França-Copa do mundo feminina
france

Copa começa com França e Coreia do Sul; times conseguem manter elenco atuando no país

Publicado em Futebol

Paris (França) — O oitavo mundial de futebol feminino começa hoje na França com a perspectiva de ser a maior edição da modalidade. Desde 1991, quando foi criado pela Fifa, o número de seleções no torneio dobrou: saltou de 12 para 24. França e Coreia do Sul, que protagonizam o jogo de abertura nesta sexta-feira (7/6), às 16h (de Brasília), no Estádio Parque dos Príncipes, estrearam em 2003 no Mundial. Nenhuma delas subiu ao pódio. Embora estejam 10 posições distantes no ranking da Fifa — francesas na 4ª e coreanas na 14ª —, ambas têm em comum o fato de manter a maioria do elenco atuando no próprio país.

A França conta com 21 das 23 jogadoras convocadas atuando na liga do país. Por sinal, a nação anfitriã é a terceira com mais atletas inscritas na competição. A Coreia do Sul tem 20 atletas atuando em em casa. Número elevado se comparado à realidade da maioria das demais seleções. Ao todo, 40,8% das jogadoras deste Mundial atuam longe do país de origem. Apenas os Estados Unidos têm todo o time jogando em casa por times americanos.

Das 21 francesas que jogam em times da “casa” e foram convocadas para o Mundial, sete são atletas do Lyon, time campeão das últimas quatro edições da Liga dos Campeões. Ao todo, 14 atletas do clube francês foram escaladas para a Copa, sete delas são da França. A capitã da seleção anfitriã faz parte da lista. Amandine Henry, 29 anos, chega com status de campeã da Europa pelo Lyon, time pelo qual tem cinco títulos europeus. Apesar de se despedir nas quartas de final na Copa de 2015, Amandine foi eleita a segunda melhor jogadora do torneio.

As últimas lembranças das sul-coreanas na Copa do Mundo foram justamente frente às francesas, em 2015, no mundial do Canadá. As memórias não são as melhores. A seleção coreana perdeu nas oitavas de final para a França por 3 x 0 e deu adeus à Copa, mas comemorou o feito de ter conseguido passar da fase de grupos pela primeira vez. A França, por sua vez, avançou, mas não foi longe. Caiu nas quartas de final na última edição do torneio. Para chegar mais longe, conta com a torcida, que esgotou ingressos para vários jogos.

As duas seleções se enfrentaram apenas duas vezes, com vitória francesa em ambas as ocasiões. As coreanas contam com Ji So-yun, 28, para reverter esse histórico. A camisa 10 do Chelsea é um dos pilares do ataque da equipe, com 54 gols em 115 partidas internacionais. Na segunda participação na Copa do Mundo, a meia coreana chega com moral de ter se destacado como uma das principais atletas da Superliga Feminina Inglesa.

Programe-se

Copa do Mundo da França
Cerimônia de abertura: sexta-feira (7/6), ás15h (horário de Brasília)
França x Coreia do Sul: sexta-feira (7/6), ás 16h (horário de Brasília)
Onde: Estádio Parc des Princes, Paris
Na TV: SporTV

Por Maíra Nunes e Maria Eduarda Cardim — Enviadas especiais

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio:
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*