Porto Thiago Silva: passagem relâmpago pelo Porto B. Foto: FC Porto Thiago Silva: passagem relâmpago pelo Porto B.

Seis jogadores da Seleção defenderam o Porto e movimentaram R$ 644,1 milhões no clube lusitano

Publicado em Esporte

Dos 23 jogadores convocados para os amistosos desta data Fifa, seis vestiram ou defendem atualmente a camisa do Porto e se sentirão em casa no Estádio do Dragão no próximo sábado, às 14h (de Brasília), contra a seleção do Panamá: Danilo, Thiago Silva, Éder Militão, Alex Sandro, Alex Telles e Casemiro movimentaram 149,8 milhões de euros no clube. Algo em torno de R$ 644,1 milhões. Alguns usaram o time lusitano como porta de entrada na Europa. Outros para correção de rumo no mercado do Velho Continente.

O zagueiro Thiago Silva trocou o Juventude pelo Porto na temporada 2004/2005. O clube pagou 2,5 milhões de euros pelo reforço. No entanto, o beque teve problemas de saúde e só jogou pelo Porto B. “Não joguei no Porto devido a uma tuberculose. A minha chegada ao Porto não foi fácil e tive algumas dificuldades. Falava a mesma língua, mas sentia-me muito só. Dois meses depois peguei tuberculose e nenhum médico sabia ao certo o que se passava comigo”. Na sequência, ele foi vendido ao Dínamo de Moscou por 3,5 milhões de euros.

O lateral-direito Danilo chegou ao Porto na temporada 2011/2012. Custou ao clube 13 milhões de euros. A adaptação não foi boa e ele retornou ao Santos por empréstimo. De volta ao clube, saiu bicampeão português em 2011/2012 e em 2012/2013 e rendeu 31,5 milhões de euros na transferência para o Real Madrid.

Alex Sandro também desembarcou no Porto em 2011/2012. Foi comprado por 9,8 milhões de euros. Assim como Danilo, faturou duas edições do Campeonato Português e foi comprado em 2015/2016 pela Juventus por 26 milhões de euros.

O volante Casemiro chegou ao futebol europeu via Real Madrid, mas entrou nos trilhos no Porto. Disputou a temporada 2014/2015 por empréstimo, brilhou sob a batuta do técnico Julen Lopetegui e rapidamente voltou ao time merengue para virar titular e empilhar títulos. O cabeça de área deixou o São Paulo a “preço de banana”: 6 milhões de euros.

Alex Telles está no Porto desde a temporada 2016/2017. Custou 6,5 milhões de euros pagos ao Galatasaray, da Turquia. Cria do Juventude, conquistou a temporada passada do Campeonato Português, está cheio de moral no time e herdou a posição do lesionado Filipe Luís na Seleção.

Éder Militão trocou o São Paulo pelo Porto no ano passado por 7 milhões de euros. Destaque do clube nesta temporada atuando mais como zagueiro do que na função de lateral, acaba de ser comprado pelo Real Madrid por impressionantes 50 milhões de euros. É quem mais deu retorno entre os seis convocados para os amistosos contra Panamá e República Tcheca.

 

PORTO DOS MILAGRES

As transações envolvendo os seis convocados pela Seleção com passagem pelo clube

» Thiago Silva

Chegou do Juventude por 2,5 milhões de euros

Saiu para o Dínamo de Moscou por 3,5 milhões de euros

» Danilo

Chegou do Santos por 13 milhões de euros

Saiu para o Real Madrid por 31,5 milhões de euros

» Alex Sandro

Chegou do Santos por 9,8 milhões de euros

Saiu para a Juventus por 26 milhões de euros

» Casemiro

Chegou do Real Madrid por empréstimo

Voltou ao Real Madrid após o fim do empréstimo

» Alex Telles

Chegou do Galatasaray por 6,5 milhões de euros

Continua no clube…

» Éder Militão

Chegou do São Paulo por 7 milhões de euros

Está vendido ao Real Madrid por 50 milhões de euros

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF