Botafogo PB Botafogo-PB sonha com o retorno à Série B. Foto: Botafogo-PB

Três Botafogos incomodam muita gente…

Publicado em Esporte

Um está praticamente garantido na Série A de 2017. Pode até sonhar com uma vaga para a Copa Libertadores da América se a CBF oficializar uma quinta vaga para o país. Outros dois iniciam nesta sexta-feira duelos de mata-mata da Série C que podem alça-los à segunda divisão no ano que vem. Os Botafogos estão com a corda toda nesta reta final de temporada.

Depois de amargar rebaixamentos e até flertar com o Z-4 na Série A deste ano, o Botafogo reagiu e dificilmente cairá de novo. A distância em relação ao bloco do descenso é de oito pontos. Mais fácil para o time de Jair Ventura sonhar com uma briga pela quinta vaga para a Libertadores. Afinal, se a Conmebol oficializar mais um bilhete para o Brasil neste fim de semana, o Botafogo começará a rodada a cinco pontos do Fluminense, hoje quinto colocado.

Na Série C, dois Botafogos sonham com promoção da Série C para a B. As quartas de final começam na noite desta sexta-feira. Sob o comando de Márcio Fernandes, o Botafogo-SP vai medir forças com o ABC-RN. Se eliminar o clube potiguar, o time de Ribeirão Preto não somente avança para as semifinais, como carimba vaga à Série B de 2017, da qual não participa desde 2002. Em 2015, o Botafogo conquistou o título da Série D.

Outro Botafogo em estado de graça é o da Paraíba. A decisão nas quartas de final é contra o Boa-MG. A saga da trupe de Itamar Schülle pela classificação para a Série B também começa hoje, num Almeidão com 22 mil pagantes, em João Pessoa. Campeão da Série D em 2013, o Botafogo-PB não participa da Série B desde 1989.