Marta jogando pela Seleção Brasileira feminina que disputa os dois últimos amistosos antes da Copa do Mundo da França
Marta Laura Zago/CBF

Em crise, Vadão não inova na convocação para últimos amistosos antes da Copa

Publicado em Futebol

Nas duas últimas oportunidades de testar a Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo feminina, que começa em 7 de junho, na França, o técnico Vadão quer dar maior entrosamento à equipe. O time brasileiro, porém, soma sete derrotas seguidas. E a lateral esquerda Joyce Borini, do clube espanhol Granadilla Tenerife, é a única aposta diferente de Vadão na convocação anunciada nesta quinta-feira (28/3) para os dois amistosos que serão disputados na Espanha. O Brasil enfrenta a seleção anfitriã, em 5 de abril; e a Escócia, dia 8.

A Seleção Brasileira voltará a contar com a atacante Cristiane, a meia Andressinha e a goleira Bárbara, que retornam após se recuperarem de lesão. Alvo de muitas críticas ao improvisar a meia Andressa Alves na lateral esquerda no último torneio que o Brasil disputou — o She Believes, entre fevereiro e março, nos Estados Unidos —, Vadão demonstra na nova convocação que a única carta na manga para soluiconar o problema na posição é a lateral do Granadilla Tenerife.

Com uma história pouco convencional, Joyce se profissionalizou no futebol apenas aos 25 anos. Aos 18, ela mudou-se para a Espanha, ao lado do irmão, com objetivo de enviar dinheiro à família no Brasil. Até conseguir efetivar o processo da documentação espanhola, não pôde jogar profissionalmente. Acabou trabalhando no Velho Continente como garçonete, gerente de bar e faxineira até se tornar jogadora. A estréia com a camisa verde-amarela foi na vitória sobre o Chile, por 4 x 0, em novembro de 2017, quando já tinha 29 anos.

A lateral esquerda Joyce é a principal novidade da convocação da Seleção | Gregório Fernandes/CBF

As outras duas laterais esquerdas convocadas por Vadão para os amistosos na Espanha são Jucinara, jogadora do Valência da Espanha; e Tamires, que atua no Fortuna Hjorring da Dinamarca. Enquanto Jucinara, 25 anos, estreou na Seleção Brasileira no mesmo ano de Joyce, em 2017; Tamires, 32, veste a amarelinha desde 2013 e tem na bagagem a participação na Copa do Mundo de 2015 e nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, além do título nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.

 

Crise perto da Copa do Mundo da França

A pouco mais de dois meses para o Mundial da França, o fantasma das derrotas vem acompanhando a Seleção Brasileira feminina. O elenco brasileiro não vence desde agosto de 2018. Neste ano, foram três tropeços no torneio amistoso She Believes, disputado nos Estados Unidos, entre fevereiro e março: para a Inglaterra, por 2 x 1; para o Japão, por 3 x 1; e para os Estados Unidos, por 1 x 0.

No torneio, a Seleção Brasileira sofreu seis gols, evidenciando a fragilidade da defesa. Na partida contra os Estados Unidos, Vadão começou com a meia Thaísa como titular no lugar da Jucinara, que é lateral esquerda. Por isso, surgiu a ideia de improvisar Andressa Alves na lateral. Mas a tentativa não se mostrou eficaz.

O Brasil continuou tomando susto com perdas de bola no meio de campo e sofrendo infiltradas das americanas pelas costas das defensoras brasileiras. Sobrou até para Andressa Alves, que ficou irritada ao ter sido substituída aos 15 minutos do segundo tempo. Diante do desempenho sem pontuar no torneio em que o Brasil disputou três jogos, os dois amistosos restantes antes da Copa do Mundo se mostraram fundamentais para que Vadão organize o time.

Três jogadoras que disputaram o She Believes não foram chamadas novamente para os amistosos na Espanha: as goleiras Letícia, do Corinthians, e Luciana, do Ferroviária, além da meia do Flamengo, Juliana. No total, Vadão contará com uma goleira a menos e uma lateral esquerda a mais do que no último torneio amistoso que participou.

“Nós temos atletas que ainda estão voltando de lesão e não estão jogando, por isso optamos por não levá-las. Temos um leque muito grande de observações e estamos de olho em posições pontuais”
Vadão, técnico do Brasil

Os dois últimos amistosos antes da Copa

Brasil x Espanha
5 de abril
No Estádio Municipal Vicente Sanz, em Don Benito, na Espanha

Na 12º colocada do ranking da FIFA, a Espanha está no Grupo B da Copa do Mundo Feminina. Nos dois confrontos recentes entre Brasil e Espanha, a Seleção Brasileira se deu melhor. Venceu na fase de grupos do Mundial de 2015 por 1 x 0; e no amistoso disputado em 2017 por 2 x 1.

Brasil x Escócia

8 de abril
Na Pinatar Arena, em San Pedro de Pinatar, na Espanha

Na 20º do ranking da FIFA, a Escócia está no Grupo D da Copa do Mundo. A última vez que se enfrentaram foi no Torneio Internacional de Brasília em 2013, quando as brasileiras venceram por 3 x 1.

Convocadas para os amistosos na Espanha


Goleiras:

Aline – UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Bárbara – Kindermann (Brasil)

Zagueiras

Érika – Corinthians (Brasil)
Kathellen – FC Girondins (França)
Mônica – (sem clube)
Tayla – Benfica (Portugal)

Laterais esquerda

Joyce Borini – UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Jucinara – Valência (Espanha)
Tamires – Fortuna Hjorring (Dinamarca)

Laterais direita

Letícia Santos – Sportclub Sand (Alemanha)
Poliana – São José (Brasil)

Meio-campistas:

Andressa Alves – Barcelona (Espanha)
Andressinha – Iranduba (Brasil)
Formiga – Paris St Germain (França)
Luana – KSPO Women Football Team (Coreia do Sul)
Thaisa – Milan (Itália)

Atacantes:

Adriana – Corinthians (Brasil)
Cristiane – São Paulo (Brasil)
Debinha – North Carolina Courage (EUA)
Geyse – Benfica (Portugal)
Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)
Marta – Orlando Pride (EUA)
Raquel – Sporting Club Huelva (Espanha)

One thought on “Em crise, Vadão não inova na convocação para últimos amistosos antes da Copa

  1. A CBF tinha era q demitir o Vadão. Teve inúmeras oportunidades de fazer um bom trabalho, mas sempre que entra só faz besteira. Tem técnicos muito mais capacitados e que poderiam fazer muito pela seleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*