Brasil é heptacampeão da Copa América de futebol feminino, no Chile
Brasil_Campeao_Copa_America Lucas Figueiredo/CBF Brasil levanta taça de campeão da Copa América de futebol feminino, no Chile, em 2018

Brasil é heptacampeão da Copa América e garante vaga para Olimpíadas

Publicado em Futebol

O fim de semana foi de festa para a Seleção Brasileira de futebol feminino. Marta e companhia conquistaram o sétimo título da Copa América com 100% de aproveitamento e, de quebra, garantiram vaga para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020, a primeira do país para o evento. Além disso, as meninas já haviam conquistado vaga para a Copa do Mundo da França, em 2019.

O Brasil venceu a Colômbia por 3 x 0, no Estádio La Portada, no Chile, neste domingo (23/4), no último jogo da competição. Antes mesmo de encarar a Colômbia pela terceira e última rodada da Copa América, porém, o Brasil já havia conquistado o título. Isso porque o campeão é aquele que somar mais pontos no quadrangular final e apenas a Argentina poderia alcançar a equipe verde-amarela, mas perdeu, horas antes, para o Chile por 4 x 0.

Não à toa, o elenco brasileiro estava em clima de festa já no caminho para o jogo (veja vídeo abaixo). O grito de campeão continental, então, foi acompanhado de uma goleada diante das colombianas antes de levantarem, literalmente, a taça. Mônica marcou duas vezes e a veterana Formiga, de volta à Seleção, uma.

O Brasil mantém a hegemonia no torneio continental, disputado desde 1991, já que não subiu ao topo do pódio apenas uma vez em oito edições — em 2006, quando perdeu a final para a Argentina.

 

Chile conquista vaga inédita para Copa do Mundo

As jogadoras chilenas chegaram ao Estádio La Portada no meio do primeiro tempo do jogo do Brasil e foram aplaudidas pelos torcedores presentes nas arquibancadas. As anfitriãs terminaram a Copa América em segundo lugar e também carimbaram o passaporte de forma direta para a Copa da França no que será a primeira participação da equipe no Mundial, além de terem o direito de disputar a repescagem para as Olimpíadas.

Veja galeria de fotos 

Este slideshow necessita de JavaScript.


Festa b
rasileira também em campo

Mônica atua na zaga, mas as chegadas no ataque se mostraram avassaladoras na Copa América. De cabeça, após cobrança de falta pela lateral que chegou dentro da área, ela abriu o placar aos 29 minutos de jogo. Pouco antes, a zaga colombiana havia salvado em cima da linha uma finalização ao gol de Debinha.

A partida, no entanto, estava amarrada, com a Colômbia impondo boa marcação e arriscando de longe. Em uma delas, aos 35 minutos, a goleira brasileira Bárbara foi pega um pouco adiantada e ainda triscou na bola, antes de ela explodir no travessão. Como diz o ditado “quem não faz, leva”, foi o Brasil que marcou no último lance do primeiro tempo. Em uma jogada de raça de Formiga, a meia pulou alto para marcar de voleio após cobrança de escanteio. A bola ainda bateu nas zagueiras antes de entrar no gol.

O segundo tempo foi dominado pelo Brasil. Marta quase balançou as redes, mas viu a goleira adversária espalmar a investida da craque para escanteio. Debinha teve outra chance de marcar o dela, mas chutou para fora após ficar na cara do gol. Coube, então, à zagueira artilheira fechar a conta. Mônica marcou o segundo dela e terceiro do Brasil, novamente de cabeça, após escanteio cobrado por Marta.

Assista aos gols da vitória do Brasil na Colômbia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*