montagem Vanderlei Luxemburgo viveu dias badalado na Europa; Jorge Jesus vive dias badalados na América do Sul

Vasco x Flamengo: onde estava Jorge Jesus quando Vanderlei Luxemburgo comandava o Real Madrid?

Publicado em Esporte

Badalado na América do Sul com a vinda para o Flamengo — e a responsabilidade de liderar um elenco caríssimo —, o português Jorge Jesus já viu o adversário deste sábado Vanderlei Luxemburgo ser um dos treinadores mais badalados da Europa à frente de um elenco bilionário.

Era 2005. Cinquentão à época, o português buscava o primeiro título como treinador nos modestos Moreirense e União Leiria. Enquanto isso, na vizinha Espanha, o brasileiro desembarcava aos 52 anos com a missão de assumir a batuta do galático Real Madrid. Vinte e quatro anos depois, Jesus e Luxemburgo duelarão pela primeira vez neste sábado, no Mané Garrincha, às 19h, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, em condições distintas. O Vasco tem um time limitado e o Flamengo um elenco “galático” para a realidade financeira do país.

Comandante do Vasco, Vanderlei Luxemburgo fechou com o Real Madrid em 30 de dezembro de 2004. Onze dias depois de levar o Santos ao título brasileiro. Estreou no Real Madrid em 5 de janeiro de 2005. O elenco tinha Casillas, Roberto Carlos, Zidane, Raúl, Ronaldo, Figo, Owen e Beckham. Desembarcou em Madri com um currículo vitorioso. Era o treinador recordista de títulos do Campeonato Brasileiro: cinco. Dois pelo Palmeiras (1993 e 1994), um no Corinthians (1998), um no Cruzeiro (2003) e o último no Santos (2004). Havia passado pela Seleção Brasileira no período de 1998 a 2000. Ganhou a Copa América 1999 e o Pré-Olímpico 2000.

Na primeira partida, venceu a Real Sociedad por 2 x 1 no Santiago Bernabéu em uma partida que havia sido suspensa quando estava 1 x 1. Foram disputados apenas os últimos sete minutos. Luxemburgo conseguiu levar o Real Madrid ao triunfo com gol de pênati de Zidane. Na estreia de verdade, mais um sucesso: derrotou Atlético de Madrid por 3 x 0 no Vicente Calderón, a antiga casa do arquirrival. Um início brilhante, mas com prazo de validade.

Enquanto isso, em Portugal…

Jorge Jesus estava desempregado havia um ano quando topou assumir o desafio de tentar evitar o rebaixamento do Moreirense nas últimas rodadas do Campeonato Português. Motivo: na temporada anterior, realizou o milagre de manter o Vitória de Guimarães na elite com dois pontos à frente do Alverca, o primeiro time rebaixado na temporada 2003/2004. Jesus não conseguiu o bis. O atual treinador do Flamengo caiu para a segunda divisão com o Moreirense.

O clube caiu para a Série B, mas o nível do trabalho de Jorge Jesus conquistava corações. Permaneceu na primeira divisão contratado pelo União Leiria, onde trabalhou, por exemplo, com o ex-goleiro do Vasco, Fernando Prass. Na temporada 2005/2006, encaminhou o sétimo lugar do União Leiria e salvou o Belenenses do rebaixamento para a segunda divisão. As campanhas serviram de trampolim para trabalhar no Sporting Braga e escancarou as portas para Jesus finalmente assumir a prancheta do gigante Benfica em 2009.

No período em que Jorge Jesus roía o osso fazendo malabarismos para manter times modestos como Moreirense e União Leiria na elite, Vanderlei Luxemburgo desperdiçava o filé que tinha nas mãos. Foi de mal no Campeonato Espanhol a pior na Liga dos Campeões. Foi eliminado pela Juventus nas oitavas de final da temporada 2004/2005. Na edição seguinte irritou a torcida e a diretoria ao avançar em segundo lugar na fase de grupos, seis pontos atrás do Lyon.

Dois anos mais velho do que Jorge Jesus, Luxemburgo amarga jejum de 15 anos sem títulos nacionais. Os últimos troféus são estaduais. Sabe o que é ter um elenco galático nas mãos e vem aprendendo a roer o osso no Vasco. Jorge Jesus tem filé no Flamengo, porém, ao longo da carreira, também passou necessidade com elencos limitadíssimos como o atual do colega Luxemburgo. Acostumados aos clássicos seja em Portugal ou na Espanha, ambos sabem que independentemente de nomes, as camisas de Vasco e Flamengo pesam dentro das quatro linhas muito mais do que a fama dos jogadores quem as vestirão nesta noite no Mané Garrincha.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/