Um bate-papo com Adalberto, lateral-esquerdo do Flamengo na derrota por 2 x 0 para o Brasil de Pelotas, há 30 anos, pelo Nacional de 1985

Publicado em Sem categoria

Lateral do Fla nos anos 1980, Adalberto é pai do atacante Rodrigo, do Valencia

MPL – Há 30 anos, o Flamengo perdia por 2 x 0 para o Brasil de Pelotas e ficava fora das semifinais do Campeonato Brasileiro de 1985. Você era o titular da lateral esquerda. O que lembra daquela partida?

Adalberto – Lembro da loucura que foi depois do jogo lá em Pelotas. A torcida do Brasil ficou extremamente contente.

MPL – Houve muita pressão? O estádio estava cheio, um caldeirão…

Adalberto – Nada fora do normal. Estava lotado e ficou muita gente do lado de fora do estádio. Eu lembro também que fazia um pouco de frio, ao menos para a gente (Flamengo). Mas espera aí, para de lembra de derrota, vamos falar da nossa vitória no ano anterior (risos).

MPL – Sim, o Flamengo venceu o Brasil-RS no Nacional de 1984 por 3 x 0, mas aquela derrota de 1985 impediu o Flamengo de chegar à semifinal do Brasileirão.

Adalberto – Para mim, o jogo que interessa é o de 1984. Fiz o meu primeiro gol como profissional em cima justamente do Brasil (risos). O Andrade e o Bebeto fizeram os outros dois. O primeiro gol é como a primeira namorada: a gente nunca esquece.

MPL – Tá bom, está lembrado. Voltemos à derrota de 1985. Naquele jogo, houve uma falha coletiva da defesa do Flamengo no primeiro gol. Quem foram os culpados?

Adalberto – O Leandro atrasou a bola de cabeça e de costas para o Fillol. O passe foi curto e o Mozer saiu na cobertura e se confundiu com o Fillol. Um deixou para o outro e a bola sobrou para o centroavante tocar para o gol sem goleiro. E o outor gol começou em um chute longo do goleiro deles. A bola foi prolongada e saiu o segundo do Brasil em uma jogada praticamente direta.

MPL – Aquela derrota tirou o Flamengo da briga pelo título. Houve muitas críticas ao time?

Adalberto –  Imagina… Foi paulada de todos os lados (risos).

MPL – O Flamengo atual está com problemas graves nas laterais. Leonardo Moura está de saída e o Pará não se firma na direita. Na esquerda, que você conhece tão bem, Anderson Pico foi operado e o Thalyson parece tímido. E agora, tem vaga para o Adalberto no time?

Adalberto – O Leonardo Moura está certo que sairá. Agora, o Luxemburgo terã que aproveitar o Campeonato Carioca para dar o máximo de minutos para o Thalyson, tentar fazer com que ele se sinta o mais a vontade possível e esperar a volta do Pico. Vejo o Pará como um bom substituto para o Leõ, mas não como alternativa para a esquerda. O Luiz Antônio também pode jogar pela direita, eu até recomendaria isso.

MPL – Para terminar, qual é o seu palpite para o jogo de hoje?

Adalberto – Brasil de Pelotas 1 x 3 Flamengo.