Alemanha Atual campeã, a Alemanha deu prova de força contra o Chile em março de 2014: Christophe Simon/AFP

Última data Fifa antes das Copas de 2006, 2010 e 2014 foram um trailer dos títulos de Itália, Espanha e Alemanha

Publicado em Esporte

Há quem menospreze a última data Fifa antes da Copa, mas as seleções campeãs do torneio em 2006, 2010 e 2014 aproveitaram o mês de março para mostrar ao planeta bola potencial para conquistar a competição. Foi assim com Itália, Espanha e Alemanha.

Março é a última data Fifa antes da convocação final desde 2006. Até 2002, o calendário permitia a realização de um amistoso em abril. Naquele ano, o último ensaio do Brasil, de Luiz Felipe Scolari, foi justamente em 17 de abril no empate por 1 x 1 com Portugal. Apesar do tropeço, dois meses depois a Seleção faturaria o penta.

Nas Copas seguintes, março passou a ser o mês reservado para os últimos testes antes do torneio. Em março de 2006, por exemplo, a Itália, de Marcello Lippi, goleou a Alemanha, que seria anfitriã do evento, por 4 x 1. Um trailer do que se viu na Copa. A Squadra Azzurra reencontrou os germânicos nas semifinais do Mundial, eliminou os donos da casa na prorrogação e avançou para conquistar o tetra diante da França.

Em março de 2010, a Espanha mostrou-se pronta para ser campeã da Copa ao vencer a França por 2 x 0 lá dentro do Stade de France. Os comandamos de Vicente Del Bosque até perderam para a Suíça na fase de grupos do Mundial, mas terminaram com a O caneco nas mãos na África do Sul.

No mês de março de 2014, foi a vez de a Alemanha dar uma amostra grátis de que chegaria forte ao Brasil. A trupe de Joachim Löw sofreu, mas superou o revolucionário Chile, de Jorge Sampaoli, por 1 x 0. Na Copa, você lembra bem o que aconteceu…

Portanto, prepare-se. O campeão da Copa de 2018 pode começar a pintar nesta data Fifa em amistosos de gala como: Brasil x Alemanha, Alemanha x Espanha, Itália x Argentina, França x Colômbia, Holanda x Inglaterra, Espanha x Argentina e Inglaterra x Itália.  Vale lembrar que, infelizmente, Italia e Holanda estão fora da Copa e serão apenas sparring nesta data Fifa.