Mané Garrincha Mané Garrincha recebeu a visita de representantes da Fifa para abrigar o torneio Mané Garrincha recebeu a visita de representantes da Fifa para abrigar o torneio

Visita do presidente da Fifa a Bolsonaro encaminhou Brasília, Goiânia e Vitória sedes do Mundial Sub-17

Publicado em Esporte

O encontro dos mandatários da Fifa, Gianni Infantino; da Conmebol, Alejandro Domínguez; e da CBF, Rogério Caboclo, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, na última terça-feira, no Palácio do Planalto, definiu pelo menos três cidades-sede para o Mundial Sub-17, de 4 a 26 de novembro, no Brasil. Como publicou o blog em posts de 23 de fevereiro e 18 de março, Brasília é uma delas. Três fontes, uma da entidade máxima do futebol, uma da CBF e outra do Governo do Distrito Federal, confirmam o Mané Garrincha e o Bezerrão como palcos do evento. As duas arenas foram vistoriadas na semana passada por representantes da Fifa. A capital deve ser oficializada em breve com a vizinha Goiânia e Vitória.

O Bezerrão tem no currículo o amistoso internacional de 2008 entre Brasil e Portugal. O estádio foi reinaugurado com o duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo. No mesmo ano, abrigou o jogo do título do São Paulo no Campeonato Brasileiro contra o Goiás. Em 2014, foi um dos pontos de apoio da Copa do Mundo. Dois anos depois, campo de treinamento para as seleções que participaram dos torneios masculino e feminino nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. O Mané Garrincha abrigou Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas.

A Fifa está apressada. O Mundial Sub-17 seria disputado no Peru. Porém, o país vizinho não cumpriu o caderno de encargos. No mês passado, a Fifa oficializou a realização do torneio no Brasil, de 4 a 26 de novembro. A entidade pretende usar estádios que não serão ocupados pelo Campeonato Brasileiro. O Mané Garrincha é um deles, principalmente porque o regulamento da Série A não permite a venda de mando de campo nas últimas cinco rodadas. Portanto, a arena estará ociosa durante o penúltimo mês do campeonato nacional.

A Fifa corre para salvar o Mundial Sub-17. O evento estava previsto para ser disputado em oito cidades do Peru: Chiclayo, Ica, Lima, Chimbote, Piura, Tarapoto, Tacna e Trujillo. No Brasil, a entidade pretende evitar grandes deslocamentos, despesas com viagens, e programar jogos para cidades próximas. Daí a inspeção em Brasília (Mané Garrincha e Bezerrão), Goiânia (Serra Dourada e Olímpico) e Kleber Andrade, no Espírito Santo. Infantino pediu a Bolsonaro  garantias governamentais, institucionais, para a realização da competição.

Em 2017, a Índia fez um Mundial Sub-17 enxuto. O país organizou a competição em apenas seis cidades. No total, são 24 seleções espalhadas pelas sedes. Erguido no padrão Fifa, o Mané coloca Brasília na rota do torneio. Seis seleções estão classificadas: o anfitrião Brasil, Argentina, Chile, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Tajiquistão e Nova Zelândia. Os jogadores devem ter nascido a partir de 1º de janeiro de 2002.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF