Deixa que eu chuto Matéria publicada na edição da última segunda (28) do Correio

Willian, Neymar, Oscar, Douglas Costa, Lucas… O ano em que a Europa descobriu que continuamos fabricando bons cobradores de falta

Publicado em Sem categoria

Dunga termina o ano cheio de incertezas e de problemas na montagem da Seleção Brasileira para o restante das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018, mas ao menos cinco jogadores em atividade na Europa se apresentam como solução para um problema crônico da Seleção Brasileira: a carência de bons cobradores de falta. Em 2015, Willian, Neymar, Douglas Costa, Oscar e Lucas pegaram a bola, colocaram embaixo do braço e tiveram seus momentos de protagonistas em seus clubes usando como trunfo justamente a bola parada.

O Correio passou a limpo o desempenho do quinteto nas cobranças de falta. Willian é disparado o dono da melhor pontaria. São seis gols com a camisa do Chelsea neste ano. Cheio de moral em um time que conta com batedores como Fàbregas, Hazard e Oscar, o meia-atacante roubou a cena e hoje é praticamente o cobrador oficial. Willian coloca a bola onde quer. O detalhe é que ele tem um repertório variado. Os seis gols foram de posições diferentes no gramado — todos com a venenosa perna direita. Hoje, ele estará em campo no clássico contra o Manchester United, pelo Campeonato Inglês. Logo, tem a chance de aumentar a coleção de gols de falta em um ano brilhante.

“Eu sempre treinei cobranças de falta, desde a época do Corinthians, mas, como joguei sempre ao lado de grandes cobradores, nunca tive muitas oportunidades de bater faltas nos jogos. Nesta temporada, tive a chance de cobrar a primeira, o gol saiu e eu ganhei confiança. É uma arma que está funcionando e espero que continue assim”, diz Willian ao Correio.

O homem da bola parada está tão calibrado que igualou recorde de Juninho Pernambucano na Liga dos Campeões. Willian alcançou o craque aposentado no número de gols de falta em uma só edição do torneio. Ambos têm quatro. “É uma honra igualar essa marca do Juninho, que, sem dúvida, foi um dos maiores cobradores de faltas que o Brasil já teve, além de ter sido um grande jogador”, declarou depois de atingir a marca de um dos seus ídolos. “Quando eu era garoto, sempre gostava de ver o Marcelinho Carioca bater faltas. Mesmo quando eu já estava nas categorias de base do Corinthians, com 9, 10 anos de idade, eu ficava vendo o Marcelinho cobrar faltas após os treinos na Fazendinha”, detalha Willian. “O Ronaldinho Gaúcho é outro grande cobrador que sempre admirei”, completa.

Willian revela até alguns truques ao bater na bola. “Depois dos treinamentos, eu sempre faço algumas cobranças para tentar me aperfeiçoar e continuar com essa boa sequência. Dou pelo menos uns cinco chutes. Eu fazia isso antes mesmo dessa temporada, quando comecei a ter mais oportunidades de bater. A diferença hoje é que estou mais confiante e isso faz total diferença”, afirma Willian. “Eu sempre treino a batida do mesmo jeito, mas procuro variar as distâncias, a posição. No jogo, eu sempre analiso bastante o goleiro para tomar a decisão de como bater”, ensina.

Enquanto Willian é o homem da bola parada no Chelsea, Neymar só pega a bola quando o cobrador oficial, Lionel Messi, não está por perto. Neste ano, Neymar usou o recurso diante do Sevilla e do Atlético de Madri, ambos pelo Campeonato Espanhol. Neymar não é uma ameaça a Messi, mas a Willian, sim. Na Seleção, Neymar contabiliza quatro gols de falta. Para Dunga, ele é o cobrador oficial quando estiver em campo. Na derrota para o Chile por 2 x 0 na estreia verde-amarela nas Eliminatórias, Oscar, outro concorrente, deixou Willian constrangido ao assumir a cobrança e acertar a barreira. Outra novidade no ano é o atacante Lucas. O ex-jogador do São Paulo fez um gol de falta pelo PSG. Ibrahimovic o deixou bater diante do Malmö e ele não decepcionou na Liga dos Campeões.

 

Memória
Saiba quantos gols de falta eles marcaram no ano

Willian
Gols de falta em 2015: 6
16/9/2015 – Marca diante do Maccabi Tel-Aviv, de Israel, por 4 x 0, pela Liga dos Campeões da Europa.
26/9/2015 – Salva o Chelsea da derrota com um gol no fim no empate por 2 x 2 com o Newcastle.
29/9/2015 – O Porto vence o Chelsea por 2 x 1, mas Willian faz o gol do clube inglês em cobrança de falta.
3/10/2015 – Faz o único gol do time na derrota por 3 x 1 para o Southampton pelo Campeonato Inglês.
4/11/2015 – É decisivo na vitória do Chelsea por 2 x 1 diante do Dínamo de Kiev pela Champions League.
24/11/2015 – É dele o segundo gol dos Blues na goleada por 4 x 0 sobre o Maccabi Tel Aviv.

Neymar
Gols de falta em 2015: 2
11/4/2015 – É o autor do segundo gol do Barcelona no empate por 2 x 2 com o Sevilla pelo Espanhol.
12/9/2015 – Carrasco do Atlético de Madri, deixa o dele de falta no clássico da liga das estrelas.

Douglas Costa
Gol de falta em 2015: 1
11/4/2015 – Ainda com a camisa do Shakhtar, balança a rede do Chornomor pela 19ª rodada do Campeonato Ucraniano.

Oscar
Gol de falta em 2015: 1
8/8/2015 – Faz o primeiro gol no empate por 2 x 2 com o Swansea, pelo Campeonato Inglês.

Lucas
Gol de falta em 2015: 1
25/11/2015 – É dele o quinto gol no massacre por 5 x 0 sobre o Malmö, da Suécia, pela Liga dos Campeões.