image Tite: três vitórias em três jogos nas Eliminatórias. Foto: Divulgação/CBF

Uma análise da primeira lista de Tite

Publicado em Esporte

Na segunda-feira em que o Rio viveu uma ressaca olímpica, a Confederação Brasileira de Futebol trocou de chip. Uma imensa medalha de ouro enfeitava a sede da entidade, mas lá dentro o assunto do dia era outro — a primeira convocação de Tite.

Fora da zona de classificação para a Copa de 2018,a Seleção ocupa o sexto lugar e terá pela frente, em 1° e 6 de setembro, o Equador, em Quito, e a Colômbia, em Manaus. Dos 18 campeões olímpicos no último sábado em cima da Alemanha, no Maracanã, sete foram chamados: Weverton, Marquinhos, Rodrigo Caio, Renato Augusto, Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus. A seguir, uma análise da convocação.

 

Goleiros

Alisson (Roma)
Certamente Tite consultou o preparador de goleiros Taffarel e manteve a linha de trabalho do tetracampeão.

Marcelo Grohe (Grêmio)
Outro nome que vinha sendo lembrado por Dunga. Na minha opinião, já teve fases melhores. Para mim, a vaga era de Diego Alves, do Valencia.

Weverton (Atletico-PR)
Prêmio pelo heroísmo na decisão por pênaltis na conquista do ouro. Merecida chance na principal.

 

Laterais-direitos

Daniel Alves (Juventus)
O tempo passa, ninguém se firma com a camisa 2 e ele continua. Não se abre mão da experiência.

Fagner (Corinthians)
Merecia ser no mínimo testado faz tempo. Chega para ocupar uma vaga que parecia ser de Danilo, do Real Madrid, mas o concorrente não correspondeu.

 

Zagueiros

Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Desprezado por Tite em uma das passagens do técnico pelo clube, dá a volta por cima campeão olímpico e pronto para ser titular.

Rodrigo Caio (São Paulo)
Prêmio pela campanha impecável nos Jogos Olímpicos. Precisa ganhar milhagens na principal nem que seja no banco de reservas.

Gil (Shandong Luneng)
Injusto dizer que só foi convocado porque era jogador de Tite no Corinthians. Vinha se firmando nas oportunidades que teve com Dunga.

Miranda (Internazionale)
Titular com Dunga e provavelmente com Tite. Dos zagueiros do Brasil no exterior é um dos melhores.

 

Laterais-esquerdos

Marcelo (Real Madrid)
O melhor do país na posição havia sido praticamente descartado por Dunga. Ganha outra oportunidade para jogar mais e dar menos problema.

Filipe Luís (Atlético de Madri)
Era titular com Dunga. Na prancheta de Tite, talvez não. Mas é um nome quase indiscutível.

 

Volantes

Casemiro (Real Madrid)
A temporada passada foi excelente no Real Madrid. Precisa de continuidade na Seleção. Sem Luiz Gustavo, deve se firmar como primeiro volante.

Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Precisa voltar a ser aquele do tempo da Copa das Confederações. Foi mal na Copa de 2014. Tem a confiança de Tite, mas eu apostaria no campeão olímpico Walace.

Rafael Carioca (Atlético-MG)
Finalmente alguém enxergou um dos melhores volantes em atividade no futebol brasileiro. Que ele aproveite a oportunidade.

 

Meias

Renato Augusto (Beijing Guoan)

Atuação espetacular na fase de mata-mata dos Jogos Olímpicos. Tem tudo para ser o “Tite” do Tite dentro das quatro linhas. Convocação mais do que merecida.

Giuliano (Zenit São Petersburgo)
Tite o conhece dos tempos de Inter e sabe, óbvio, o que pretende com ele. Mas no seria melhor chamar o Jadson, por exemplo? A conferir…

Lucas Lima (Santos)
Viveu altos e baixos com Dunga. Precisa aproveitar melhor as chances para virar titular. Do contrário, cairá no esquecimento como, por exemplo, Oscar.

Philippe Coutinho (Liverpool)
Posso queimar a língua, mas vai ser uma das peças-chave do sistema tático de Tite. O técnico gosta demais do futebol dele. Aguardem.

Willian (Chelsea)
Era um dos intocáveis de Dunga. Vai continuar sendo com Tite. É um excelente jogador.

 

Atacantes

Neymar (Barcelona)
Dispensa comentários…

Gabriel Jesus (Palmeiras)
É preciso investir nele. Foi bem nas Olimpíadas e continua sendo o artilheiro do Brasileirão jogando como 9 no Palmeiras.

Gabriel Barbosa (Santos)
Viveu altos e baixos nas Olimpíadas por se sacrificar bastante taticamente para liberar, por exemplo, Neymar. É outra excelente aposta na caça a um 9 e precisa ganhar experiência.

Taison (Shakhtar Donetsk)
Confesso que não entendi, mas Tite tem seus motivos. Eu investiria no bom campeão olímpico Luan.