Deyna-Castellanos-premio-puskas
Deyna Christopher Lee/FIFA via Getty Images

Aos 18 anos, venezuelana se torna terceira mulher finalista do prêmio Puskás

Publicado em Futebol

Ao lado de dois homens, a venezuelana Deyna Castellanos compete pelo gol mais bonito do ano no prêmio Puskás. Aos 18 anos, a jovem é um dos três finalistas do prêmio e concorre contra o francês Olivier Giroud e o goleiro sul-africano Oscarine Masuluke.

A jogadora é a terceira mulher a se tornar finalista na disputa pelo prêmio que existe desde 2009. Deyna se tornou a segunda venezuelana a concorrer ao Puskás. A compatriota Daniuska Rodríguez foi finalista ano passado, mas perdeu para o malaio Mohd Faiz Subri. Nunca uma mulher ganhou.

Ela, Giroud e Masuluke superaram outros sete concorrentes ao prêmio anunciados como dez indicados no mês passado. Eleitos por voto popular, eles participam da segunda fase da votação, também popular, que vai até 23 de outubro, quando o prêmio será entregue em uma cerimônia, em Londres.

O gol de Deyna foi marcado com a camisa da seleção venezuelana. O jogo aconteceu no ano passado no Mundial feminino Sub-17. Contra o time de Camarões, a capitã da equipe marcou um gol do meio do campo logo após a saída de bola.

A Venezuela venceu a partida por 2×1. Marcado nos acréscimos do segundo tempo, o gol salvou o time que seria eliminado da competição com o empate. Veja o lance no vídeo abaixo:

Além de garantir a importante vitória para o time, Deyna se destacou na competição. A Venezuela ficou em quarto lugar no torneio e a garota marcou 11 gols em 12 partidas. A artilheira do Mundial Sub-17 ganhou a bola e chuteira de bronze da competição.

Duas indicações

Apesar da pouca idade, a venezuelana foi indicada também para outro prêmio. Deyna se tornou a jogadora mais jovem a ser indicada ao prêmio de melhor jogadora do mundo. Ao lado de nomes conhecidos como Carli Lloyd, vencedora da última edição, e Lieke Martens, ela disputa o título pela primeira vez. Nenhuma brasileira foi indicada este ano. Com cinco troféus, Marta ficou fora pela segunda vez nos últimos 13 anos.

Nas redes sociais, Deyna declarou que ser uma das finalistas do prêmio de melhor jogadora é algo muito especial. “O prêmio incentiva a me preparar para ser uma pessoa e jogadora melhor”, declara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*