Esporte-sem-assédio
Reuters/Desmond BoylanFernando Frazão/Agência Brasil/RicardoBufolin/CBG

Governo incentiva atletas a denunciarem assédio pelo Ligue 180

Publicado em Sem categoria

Junto à Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), o Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira (29/3) o programa Esporte Sem Assédio. A campanha, apoiada por diversas atletas, tem como objetivo incentivar esportistas, amadoras ou profissionais, dirigentes e mulheres do meio do esporte a denunciar casos de assédio e violência por meio do Ligue 180, central de atendimento à mulher.

O canal já existe desde 2005, mas o diferencial será alguns ajustes que o serviço irá receber. Um dos diferenciais do projeto é a capacitação de atendentes para que estejam aptos a receber denúncia de atletas. “Quando surgir uma denúncia de assédio dentro do esporte, teremos uma pessoa específica para lidar com esse tema”, explica Fátima Pelaes, secretária nacional de Políticas para Mulheres.

Desde a criação do Ligue 180 já foram realizados 5.965.485 atendimentos

Além disso, existirá monitoramento do serviço e tratamento das informações recebidas. Outra ação que torna o canal mais específico para atletas serão os seminários feitos com clubes para informar e alertá-los sobre a importância do serviço.

Para Fátima, o serviço é relevante porque une forças para combater o assédio. “Temos dados alarmantes, mas eles são só uma ponta do iceberg, já que muitas mulheres têm medo e vergonha de falar que já sofreram algum tipo de violência”, afirma. Para exemplificar a importância da campanha, Fátima cita o caso das ginastas que denunciaram o médico da seleção de ginástica artística feminina dos Estados Unidos por abusos sexuais. “Vimos recentemente este caso das ginastas que chocou a todos”, explica.

O Distrito Federal atingiu a maior taxa de registro de relatos de violência no Ligue 180 em 2016

Segundo a secretária, a união com o Ministério do Esporte e nomes relevantes no cenário esportivo faz parte da proposta de juntar forças para combater o assédio. “Vamos estimular para que as mulheres falem porque esta é uma situação que não pode acontecer”, explica. Mais de 20 atletas participaram do lançamento do programa. Na lista, estavam Mayra Aguiar, Daiane dos Santos, Joanna Maranhão, Maurren Maggi, e Poliana Okimoto.

Ligue 180

O canal Ligue 180 é um serviço gratuito e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados. Além de poder ser acionado de qualquer lugar do Brasil, ele funciona em mais de 16 países (Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela).

Veja o vídeo da campanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*