Brasil-futebol-feminino
brasil feminino Fernanda Coimbra/CBF

Brasil vence primeiro torneio após debandada de atletas

Publicado em Futebol

A primeira experiência da Seleção brasileira de futebol feminino após a demissão da técnica Emily Lima e a polêmica debandada de atletas foi positiva. O país venceu a Copa CFA da China nesta terça-feira (24/10). Com o empate por 2 x 2 com a China, o Brasil terminou a competição com sete pontos e foi a única equipe invicta do torneio amistoso.

Coreia do Norte, China e México foram os outros países que participaram do campeonato quadrangular. O título foi o primeiro após o retorno de Vadão ao comando da Seleção. O Brasil vinha de quatro derrotas seguidas em amistosos e de acordo com a ex-técnica Emily Lima os números motivaram a sua saída. Sob o comando dela, a Seleção teve 56,4% de aproveitamento (7 vitórias, 5 derrotas e 1 empate).

Após ser demitida em 22 de setembro, a treinadora ressaltou que sob seu comando a Seleção Brasileira não perdeu para equipes abaixo do Brasil no ranking da Fifa, que está na 9ª colocação. As últimas partidas, nas quais o Brasil foi derrotado com Emily, foram contra Austrália (6º), Estados Unidos (1º) e Japão (8º). Já na Copa CFA, primeiro torneio disputado por Vadão, o país enfrentou países que estão abaixo do Brasil no ranking. A anfitriã China é a 13ª colocada; a Coreia do Norte ocupa o 10º lugar; e o México, a 26ª.

Em entrevista exclusiva ao blog Elas no Ataque, Emily ressaltou que conseguiu chegar ao sétimo lugar no ranking, em junho. Além disso, teve outras melhoras, como a taxa de percentual de gordura de jogadoras. “Vimos que elas saíram de uma média de 15%, 16% de percentual de gordura para 13%. E os testes de saltos também apresentaram melhoras”, revelou. Ela também promoveu treinamentos regionais de observação por várias regiões do país.

A Seleção segue em 9º lugar no ranking da Fifa. A última atualização foi feita em setembro. A próxima competição oficial da Seleção é somente ano que vem. Em abril, as brasileiras disputam a Copa América que vale vaga na Copa do Mundo da França, em 2019, e nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020.

Artilharia e defesa menos vazada

Sem Cristiane, a primeira e uma das principais atletas a anunciar a aposentadoria da Seleção este ano, a artilheira da competição foi Marta, com quatro gols. Outro destaque foi a goleira Bárbara que sofreu apenas dois gols e foi a menos vazada da competição.

Veja os gols do jogo que garantiu o título ao Brasil:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*