da Jordânia, em 2018. As Taeguk Ladies venceram as Filipinas, por 5 x 0, na disputa de quinto lugar do torneio classificatório e cravaram a participação da segunda Copa do Mundo consecutiva.  

Essa mina sou eu

A camisa 10 do Chelsea, Ji So-yun, 28 anos, é um dos pilares do ataque da Coreia do Sul. A meia se destaca na seleção desde as categorias de base. Na Copa do Mundo Sub-20 de 2010, ela levou as Taeguk Ladies à conquista do terceiro lugar e recebeu o prêmio Bola de Prata do torneio. Desde que estreou em 2006, Ji So-yun marcou 54 gols em 115 partidas internacionais, A atacante jogará no mundial pela segunda vez depois de chegar às oitavas de final no Canadá quatro anos atrás — a melhor atuação do país em uma Copa do Mundo. Neste ano, Ji So-yun vai à França como uma das principais atletas da Superliga Feminina Inglesa, em que defende o Chelsea. Com o toque hábil, visão de jogo, precisão de passe e faro de gol, Ji é o destaque da Coreia do Sul.  


Dono(a) da prancheta

Desde dezembro de 2012, Yoon Deokyeo está no comando da Coreia do Sul. Yoon tem a experiência de ter disputado o mundial dentro e fora das quatro linhas. Em 1990, Yoon defendeu a seleção da Coreia do Sul na Copa do Mundo da Itália, em 1990, em que disputou duas partidas. Com o fim da carreira de jogador em 1993, ele começou a trabalhar como treinador. Na Copa do Mundo do Canadá em 2015, o técnico conseguiu o melhor desempenho do país: avançar às oitavas de final.

Elenco completo

Goleiras: 1-Kang Ga-ae (Gumi Sportstoto), 18-Kim Min-jung (Hyundai Steel Red Angels), 21-Jung Bo-ram (Hwacheon KSPO);

Defensoras: 2-Lee Eun-mi (Suwon UDC), 3-Jeong Yeong-a (Gyeongju KHNP WFC), 4-Hwang Bo-ram (Icheon Daekyo WFC), 5-Kim Do-yeon (Incheon Hyundai Steel Red Angels), 6-Lim Seon-joo (Incheon Hyundai Steel Red Angels), 14-Shin Dam-yeong (Suwon UDC),16-Jang Sel-gi (Incheon Hyundai Steel Red Angels), 20-Kim Hye-ri (Incheon Hyundai Steel Red Angels);

Meio Campistas: 7-Lee Min-a (INAC Kobe Leonessa-JPN), 8-Cho So-hyun (West Ham-ING), 9-Moon Mira (Suwon UDC WFC), 12-Kang Yu-mi (Hwacheon KSPO), 15-Lee Young-ju (Incheon Hyundai Steel Red Angels), 19-Lee So-dam (Incheon Hyundai Steel Red Angels), 23-Kang Chae-rim (Hyundai Steel Red Angels);

Atacantes: 10-Ji So-yun (Chelsea-ING), 11-Jung Seol-bin (Incheon Hyundai Steel Red Angels), 13-Yeo Min-ji (Gumi Sportstoto), 17-Lee Geum-min (Gyeongju KHNP), 22-Son Hwa-yeon (Changnyeong).

Jogos da fase de grupos
7 de Junho: França x Coreia do Sul (16h; Parc des Princes, Paris)
12 de Junho: Nigéria x Coreia do Sul (10h; Stade des Alpes, Grenoble)
17 de Junho: Coreia do Sul x Noruega (16h; Stade Auguste-Delaune, Reims)

França 

A quarta participação da França na Copa do Mundo será no conforto de casa. Como país anfitrião, a equipe foi automaticamente classificada para disputar o Mundial de 2019. Nesta edição, Les Bleues vão em busca de superar um tabu. A seleção francesa foi eliminada nas quartas de final das principais competições dos últimos anos: Euro-2013, Copa do Mundo 2015 (Canadá), Jogos Olímpicos do Rio-2016 e Uefa Women’s Euro-2017. Os melhores resultados foram as semifinais e o quarto lugar em 2011, na Alemanha.

A forte seleção comandada por Corinne Diacre surpreendeu por não convocar a atacante Marie-Antoinette Katoto, do PSG, artilheira da liga francesa com 22 gols marcados nesta temporada. Apesar disso, a equipe vai para o Mundial com sete atletas com o status de campeã da Champions League.

Melhor campanha: semifinais (2011)
Participações em Copa: 
3 (2003, 2011 e 2015)
Ranking da Fifa: 
4ª posição

Essa mina sou eu

Amandine Henry, 29 anos, chega ao Mundial com o título de campeã da Europa. A volante do Lyon faturou em maio pela quinta vez a Champions League, além de colecionar 11 troféus da liga francesa. No Canadá em 2015, Amandine foi eleita a segunda melhor jogadora do torneio. Desde 2009 na seleção francesa, ela também esteve nas Olimpíadas em 2016. O talento, a técnica, a capacidade de marcar gols e presença de Henry no meio campo foram essenciais nas últimas campanhas das Les Bleues. Com isso, desde 2017, Amandine Henry assumiu o posto de capitã da França.

 

Dona da prancheta

Corinne Diacre foi a primeira mulher a comandar um time profissional masculino de futebol. De 2014 a 2017, ela assumiu o Clermont Foot na segunda divisão francesa. No final de 2015, foi eleita pela France Football como a melhor treinadora da Ligue 2. Na carreira como jogadora, disputou 121 jogos pela França. A ex-zagueira marcou 14 gols, um dos quais garantiu para o país a primeira vaga em uma Copa do Mundo, em 2003. Diacre é treinadora das Les Bleues desde agosto de 2017 e, com caráter forte e frieza, quer conquistar o primeiro título Mundial em casa.

Elenco completo

Goleiras:  1-Solène Durand (Guingamp), 16-Sarah Bouhaddi (Olympique Lyonnais), 21- Pauline Peyraud-Magnin (Arsenal)

Defensoras: 22-Julie Debever (Guingamp), 7-Sakina Karchaoui (Montpellier), 10- Amel Majri (Olympique Lyonnais), 19- Griedge Mbock Bathy (Olympique Lyonnais), 2-Eve Périsset (PSG), 3-Wendie Renard (Olympique Lyonnais), 4-Marion Torrent (Montpellier), 5-Aïssatou Tounkara (Atlético de Madrid)

Meio Campistas: 14- Charlotte Bilbault (Paris FC), 15-Elise Bussaglia (Dijon), 8-Grace Geyoro (PSG), 6-Amandine Henry (OL), 23-Maeva Clémaron (FC Fleury ), 17-Gaëtane Thiney (Paris FC)

Atacantes: 18-Viviane Asseyi (Bordeaux), 20-Delphine Cascarino (Olympique Lyonnais), 11-Kadidiatou Diani (PSG), 13-Valérie Gauvin (Montpellier), 12-Emelyne Laurent (Guingamp), 9-Eugénie Le Sommer (Olympique Lyonnais)

Jogos da fase de grupos

7 de Junho: França x Coreia do Sul (16h; Parc des Princes, Paris)

12 de Junho: França x Noruega (16h; Allianz Rivera, Nice)

17 de Junho: Nigéria x França (16h; Roazhon Park, Rennes)

Noruega

A Noruega chega como uma das favoritas ao título na Copa do Mundo da França. Campeã mundial em 1995, a equipe vai participar pela oitava vez do torneio. Além do título, o país escandinavo conquistou o vice-campeonato em 1991 e o quarto lugar em 1999 e 2007.

As norueguesas tiveram bons desempenhos nas últimas duas décadas. No entanto, na Alemanha em 2011, não passaram da fase de grupos e caíram nas oitavas de final para a Inglaterra, no torneio do Canadá, em 2015.

A Noruega sente a ausência de Ada Hegerberg, atacante tetracampeã da Champions League pelo Lyon e vencedora da Ballon D’Or 2018. Uma das maiores jogadoras da atualidade, Ada negou a convocação em protesto por entender que homens e mulheres não têm direitos iguais no futebol do país.

 

Hegerberg durante a cerimônia de premiação de Bola de Ouro da France Football, em Paris – Benoite Tessier/Reuters

Melhor campanha: Campeã (1995)
Participações em Copa:
7 (1991, 1995,1999, 2003, 2007, 2011, 2015)
Ranking da Fifa:
12

Noruega foi campeã em 1995, na segunda edição da Copa do Mundo

Passaporte para a França 

A Noruega venceu sete dos oito jogos das Eliminatórias Europeias e ficou com a liderança do Grupo 3 na competição. Na ponta da chave, garantiu a oitava participação na Copa do Mundo Feminina da Fifa.

Essa mina sou eu 

Na seleção norueguesa desde 2007, Maren Mjelde é a alma e o cérebro da equipe. Polivalente, a atleta do Chelsea é capaz de jogar na zaga, como volante ou meia armadora.

Dono da prancheta

Martin Sjögren tornou-se treinador da seleção norueguesa em 2016, quando assumiu o lugar de Even Pellerud, técnico da Noruega na conquista do título mundial em 1995 e um dos personagens mais importantes do futebol feminino no país. Apesar do difícil início da seleção norueguesa na Euro em 2017,  sofrendo três derrotas nos três jogos da fase de grupos, Sjögren organizou a equipe e conquistou a vaga nas Eliminatórias para a França em 2019.

Elenco completo

Goleiras: 1 Ingrid Hjelmseth (Stabaek IF), 12 Cecilie Fiskerstrand (LSK Kvinner FK), 23 Oda Bogstard (Arna – Bjornar )

Defensoras: 2 – Ingrid Moe Wold (LSK Kvinner FK), 3 -Maria Thorisdottir (Chelsea FCW ), 4- Stine Hovland (IL Sandviken), 5- Synne Hansen (LSK Kvinner FK), 6-Maren Mjelde (Chelsea FCW), 17- Kristine Minde (VfL Wolfsburg), 19- Cecilie Kvamme ( IL Sandviken)

Meio Campistas: 8 -Vilde Boe Risa (Kopparbergs/Göteborg FC), 13- Therese Asland (LSK Kvinner FK), 15-Amalie Eikeland (IL Sandviken), 16- Guro Reiten (LSK Kvinner FK), 18- Frida Maanum (Linköpings FC ), 20- Emilie Haavi (LSK Kvinner FK),  21- Karina Saevik (Kolbotn )

Atacantes: 7- Elise Thorsnes (LSK Kvinner FK ), 9- Isabell Herlovsen (Kolbotn), 10- Caroline Graham (VfL Wolfsburg), 11- Lisa-Marie Utland (FC Rosengard), 22- Emilie Nautnes (Arna – Bjornar)

Jogos da fase de grupos

8 de Junho: Noruega x Nigéria (16h; Stade Auguste-Delaune, Reims)

12 de Junho: França x Noruega (16h; Allianz Rivera, Nice)

17 de Junho: Coreia do Sul x Noruega (16h; Stade Auguste-Delaune, Reims)

Nigéria

A Nigéria é uma das sete seleções que nunca esteve fora de uma Copa do Mundo Feminina da Fifa – recorde que continua na França em 2019. No entanto, desde a estreia no torneio, em 1991, as Super Falcon passaram da fase de grupos apenas em 1999, quando chegaram às quartas de final.

Melhor campanha: Quartas de final (1999)

Participações em Copa: 7 (1991, 1995,1999, 2003, 2007, 2011, 2015)
Ranking da Fifa: 38

Passaporte para França

A equipe nigeriana carimbou a participação na Copa Feminina de 2019 com a conquista do Campeonato Africano de 2018. Foi a nona vez que a Nigéria venceu a Taça das Nações Africanas.

Essa mina sou eu

Atacante do Barcelona, Asisat Oshoala, 24 anos, chegou às finais da Champions League contra o Lyon em 2019 e amargou o vice. Artilheira, foi eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina Sub-20 da Fifa de 2014. Desde então, ela explodiu para o cenário global. Escolhida como melhor jogadora africana em 2014, 2016 e 2017, é a arma do ataque das Super Falcões.

 

Dono da prancheta

Desde janeiro de 2018, o treinador sueco Thomas Dennerby comanda a seleção feminina nigeriana. Ele havia treinado a equipe sueca de 2005 a 2012, conquistando o terceiro lugar na Copa do Mundo Alemanha 2011.

Elenco completo

Goleiras: 1 – Tochukwu Oluehi (Rivers Angels ), 16 – Chiamaka Nnadozie (Rivers Angels), 21 – Alaba Jonathan (Bayelsa Queens)

Defensoras: 3 – Osinachi Ohale (Växjö DFF),  4 – Ngozi Ebere (Arna – Bjornar ) , 5- Onome Ebi (Henan Huishang WFC) ,  14- Faith Michael (Piteå IF), 20-Chidinma Okeke (FC Robo)

Meio Campistas: 2-Amarachi Okoronkwo (Nassarawa Amazons), 6-Evelyn Nwabuku (Rivers Angels),  10-Rita Chikwelu (Kristianstads DFF), 11-Chinaza UCHENDU (SC Braga/AAUM FS), 13-Ngozi Okobi (Eskilstuna United DFF), 15-Rasheedat Ajibade (Avaldsnes IL ), 18 – Halimatu Ayinde (Eskilstuna United DFF), 23 – Ogonna Chukwudi (Djurgårdens IF)

Atacantes: 7-Anam Imo (FC Rosengard), 8-Asisat Oshola (FC Barcelona), 9-Desire Oparanozie (EA Guingamp), 12-Uchenna Kanu (SC Braga/AAUM FS), 17-Francisca Ordega (Shanghai RCB WFC), 19-Chinwendu Ihezuo (Henan Huishang WFC) , 22- Alice Ogebe (Rivers Angels

Jogos da fase de grupos:

8 de Junho: Noruega x Nigéria (16h; Stade Auguste-Delaune, Reims)

12 de Junho: Nigéria x Coreia do Sul (10h; Stade des Alpes, Grenoble)

17 de Junho: Nigéria x França (16h; Roazhon Park, Rennes)

Por Mariana Fraga (estagiária sob supervisão de Fernando Brito)

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: 
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*