Vítima do Brasil no Mundial Sub-20 de 1989, Diego Simeone pode ver o filho, Gio, “vingá-lo” hoje no hexagonal final do Sul-Americano

Publicado em Sem categoria

 

Família Simeone: o pai e o filho, artilheiro isolado do Sul-Americano Sub-20
Artilheiro isolado do Sul-Americano Sub-20 disputado no Uruguai com sete gols, o atacante Giovanni Simeone é a maior ameaça ao Brasil no clássico deste domingo, às 20h, no Estádio Parque Central, em Montevidéu, pela terceira rodada do hexagonal final. O matador dos hermanos pretende conquistar neste ano dois títulos que o papai famoso não ganhou com a camisa da alviceleste. 

Herdeiro de Diego Simeone – treinador do Atlético de Madri –, Giovanni Simeone tem 19 anos, é uma das promessas do River Plate e está muito próximo de classificar a Argentina para o Mundial Sub-20 da Nova Zelândia. A competição da Fifa é uma frustração para o pai dele. Em 1989, Diego Simeone disputou o principal torneio da categoria, em Portugal, mas foi eliminado nas quartas de final justamente pela Seleção Brasileira. O time verde-amarelo tinha, entre outros, Marcelinho Carioca, Roberto Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho), Sonny Anderson e Bismarck. Todos comandados pelo atual técnico do Botafogo, Renê Simões. Vinte e seis anos depois, Gio Simeone enfrenta o Brasil neste domingo no hexagonal final do Sul-Americano Sub-20.

Nascido em Madri, em 5 de julho de 1995, Giovanni Pablo Simeone chegou às divisões de base do River Plate em 2008. Três anos depois, assinou um contrato profissional cuja multa rescisória está estipulada em 15 milhões de euros (R$ 48 milhões). Ofuscado pelo colombiano Teófilo Gutiérrez, eleito o mlehor jogador das Américas em 2014, e pelo uruguaio Rodrigo Mora, Giovanni Simeone é reserva no River liderado por um velho amigo do pai dele — o técnico Marcelo Gallardo. 

Giovanni Simeone carimbou a vaga para o Sul-Americano Sub-20 com duas exibições maduras na Copa Sul-Americana de 2014. Fez um gol diante do Libertad, em Assunção, e voltou a brilhar no duelo de volta das oitavas de final balançando a rede diante da própria torcida, no Estádio Monumental de Núñez. 

 

 Gio Simeone veste a camisa 9 da Argentina no Sul-Americano Sub-20

Defender a seleção da Argentina não é novidade para o Giovanni Simeone. Na Copa do Mundo de 2014, ele era um dos 15 garotos trazidos ao Brasil pelo então técnico da esquadra principal, Alejandro Sabella, para servirem de sparring para a trupe de Lionel Messi. Antes disso, havia sido chamado para defender a esquadra Sub-18 e chegou à Sub-20 com apenas 17 anos. 

Números e títulos de Giovanni Simeone no River Plate 

2013 

Jogos: 18 

Gols: 2 

2014 

Jogos: 11 

Gols: 2 

Total 

Jogos: 29 

Gols: 4 

Títulos 

Torneo Final (2014) 

Copa da Argentina (2014) 

Copa Sul-Americana (2014)