Poliana-Okimoto
poliana s Ministério do Esporte/Divulgação

Perda de patrocínio e futuro: Poliana Okimoto fala sobre aposentadoria

Publicado em Olimpíadas

Após competir pela última vez em uma prova de alto rendimento, Poliana Okimoto descansou, mas logo voltou às atividades. Depois de um dia da última prova, correu 6 km e fez aula de dança. Aos poucos, a nadadora se acostuma ao ritmo da vida de uma atleta amadora, como se denomina. Agora focada na vida pessoal, as competições serão esporádicas. Entretanto, a vontade de ajudar o esporte a crescer segue como um projeto.

“Vivi e respirei esporte na minha vida e acho que minha missão foi muito bem cumprida como atleta. Agora, penso em ajudar a maratona aquática de outra forma”, afirmou a medalhista olímpica da Rio-2016 ao blog Elas No Ataque. Com esse objetivo, ela se junta ao marido e técnico, Ricardo Cintra, para abrir uma consultoria esportiva no início do ano que vem.

“Ricardo tem um conhecimento incrível e trabalha com a Seleção há mais de 10 anos. Eu entro para ajudar com a minha experiência de nadadora. A ideia é elaborar treinos e clínicas”, diz. Outro projeto pessoal de Poliana é se envolver com projetos sociais que possam usar o esporte para dar chance a crianças mais carente. “Nem sempre todos têm a oportunidade que eu consegui, principalmente na maratona aquática”.

Mesmo com as conquistas como o bronze olímpico, a vida de atleta não foi sempre fácil. Depois do resultado alcançado nos Jogos Olímpicos do Rio, Poliana perdeu um de seus principais patrocinadores e, com ele, a equipe multidisciplinar que a acompanhava nos treinos.

“Eu tinha acabado de dar o melhor resultado da minha vida e perdi algo. Isso afetou bastante minha motivação para continuar”, comenta. 

Ana Marcela e Poliana: prata e ouro no Mundial de 2013 | Foto: AFP
Ana Marcela e Poliana: prata e ouro no Mundial de 2013 | Foto: AFP

A atleta não esconde ter ficado decepcionada com a situação, mas afirma que esse não foi o principal motivo para se aposentar. “Eu sempre tive vontade de ser mãe, e o lado pessoal pesou bastante”, revela.

Ao analisar a carreira como nadadora, ela se diz satisfeita do que fez e acredita que a maratona está muito bem representada com Ana Marcela. “Minha carreira foi marcada pelo pioneirismo. Abri portas para nova geração e para a modalidade. Agora, temos que trabalhar para continuar a crescer o esporte”, considera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*