Minas e Vitória decidem final do Brasileirão A2; e Flamengo segue na disputa da elite do futebol feminino no Brasil
Pos_Copa_Editado CBF

Saiba o que rolou no Brasileirão feminino A1 e A2 durante a Copa

Publicado em Futebol

A Copa do Mundo de futebol masculina acabou para a Seleção Brasileira, desclassificada nas quartas de final diante da Bélgica por 2 x 1. Mas, enquanto o Mundial era disputado na Rússia, competições da mesma modalidade feminina não pararam no Brasil. Na 9ª rodada, o Brasileirão feminino A1 conta com dois clubes ainda invictos: o Corinthians, que assume a liderança do grupo 1 com 23 pontos; e o Santos, primeiro colocado do grupo 2, com 25 pontos. Por sinal, são os dois finalistas da edição passada.

Já o campeonato de acesso à elite está a um jogo de conhecer o campeão entre Minas Icesp-DF e Vitória-BA. A decisão da segunda divisão feminina está marcada para as 15h, da quinta-feira (17/2), no Estádio Abadião, em Ceilândia, e promete muitos gols. O primeiro jogo da final, disputado neste domingo (9/7), demonstrou o equilíbrio entre os dois finalistas: empate em 2 x 2.  Com entrada gratuita, quase duas mil pessoas viram a artilheira Victória abrir o placar para o Minas Icesp, aos 19 minutos, no estádio Manoel Barradas, em Salvador.

As donas da casa responderam com um gol três minutos depois. Após cobrança de falta de Tainara para dentro da área, Crisciane , a Any, escorou para voltar a igualar o placar. A equipe baiana cresceu na partida, mas foi o Minas que balançou as redes com Barbara, conhecida como Barbrinha, após jogada pela esquerda já aos 39 minutos. O primeiro tempo foi tão intenso que ainda coube um pênalti marcado a favor do Vitória no último minuto. Taiana, porém, bateu para fora.

Empurradas pela torcida, as rubro-negras baianas foram para cima no segundo tempo. O empenho foi premiado no último lance: Evelyn, chamada entre as colegas de Gadú, marcou de cabeça e deixou tudo igual para o segundo e decisivo jogo da final, em Brasília. Tanto o time da capital federal quanto o da Bahia estão com a vaga assegurada na elite do futebol feminino em 2019.

 

Caminho dos finalistas até a decisão do A2

A caminhada do Minas até a final começou ainda na fase preliminar, quando o time do DF venceu o Canindé por 10 x 0 e garantiu a participação no torneio nacional pela primeira vez. Campeão brasiliense de 2017, o Minas terminou a primeira fase do Feminino A2 na segunda colocação do grupo 14 depois de disputar sete jogos. Pelas semifinais, enfrentou o clube amazonense 3B Sports. Para chegar na final, o Minas venceu em casa por 2 x 1 e empatou o segundo jogo em 1 x 1 na Arena Amazônia, em Manaus.

Enquanto o Minas coloca um representante do DF pela primeira vez na elite do futebol feminino, o Vitória retorna após sofrer o rebaixamento no ano passado. Na segunda divisão, a equipe baiana se classificou em segundo lugar do Grupo 15 para as semifinais e precisou passar por Internacional para avançar às finais. Conseguiu após empatar em casa e vencer no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Histórico do Brasileirão feminino

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino é disputado desde 2013, quando os 20 melhores times do Ranking Nacional de Futebol Feminino, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No ano passado, a fórmula de disputa da competição foi alterada para a criação da segunda divisão. A elite diminuiu a quantidade de participantes de 20 para 16 clubes e criou a Série A2, também com 16 equipes — neste ano, a segunda divisão contou com uma fase preliminar em que 26 times que sagraram-se campeões estaduais disputam em jogo único a vaga para disputar efetivamente a competição.

O contraponto para a ampliação do Brasileirão foi a extinção da Copa do Brasil de Futebol Feminino, que reunia 32 representantes das 27 unidades da federação. Disputada anualmente de 2007 a 2016, a Copa do Brasil havia sido criada em consequência ao sucesso da Seleção Brasileira que ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004, foi campeã nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro; e foi vice-campeã da Copa do Mundo de 2007, na China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*