Guerra-dos-sexos-filme
Reprodução/Internet

Filme relembra a histórica batalha dos sexos no tênis

Publicado em Tênis

Baseado em fatos reais, o filme “A Guerra dos Sexos”, que estreia nesta quinta-feira (19/10) no Brasil, conta uma história da busca da igualdade de gênero dentro do esporte. Emma Stone e Steve Carell interpretam os tenistas Billie Jean King e Bobby Riggs. A partida de tênis entre os atletas de sexos diferentes ficou conhecida como a batalha do sexos. O longa conta a história dos bastidores da partida vencida por Billie, por 3 sets a 0.

A partida aconteceu em 1973. Antes de desafiar Billie, Bobby, aos 55 anos, já tinha desafiado e vencido o jogo contra a australiana Margaret Court. O ex-jogador de tênis que já tinha sido primeiro lugar do ranking mundial, resolveu desafiar a primeira mulher colocada no ranking. Na época, Billie tinha 29 anos e vivia o auge de sua carreira no tênis. A tenista chegou a recusar o primeiro convite, mas depois aceitou.

A partida foi assistida por 90 milhões de pessoas no mundo e se tornou um símbolo da briga por igualdade de gênero no esporte. A norte-americana venceu e ganhou o prêmio de 100 mil dólares. Veja o trailer:

Igualdade conquistada

Dona de 39 títulos de Grand Slam, Billie é uma importante figura no mundo do tênis. Além de batalhar em campo para que as mulheres fossem vistas da mesma forma que os homens no esporte, ela participou de diversos atos importantes para a igualdade no tênis. No mesmo ano da jogo da batalha dos sexos, Billie fundou a Associação de Tênis Feminino (WTA, sigla em inglês) para defender o interesse as jogadoras e a igualdade nas premiações. A tenista foi a primeira presidente da WTA.

A associação surgiu do grupo chamado “Original 9”, formado em 1971 por nove mulheres que assinaram o contrato de um dólar para participar do Circuito Virginia Slims como forma de protesto contra a desigualdade vista nas premiações em dinheiro. Com os protestos e a criação da WTA, as conquistas da tenista foram muitas e importantes para o ínicio de uma mudança no cenário de desigualdade visto no esporte.

Em 1973, o U.S Open, um dos principais torneios da modalidade, se tornou a primeira competição a oferecer prêmios iguais. Atualmente, os quatro torneios do Grand Slam de tênis, oferecem premiações em dinheiro iguais para homens e mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*