Libertadores-feminina-Corinthians-ferroviária
continhians Bruno Teixeira/Corinthians

Após 10 anos, Libertadores feminina terá primeira final brasileira: Corinthians x Ferroviária

Publicado em Futebol

Corinthians e Ferroviária fazem a primeira final brasileira em 11 edições da Copa Libertadores da América feminina. A decisão será nesta segunda-feira (28/10), às 21h30 (de Brasília), no estádio Olímpico de Atahualpa, no Equador, em jogo único (transmissão no canal streaming DAZN). Mas o fato de dois times brasileiros levarem uma década para assumirem tal protagonismo é surpreendente. Isso porque o Brasil é hegemônico na América do Sul quando o assunto é futebol feminino.

Nas oito Copas Américas femininas realizadas até o momento (de 1991 a 2018), o Brasil venceu sete. Na última, no Chile-2018, a Seleção Brasileira se tornou heptacampeã de forma invicta. E a única vez que perdeu foi para a Argentina, na final de 2006. No ranking mundial da Fifa, o Brasil  aparece em 11º lugar, a pior colocação desde que o ranking foi criado, em 2003. Ainda assim, o segundo sul-americano melhor colocado é a Colômbia, em 25º lugar; seguido pela Argentina, em 35º.

Em relação às competições de clubes, a hegemonia brasileira também é evidente. Dos 10 títulos disputados até o momento, times brasileiros conquistaram sete. O São José é o maior campeão da competição. Levantou a taça três vezes (2011, 2013 e 2014); seguido pelo bicampeão Santos (2009 e 2010). O Audax em parceria com Corinthians (2017) e a Ferroviária (2015) completam a lista com um título cada. Um deles chegará ao segundo neste ano.

Entre os campeões da Libertadores não brasileiros, estão o Atlético de Huila, da Colômbia (2018); o Colo-Colo, do Chile (2012); e o Sportivo Limpeño (2016). Ao todo, 10 países são representados na competição. Então, como os clubes brasileiros ainda não haviam se enfrentado em uma final? Em três edições (2009, 2010 e 2017), o país foi representado com apenas um time. E em duas ocasiões, em 2011 e 2015, o destino fez com que as equipes brasileiras se cruzassem na semifinal, evitando uma disputa por título.

Corinthians e Ferroviária

Neste ano, o Corinthians, comandado pelo técnico  Arthur Elias, e A Ferroviária, pela treinadora Tatiele Silveira, acabaram não se enfrentado até chegarem à final. Primeiro colocado do Grupo C, o Timão chega à decisão invicto. Na fase eliminatória, passou pelo Santiago Morning, do Chile, e pelo América de Cali, da Colômbia.

Já a Locomotiva terminou a primeira fase em segundo do Grupo B. Nas quartas de final, venceu o Atlético Huila, da Colômbia, atual campeão da Libertadores, e passou pelo Cerro Porteño,  do Paraguai, para voltar à decisão.

Finalistas do Campeonato Brasileiro deste ano, os dois times já têm vaga assegurada para disputar a Copa Libertadores do ano que vem, em Santiago, no Chile.

Programe-se

Copa Libertadores da América feminina – Final (jogo único)
Corinthians x Ferroviária
Data: Segunda-feira (28/10)
Hora: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de Atahualpa, no Equador
Transmissão: pela internet no canal streaming DAZN

Por que brasileiras nunca se enfrentaram na final da Libertadores feminina?

2018 – Iranduba perdeu a semifinal para o campeão Atlético Huila, que ganhou do Santos na final.

2017 – Audax/Corinthians foi a única equipe brasileira a disputar essa Libertadores, por ter sido campeã da Copa do Brasil no ano anterior. Saiu com o título!

2016 – Dos dois brasileiros na disputa, a Ferroviária ficou em segundo do grupo dela e não avançou para a segunda fase e a Foz Cataratas perdeu nas semifinais para o Sportivo Limpeño, que acabou campeão.

2015 – São José e Ferroviária, as duas equipes brasileiras participantes, se classificaram para a fase eliminatória como primeiras dos respectivos grupos e se enfrentaram nas semifinais. A Ferroviária venceu o São José, por 1 x 0, e depois foi campeã sobre o Colo-Colo, por 3 x 1.

2014 – Três times brasileiros disputaram esta Libertadores. Deles, apenas o São José avançou às semifinais e acabou bicampeão sobre o Caracas, da Venezuela, por 5 x 1.

2013 – Eram dois brasileiros: São José e Foz Cataratas. Apenas o São José avançou às semifinais, passou nos pênaltis pelo Colo-Colo e acabou campeão sobre o Formas Íntimas, da Colômbia.

2012 – Os três brasileiros avançaram em primeiro dos respectivos grupos. O Vitória das Tabocas perdeu para o Colo-Colo em uma das semifinais. Na outra, o Foz Cataratas passou nos pênaltis pelo São José, após empate em 1 x 1, e se sagrou campeão campeão.

2011 – Das três equipes brasileiras, o Duque de Caxias foi a única que não avançou à fase mata-mata. Santos e São José, primeiros dos respectivos grupos, se enfrentaram pelas semifinais. O São José venceu por 2 x 1 e depois foi campeão diante do Colo-Colo.

2010 – Apenas o Santos representou o Brasil nessa edição da Libertadores e sagrou-se bicampeão. Passou pelo Boca Juniors, da Argentina, na semifinal e venceu o Everton, do Chile, na decisão.

2009 – A primeira edição da Libertadores feminina teve apenas o Santos como representante brasileiro. Mas era um Santos com tantas craques — entre elas, Marta, Cristiane, Maurine, Érika e Fran — que o título foi conquistado recheado por goleadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*