Copa do mundo feminina
taca Matthew Lewis/FIFA

10 curiosidades sobre a Copa do Mundo feminina sub-20

Publicado em Futebol

Há um ano antes sediar a Copa do Mundo feminina, a França se prepara para ser a casa de outra competição mundial de futebol feminino. A Copa do Mundo sub-20 começa neste domingo (05/8) no país e quem abre os jogos da competição é a Seleção Brasileira. Para ficar mais por dentro da competição, o blog Elas no Ataque destacou 10 curiosidades sobre o torneio. Veja abaixo:

1- Mesma sede, mas dimensões diferentes

Sim, a França vai receber uma competição mundial de futebol feminino por dois anos seguidos. Apesar de serem realizadas no mesmo país, as competições, naturalmente, têm dimensões diferentes já que uma envolve as seleções principais e a outra a base do futebol feminino.

O tamanho e a capacidade dos estádios reflete a diferença entre elas. No Mundial sub-20, apenas quatro estádios sediarão os jogos, enquanto na Copa do Mundo de 2019 nove estádios serão palco das seleções principais. As seleções sub-20 jogarão em estádios com a capacidade menor. Um dos maiores é o Stade de la Rabine, que tem cerca de 9500 lugares.

Já as seleções principais jogarão em palcos bem maiores e conhecidos. O Parc des Princes, estádio do PSG, por exemplo, receberá alguns jogos. No entanto, o maior deles é o Stade de Lyon com ‎capacidade para cerca de 59 espectadores.

2- Número de seleções participantes: 16 x 24

Outra dimensão que muda de um mundial para o outro é o número de seleções que competem pela taça. Este mês, 16 seleções de futebol feminino sub-20 disputam na França. Já em 2019, são oito a mais. A França receberá as seleções principais de 24 países para a Copa do Mundo feminina. Além da própria França, anfitriã do torneio, Brasil, China, Tailândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Chile, Espanha e Itália já conquistaram a classificação para disputar o Mundial de 2019.

3- Brasil enfrenta o atual campeão mundial sub-20

A Seleção Brasileira será um dos times responsáveis pelo pontapé nos jogos da competição. Contra o México, o Brasil faz o primeiro jogo da Copa sub-20 neste domingo. No entanto, o jogo mais difícil deve ser o último da fase de grupos contra a Coreia do Norte, a atual campeã do torneio. O país é dono de dois títulos da competição e o último foi conquistado com uma vitória sobre a França por 3 a 1, em 2016. Além do México e da Coreia do Norte, o Brasil enfrentará a Inglaterra na fase de grupos.

4- Sólida base da norte-coreana

A Coreia do Norte é a atual campeã mundial feminina sub-20 | Foto: Ian Walton/FIFA
A Coreia do Norte é a atual campeã mundial feminina sub-20 | Foto: Ian Walton/FIFA

Como se não bastassem os dois títulos do Mundial feminino sub-20, a Coreia do Norte também é dona de dois títulos do Mundial sub-17. A competição mundial feminina também acontece este ano, em novembro. O país mostra que tem uma sólida base no futebol feminino, mas nunca venceu a Copa do Mundo de seleções principais.

5- Transmissão na TV

A busca pelo primeiro título brasileiro no Mundial feminino sub-20 poderá ser acompanhado na TV. Sport TV e Band anunciaram que vão transmitir os jogos da Seleção Brasileira no torneio. As três primeiras partidas, válidas pela fase de grupos, serão exibidas às 8h30, no domingo, quarta (08/8) e 12/8. Até o momento, a CBF não confirmou se haverá transmissão pelo site da entidade.

6- Haiti e Holanda estreiam na Copa do Mundo sub-20

A partir de domingo, duas novas seleções vão passar a fazer parte da lista de 33 times que já passaram pela Copa do Mundo feminina sub-20. Haiti e Holanda nunca haviam se qualificado antes para a competição e estreiam no Mundial feminino sub-20 em 2018. O Haiti fez história e vai disputar pela primeira vez uma competição mundial de futebol feminino. As holandesas também participarão do torneio pela primeira vez e estão no grupo A junto com a França, Gana e Nova Zelândia.

7- Frequência brasileira na competição

O Brasil estreia no domingo contra o México | Foto: Fernanda Coimbra/CBF
O Brasil estreia no domingo contra o México | Foto: Fernanda Coimbra/CBF

Na contramão dos estreantes, o Brasil é um dos quatro times que nunca perdeu uma edição do campeonato. Alemanha, Estados Unidos e Nigéria também participaram de todas elas. Entre as seleções mais assíduas, a Alemanha é o destaque. A seleção européia chegou em quatro finais e conquistou três títulos. No entanto, as norte-americanas empatam com as alemãs, já que também levantaram o troféu três vezes. O Brasil é o único dos quatro países que nunca chegou a final. A melhor performance foi o terceiro lugar conquistado na Rússia, em 2016.

8- Reflexo da Copa sub-20 na Copa do Mundo principal

O lema de que para se ter uma boa seleção principal feminina, é preciso investir na base, pode ser comprovado graças à um reflexo visto na Copa do Mundo das seleções principais. Os dois maiores campeões da Mundial sub-20 também são os mesmos da Copa das equipes femininas principais. Estados Unidos e Alemanha detém o maior número de títulos.

9- Mulheres são minoria no cargo de técnico das seleções

A ex-jogadora Maren Meinert já foi indicada quatro vezes ao prêmio de melhor técnica de futebol feminino | Foto: AP Photo/Joe Cavaretta
A ex-jogadora Maren Meinert já foi indicada 4 vezes ao prêmio de melhor técnico de futebol feminino | AP/Joe Cavaretta

Entre os 16 técnicos presentes na competição, apenas quatro são mulheres. Mo Marley, Maren Meinert, Epifania Benitez e Jitka Klimkova comandam, respectivamente, a Inglaterra, Alemanha, Paraguai e os Estados Unidos. As quatro mulheres representam um quarto do total de técnicos.

Um dos reflexos deste número pode ser visto na lista dos indicados ao prêmio de melhor técnico de futebol feminino da Fifa. O Top 10 indicado pela entidade desde 2010 nunca teve maioria feminina. A Seleção Brasileira feminina sub-20 é comandada por Dorival Bueno desde 2014.

10- Os prováveis destaques da edição de 2018

Além da atual campeã mundial Coreia do Norte, outras seleções podem ser indicadas como favoritas ao título mundial deste ano. A Espanha é uma delas. Recentemente, o país se tornou a primeira nação a chegar a cinco finais seguidas da Eurocopa feminina sub-19 e conquistou o bicampeonato sobre a Alemanha. As alemãs, como dito acima, também podem ser consideradas favoritas. Vice-campeão da Eurocopa sub-19, o país tem títulos em diversas categorias do futebol mundial feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*