França-Copa do Mundo-Oitavas de final
franca AFP/Lionel Bonaventure

Brasil enfrentará França nas oitavas de final da Copa do Mundo

Publicado em Futebol

Lille (França) — A fase de grupos da Copa do Mundo da França acabou nesta quinta-feira (20/6) e o Brasil finalmente conheceu o adversário das oitavas de final. A Seleção Brasileira de futebol feminino não conseguiu fugir da anfitriã no início do mata-mata e irá até Le Havre para enfrentar a França no próximo domingo (23/6), às 16h (horário de Brasília).

A equipe brasileira precisava torcer por uma combinação de resultados na última rodada para que o caminho não se cruzasse tão cedo com as donas da casa. Entre os times que o Brasil dependia, apenas o Chile não cumpriu o dever de casa. Mesmo vencendo a Tailândia por 2 x 0, o resultado não foi suficiente para superar a Nigéria, que avançou para as oitavas de final e fez com que o Brasil caísse como adversário das francesas.

Para o Brasil fugir da França e pegar a Alemanha na primeira etapa do mata-mata do torneio, o país precisava torcer para o Chile apenas empatar com a Nigéria no saldo de gols. No entanto, foi novamente apenas um gol que mudou o destino da Seleção Brasileira.

Caso as chilenas superassem a Tailândia por 3 x 0, a equipe sul-americana empataria com a Nigéria no saldo de gols, mas venceria o desempate por causa do quesito que analisa os gols a favor marcados pelas equipes. Enquanto as nigerianas marcaram dois, as chilenas teriam marcado três. Ou seja, o Chile precisava de apenas mais um gol para avançar às oitavas. O confronto, no entanto, acabou em 2 x 0 para as chilenas, que lamentaram a cobrança de pênalti batida na trave aos 41 minutos do segundo tempo por Lara.

Com o resultado, o Brasil junto a Nigéria, China e Camarões passaram da primeira fase no grupo dos quatro melhores terceiros colocados. Com seis pontos e um saldo de três gols, a equipe de Marta e Cia. foi a melhor colocada entre os quatro times que avançaram dessa forma.

O próximo desafio

Além do otimismo da equipe com um bom desempenho na fase de grupos, o Brasil terá de enfrentar também uma torcida animada. A França teve um aproveitamento de 100% na primeira fase da competição. A estreia foi uma vitória convincente por 4 x 0 contra a Coreia do Sul. As anfitriãs ainda venceram a Noruega, campeã mundial em 1995, e a Nigéria.

O Brasil, no entanto, tem mais experiência e já chegou mais longe na competição. Enquanto a equipe verde e amarela foi vice-campeã em 2007; a França, que disputa a quarta Copa do Mundo, teve seu melhor resultado na competição em 2011, quando chegou às semifinais no Mundial disputado na Alemanha, em que faturou o quarto lugar.

O histórico de partidas oficiais entre as duas seleções é pequeno. O jogo do próximo domingo será o segundo entre as duas equipes em uma competição oficial. O primeiro deles foi na Copa de 2003, nos Estados Unidos. O confronto, válido pela fase de grupos, terminou em 1 x 1.

Veja os confrontos das oitavas de final 

Sábado, 22 de junho

12h30 – Alemanha x Nigéria (Grenoble)
16h – Noruega x Austrália (Nice)

> Domingo, 23 de junho

12h30 – Inglaterra x Camarões (Valenciennes)
16h – França x Brasil (Le Havre)

> Segunda, 24 de junho

13h – Espanha x EUA (Reims)
16h – Suécia x Canadá (Paris)

> Terça, 25 de junho

13h – Itália x China (Montpellier)
16h – Holanda x Japão (Rennes)

*Horários de Brasília

Por Maria Eduarda Cardim — Enviada especial

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: 
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*