Rodrigo Rodrigo foi vendido ao Real Madrid neste ano depois de brilhar pelo Palmeiras. Foto: Real Madrid Rodrigo foi vendido ao Real Madrid neste ano depois de brilhar pelo Palmeiras.

Vice-artilheiro da Champions League Juvenil: quem é o brasileiro que está brilhando no Real Madrid?

Publicado em Esporte

A Liga dos Campeões da Europa não tem um goleador brasileiro desde 2015. Naquela temporada, Neymar foi artilheiro ao lado de Lionel Messi e de Cristiano Ronaldo, cada um deles com 10 gols. Um candidato a quebrar o tabu faz sucesso na Liga Jovem da principal competição de clubes do Velho Continente — a Uefa Youth League.

Aos 18 anos, o atacante Rodrigo (com i), do Real Madrid, que não é o Rodrygo do Santos, divide o segundo lugar na artilharia da competição com o alemão Nicolas-Gerrit Kühn, do Ajax, da Holanda. Cada um tem seis gols. O primeiro lugar é do inglês Charlie Brown, do Chelsea, com nove.

Vendido pelo Novorizontino em maio deste ano por R$ 18 milhões, o paulista de São Carlos atraiu o clube merengue durante o Mundial de Clubes Sub-17 do ano passado. Estava emprestado ao Palmeiras. O alviverde caiu nas semifinais contra o Benfica na competição disputada em Fuenlabrada, região metropolitana de Madri. Rodrigo marcou cinco gols em cinco partidas.

Rodrigo “Farofa”, apelido dos tempos de Novorizontino, estreou na Uefa Youth League balançando a rede da Roma na vitória por 3 x 1, em Madri. Voltou a marcar na goleada por 4 x 1 diante do CSKA, em Moscou. O terceiro dos seis gols saiu nos 3 x 2 sobre o Viktoria Plzen, novamente em casa. O time checo voltou a sofrer com ele no jogo de volta. Rodrigo deixou o dele. No último dia 27, balançou a rede mais duas vezes na goleada por 6 x 1 sobre a Roma. A fase de grupos terminará no próximo dia 12.

O atacante disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2017 com a camisa do Novorizontino. Foi um dos cinco jogadores alçados ao elenco profissional ao lado de rique, Jackson, João Victor e de Evandro. A promessa desembarcou no clube em 2015 para participar do Campeonato Paulista Sub-15 e depois o Sub-17, quando marcou 14 gols.

Em evolução, Rodrigo é candidato a formar em breve um trio de ataque todo brasileiro no Real Madrid. Revelado pelo Flamengo, Vinicius Junior faz parte do elenco profissional. Cria do Santos, Rodrygo (com y) é outro reforço do time espanhol.

A Uefa Youth League está na sexta edição. Começou a ser disputada na temporada de 2013/2014. Barcelona e Chelsea são os maiores vencedores com dois títulos cada. O RB Salzburgo também tem um troféu. Nesta temporada, o Real Madrid é o líder disparado do Grupo G com 15 pontos. As chaves do torneio são formadas pelos mesmos times da Uefa Champions League, a competição dos marmanjos. A Roma tem seis pontos, o Viktoria Plzen cinco e o lanterninha CSKA dois.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF