Cavani O contrato de Cavani com o Paris Saint-Germain termina em 30 de junho. Foto: AFP O contrato de Cavani com o Paris Saint-Germain termina em 30 de junho.

Sonho de consumo do São Paulo, Cavani é melhor do que Pato desde o Sul-Americano Sub-20 de 2007

Publicado em Esporte

O Sul-Americano Sub-20 do Paraguai, em 2007, colocou na vitrine talentos que viraram realidade: Di María, Willian, Cassio, Fágner, Luiz Adriano, Arturo Vidal, Alexis Sánchez, Gatito Fernández e dois possíveis companheiros de ataque no São Paulo: Alexandre Pato e o uruguaio Edinson Cavani. O atacante de 33 anos do Paris Saint-Germain terá o contrato encerrado em 30 de junho com o clube francês e virou sonho de consumo do tricolor paulista. Raí, o compatriota Lugano e até Daniel Alves são alguns trunfos.

Há 13 anos, Cavani deixou Pato no bolso no Sul-Americano Sub-20. Ambos eram favoritos a artilheiro da competição. O uruguaio, uma joia do Danubio. O brasileiro, diamante do Internacional. Precoce, Cavani havia disputado jogos oficiais do campeonato nacional. Chamou a atenção do Palermo, que desembolsou 5 milhões de euros pelo centroavante. Não menos apressado, Pato desembarcou no Paraguai campeão do Mundial de Clubes da Fifa pelo time colorado e vendido ao Milan por 24 milhões de euros.

 

Artilharias de Cavani

  • Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2007 (7 gols)
    Coppa Italia de 2011–12 (5 gols)
    Serie A de 2012–13 (29 gols)
    Copa da França de 2014-15 (4 gols)[14]
    Copa da Liga Francesa de 2013–14 (4 gols)
    Copa da Liga Francesa de 2014–15 (3 gols)
    Copa da Liga Francesa de 2016–17 (4 gols)
    Ligue 1 de 2016–17 (35 gols)
    Ligue 1 de 2017–18 (28 gols)
    Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018 (10 gols)

 

Inscrito com a camisa 9 do Uruguai, Cavani foi brilhante. Arrematou a artilharia do Sul-Americano com sete gols. O desempenho classificou a Celestinha para o Mundial da categoria, mas foi insuficiente pra levá-la aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Na fase de grupos, Cavani balançou a rede na vitória sobre o Equador, decidiu o duelo com a Colômbia e anotou dois gols no empate por 3 x 3 com a Argentina em que Di María também marcou duas vezes. No hexagonal final, mostrou que gostava de jogo grande. Marcou contra o Paraguai, fez o dele no duelo com a Colômbia e foi às redes na derrota para o Brasil.

Enquanto isso, Alexandre Pato, o camisa 11 do Brasil, perseguia Cavani com menos ímpeto. Estreou marcando duas vezes na vitória do Brasil sobre o Chile, por 4 x 2. Deixou a marca dele também contra a Bolívia e foi decisivo no hexagonal final nos duelos com Chile e Uruguai. No tira-teima entre os dois, ambos balançaram a rede uma vez.

 

353 gols na Carreira tem Edinson Cavani contra 182 de Alexandre Pato

 

Cavani encerrou o Sul-Americano com sete gols, um à frente do chileno Arturo Vidal e com dois de vantagem sobre Alexandre Pato, o nome mais badalado do torneio. No Mundial da categoria no Canadá, a artilharia ficou com Sergio Agüero, autor de seis gols na campanha do título da Argentina. Eliminado nas oitavas, Pato fez três. O Uruguai deu adeus na fase de grupos, mas Cavani colaborou com duas bolas na rede.

Os dois atacantes também foram concorrentes no Campeonato Italiano. Pato jamais conseguiu a proeza de Cavani. O uruguaio foi artilheiro da Serie A na temporada 2012/2013 com 29 gols vestindo a camisa do Napoli. O recorde pessoal de Alexandre Pato na competição foram 15 gols na edição de 2008/2009 pelo Milan.

 

Artilharias de Alexandre Pato

  • Campeonato Brasileiro Sub-20: 2006 (7 gols)
    Recopa Sul-Americana: 2007 (2 gols)
    Copa Sendai: 2006 (4 gols)

 

A artilharia levou Cavani do Napoli para o Paris Saint-Germain. O clube francês pagou 55 milhões de euros pelo reforço. Enquanto isso, Pato frustrava a torcida rossonera. Retornava ao Brasil para defender o Corinthians e iniciar uma peregrinação por São Paulo, Chelsea, Villarreal, Tianjin Tianhai e São Paulo novamente. Talvez, as voltas que o mundo da bola dá junte as estrelas do Sul-Americano Sub-20 no ataque do São Paulo.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20