Maicon Vilão na ida das semis, Maicon foi herói na fase de grupos ao virar goleiro. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

São Paulo pode se inspirar no Cortuluá para protagonizar um milagre em Medellín

Publicado em Esporte, Sem categoria

O São Paulo precisa de um milagre na próxima quarta-feira em Medellín para chegar à final da Copa Libertadores da América e tem em quem se inspirar. Já ouviu falar no Cortuluá? Fiz um levantamento aqui e este foi o último time que conseguiu vencer o Atlético Nacional, no Estádio Atanasio Girardot, por dois gols de diferença — resultado necessário para o tricolor paulista forçar no mínimo a disputa por pênaltis depois da derrota por 2 x 0 no Morumbi nesta quarta-feira.

O Atlético Nacional não perde em casa por dois gols de diferença desde o revés por 3 x 1 diante do Cortuluá em 4 de abril de 2015, pela 13ª rodada do Apertura 2015 do Campeonato Colombiano. O técnico ainda era Juan Carlos Osorio, que já passou pelo São Paulo e hoje comanda a seleção do México. Portanto, se quiser avançar à decisão contra o Boca Juniors, da Argentina, ou o Independiente del Valle, do Equador, o São Paulo terá de quebrar um tabu que se arrasta há 15 meses.

Em 2016, o São Paulo ainda não venceu ninguém fora de casa por dois ou mais gols de diferença. A última vitória pelos placares necessários para avançar na Libertadores foram em 26 de agosto de 2015, nos 3 x 0 sobre o Ceará, em Fortaleza, pela Copa do Brasil, e os 2 x 0 contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, em 12 de agosto do ano passado.

A situação do São Paulo é difícil. Mais ainda a do futebol brasileiro. O país pode ficar fora da decisão da Libertadores pelo terceiro ano consecutivo desde o título do Atlético-MG em 2013. O jejum está longe do recorde de sete anos no período de 1985 a 1991, mas mantém o sinal de alerta aceso após 13 anos consecutivos de presenças brasileiras nas finais, de 2005 a 2013.

Milagres acontecem e a presença do São Paulo nas semifinais da Libertadores é prova disso. O tricolor estava praticamente eliminado na última rodada, em La Paz, quando arrancou um empate épico diante do The Strongest e avançou às oitavas de final. Maicon, o vilão da derrota para o Atlético Nacional após ser expulso por causa da agressão a Borja, viveu dia de herói naquela partida histórica em que o São Paulo era dado como eliminado e avançou.