Cristiane é arma forte do Brasil no jogo aéreo em Copa América de futebol feminino
Gol_Cabeca Lucas Figueiredo/CBF Cristiane disputa bola no alto em jogo contra Argentina pela Copa América de futebol feminino do Chile

Aposta em jogo aéreo dá certo e Brasil visa 3ª vitória

Publicado em Futebol

Com jogadas aéreas em alta, a Seleção Brasileira goleou o Equador por 8 x 0, no último sábado (7/2), pela segunda rodada da Copa América. Três dos gols foram de cabeça, após cruzamentos pelas laterais. Na estreia do Brasil na competição continental, Debinha fechou a vitória por 3 x 1 sobre a Argentina da mesma forma: cabeçada após lançamento de Bia. A craque Marta ainda não balançou as redes, mas por pouco.

A capitã quase deixou o dela no fim do primeiro tempo diante do Equador, quando se livrou de quatro marcadoras, mas foi derrubada na entrada da área. De qualquer forma, Marta deu duas assistências, com direito a dribles desconsertantes, para o gol de Bia Zaneratto e Refaelle.

“A bola na área é um ponto muito forte da nossa equipe. Temos meninas que cabeceiam muito bem, como Formiga, Bia, Mônica”, enumera Andressinha. “Às vezes, em um jogo que está muito difícil, conseguimos abrir o placar com a bola parada”, completa a volante.

O técnico Vadão explica a importância da jogada aérea pelo esquema tático da equipe, que joga com quatro atacantes, duas delas atuando pelas laterais. “Quando vamos ao fundo e cortamos para dentro, a bola será colocada em direção ao gol e nós temos de entrar para fazer o desvio”, crava. “É uma jogada que trabalhamos bastante nos treinos e ficamos felizes de exercer no jogo.”

Dia de show brasileiro em campo

De volta à Seleção, Cristiane abriu o placar contra o Equador de cabeça, aos 10 minutos, após levantamento de Thais pela esquerda. Aos 21 minutos, Marta fez linda jogada pela direita do campo e colocou na cabeça de Bia, que ampliou. Após o gol, o Brasil diminuiu o ritmo de jogo. No intervalo, o técnico Vadão cobrou que a equipe forçasse o ritmo, prevendo que a marcação adversária não seria tão rígida devido ao desgaste físico da competição de curta duração. Deu certo.

Formiga em goleada do Brasil por 8 x 0 contra o Equador na Copa América do Chile
Formiga foi uma das que marcou de cabeça, pelo Brasil, contra o Equador / Foto: CBF oficial

Logo no início do segundo tempo, Andressinha fez 3 x 0 com chute de fora da área. Formiga fez mais um de cabeça para o Brasil depois de cruzamento de Rilany. Rafaelle fez o quinto, Bia marcou novamente aos 36 minutos. Aos 41, a equipe verde-amarela parecia levar o comando de Vadão ao pé da letra e não tirou o pé do acelerador. Bia protagonizou triangulação rápida com Cristiane, que deixou de calcanhar Debinha de cara com a goleira para colocar a bola no fundo das redes. Nos acréscimos, Cristiane fechou a conta.

Com a segunda vitória na Copa América, o Brasil assume a liderança isolada do grupo B, com seis pontos. No outro jogo da chave, a Argentina ganhou da Bolívia por 3 x 0, e está na segunda colocação do grupo, com três pontos. Pelo grupo A, o Paraguai também venceu por 3 x 0 o Peru; e a Colômbia ficou no empate em 1 x 1 com o anfitrião Chile. Assim, as colombianas estão na liderança do grupo B, com sete pontos; seguidas pelas paraguaias, com quatro; Chile, com dois; e Peru e Uruguai, com um ponto cada.

 

Assista aos gols (…mas senta, hein, porque são muitos)

 

Brasil volta a campo na 4ª rodada

A Seleção Brasileira descansa na terceira rodada da Copa América e só volta a jogar pela quarta rodada, nesta quarta-feira (11/4), às 19h, contra a Venezuela, em Coquimbo. No mesmo dia, o Equador pega a Bolívia, às 16h45, também pelo grupo B.

 

Onde assistir?

Transmissão ao vivo no Facebook da Copa América Feminina Chile 2018, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*