Brasil 0 x 1 Escócia, no último amistoso da Seleção Brasileira de Vadão antes da Copa do Mundo feminina na França
Brasil_Escocia Laura Zargo/CBF

Brasil perde último amistoso (o nono seguido) antes da Copa feminina

Publicado em Futebol

Desde que reassumiu o comando da Seleção Brasileira feminina de futebol, em setembro de 2017, o técnico Vadão teve 12 vitórias, 1 empate e 10 derrotas — não foi contabilizado o jogo-treino contra o Canadá. Os tropeços vieram de uma só vez nos últimos nove jogos disputados. Nesta segunda-feira (8/4), a equipe brasileira amargou a nona derrota seguida. Desta vez, por 1 x 0 para a Escócia, país que ocupa a 20ª colocação no ranking da Fifa e que estreará em mundiais na Copa do Mundo da França, de 7 de junho a 7 de julho de 2019.

Na 10ª posição do ranking, a equipe brasileira chegou ao último amistoso antes do Mundial sob pressão para encerrar o jejum de vitórias. Por isso, começou o jogo pressionando a saída de bola adversária, na Pinatar Arena, Espanha. O Brasil chegou a meter duas bolas na trave no primeiro tempo. Aos 20 minutos, Marta chutou rasteiro para a área e Mônica desviou. Por pouco, a bola não entrou. Dois minutos depois, novamente com passe de Marta, Letícia encobriu a goleira e ficou no quase.

Antes de o Brasil oferecer perigo, porém, foi a jogadora Howard, da Escócia, quem carimbou a trave brasileira de cabeça. E, aos 40 minutos, colocou o sistema defensivo brasileiro mais uma vez em cheque. A Escócia abriu o placar aos 38, após encaixar um contra-ataque e Little completar para dentro da rede o cruzamento de Arnot.

Na volta do intervalo, o Brasil voltou a criar oportunidades de ataque, mas não converteu nenhuma em gol. O último amistoso antes da Copa do Mundo evidenciou, por mais uma vez, a desorganização tática da Seleção Brasileira. Desde 2018, a equipe comandada por Vadão está na 10ª posição do ranking mundial da Fifa, pior marca em toda a história.

A seleção que já se manteve em terceiro lugar no ranking, entre 2008 e 2010, parece continuar apostando na mesma carta na manga: “Joga na Marta, que a nossa camisa 10 resolve”. Mas o futebol feminino se desenvolveu, principalmente em países europeus e asiáticos. Se continuar assim, as seleções da América Latina vão seguir passando vergonha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*