campanha-deixa-ela-trablhar-machismo-jornalismo
deixaaa Reprodução/Twitter

#DeixaElaTrabalhar: campanha de jornalistas esportivas repercute na internet

Publicado em Sem categoria

Após recentes casos de assédio envolvendo jornalistas esportivas, uma campanha foi lançada nesse domingo (25/3) e chamou atenção nas redes sociais. Em um vídeo, diversas jornalistas esportivas protestam por mais respeito na profissão e pedem: “Deixa ela trabalhar”. Em pouco mais de um dia, a hashtag foi usada em 3.092 publicações no Instagram.

O grupo é composto por nomes conhecidos do mundo esportivo, como Fernanda Gentil, Carol Barcellos, Cris Dias e Taynah Espinoza. As apresentadoras, repórteres, produtoras e assessoras questionam até quando vão ter que enfrentar o machismo e pedem por mais respeito no ambiente de trabalho.

“Isso não é normal. Somos mulheres e profissionais. Só queremos trabalhar em paz”, diz um dos trechos do vídeo. As mulheres pedem respeito de torcedores e de colegas de profissão. “Merecemos respeito. Respeitos nos estádios, nas redações e nas ruas. Respeito de torcedores, colegas e chefes”, completam.

O vídeo mostra cenas de assédio sofridas por repórteres que trabalham com esporte. Um dos exemplos citados foi o da repórter Bruna Deltry, que sofreu um episódio de assédio ao cobrir o jogo do Vasco contra o Universidad de Chile, válido pela Libertadores. A jornalista estava ao vivo quando um torcedor que passava pelo local tentou beijá-la na boca.

Veja o vídeo da campanha #DeixaElaTrabalhar

Repercussão positiva

Times brasileiros respostaram a campanha e ajudaram a espalhar a mensagem #DeixaElaTrabalhar. Nas redes sociais, a publicação foi compartilhada por times como Flamengo, Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e outros.

O vídeo também foi exibido no telão do Maracanã antes da final da Taça Rio, entre Fluminense e Botafogo, no Maracanã. Além do Brasil, a campanha chegou a ser citada em jornais internacionais, como o jornal espanhol Marca.

Vale lembrar que o blog Elas no Ataque apoia a campanha #DeixaElaTrabalhar e recentemente participou de um bate-papo sobre assédio e mulheres no jornalismo esportivo, que fez parte da programação do Sesc Verão. O evento “Esporte, gênero e mídia” discutiu os avanços e desafios no jornalismo esportivo feito por mulheres. Além do blog, a nadadora Joanna Maranhão participou e representou o lado das atletas femininas.

One thought on “#DeixaElaTrabalhar: campanha de jornalistas esportivas repercute na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*