Zé Ricardo deixa o cargo com um título: o Campeonato Carioca. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Zé Ricardo completa um ano como técnico do Flamengo. Marca é rara entre os treinadores da Série A

Publicado em Esporte

A um dia de completar um ano como técnico do Flamengo, Zé Ricardo está prestes a entrar em uma lista seleta neste Campeonato Brasileiro. Dos 20 treinadores empregados na Série A, apenas quatro contabilizam um ano de trabalho.  Em 29 de maio do ano passado, Zé Ricardo estreava como interino em uma rara vitória rubro-negra no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, sobre a Ponte Preta. Necessitou de 11 jogos — que estão na conta de um ano — para provar que poderia ser efetivado. Neste domingo, tem que superar o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, para comemorar um ano no emprego com tranquilidade na folga de segunda-feira.

Completar um ano de trabalho é raro entre os técnicos do Campeonato Brasileiro.  Dorival Júnior, do Santos, tem 1 ano e 10 meses no cargo. Caminha para completar dois. Paulo Autuori também tinha até  trocar a função de comandante do Atlético-PR pela de executivo do clube depois de 1 ano e 2 meses — Eduardo Baptista assumiu a prancheta. Marcelo Cabo lidera o Atlético-GO há um ano. Zé Ricardo, do Flamengo, completa um ano nesta segunda-feira. Guto Ferreira atingirá a marca de 365 dias como técnico do Bahia em 24 de junho.

Neste década, passar um ano como técnico do Flamengo é mais raro ainda. De 2011 para cá, Apenas Vanderlei Luxemburgo conseguiu a proeza. Nem nomes badalados como Joel Santana, Dorival Júnior, Mano Menezes e Muricy Ramalho atingiram o feito de Zé Ricardo.

Embora esteja há um ano no cargo, Zé Ricardo vive o momento mais turbulento no Flamengo. A eliminação precoce na fase de grupos da Copa Libertadores da América deixou o bom trabalho feito até aqui prestigiado. O time rubro-negro também jogou mal na última quarta-feira contra o Atlético-GO, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O sinal amarela está aceso.

Em 364 dias como técnico do Flamengo, Zé Ricardo comandou o time 69 vezes. São 40 vitórias, 18 empates e 11 derrotas. O aproveitamento é de 66,6%. Nesse período, disputou quatro competições do início ao fim. Terminou o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar, foi eliminado pelo Palestino, do Chile, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2016, caiu na fase de grupos da Libertadores deste ano e conquistou o Campeonato Carioca de 2017. Além da Série A, terá pela frente na temporada a Copa do Brasil, a Sul-Americana e a Primeira Liga.

Na era dos pontos corridos, continuidade do trabalho é meio caminho andado para conquistas. Apenas quatro treinadores foram campeões com menos de365 dias no cargo. Cuca tinha 10 meses quando levou o Palmeiras ao título no ano passado. Muricy Ramalho levou o Fluminense ao título de 2011 com 8 meses. Andrade foi campeão pelo Flamengo com 5 meses em 2009. Antonio Lopes assumiu o Corinthians 27 de setembro de 2005. Menos de três meses depois, em 4 de dezembro, o Timão comemorava o título da Série A.