Tite Um dos capitães de Tite na Copa, Marcelo virou reserva no Real Madrid. Foto: Mowa Press Um dos capitães de Tite na Copa, Marcelo virou reserva no Real Madrid.

Saída para as laterais: o perrengue de Tite na primeira convocação do ano

Publicado em Esporte

Esqueça (por enquanto) a contusão de Neymar. Tite tem um problemão a solucionar na convocação desta quinta-feira, a última antes do anúncio da lista final para a Copa América: a escolha dos laterais. Há uma carência sem precedentes na direita e na esquerda depois do Mundial da Rússia. Os motivos são variados. Vão da falta de renovação no setor à má fase, idade e até mesmo improviso provocado pela demanda dos clubes europeus.

Comecemos pela lateral direita. Daniel Alves não foi convocado depois da Copa. Tem 35 anos. É uma solução imediata pra lá de confiável para o torneio continental. Porém, não em longo prazo. Terá 39 no Catar em 2019. O Paris Saint-Germain o escalou como ponta-direita contra no duelo de ida contra o Manchester United na Champions League. Titular na estreia do Brasil na Rússia, Danilo não consegue se firmar como titular no Manchester City. Homem de confiança de Tite, Fágner não é jogador à altura da responsabilidade de assumir a camisa 2 verde-amarela. Provou isso principalmente na fase de mata-mata da Copa.

O drama continua… Aposta de Tite nas convocações pós-Copa, Fabinho é volante e já foi até zagueiro no Liverpool. Lateral que é bom (para a Seleção), pouquíssimas vezes nesta temporada. Há raríssima opções no Brasil, porém, vistas com enorme desconfiança. Tite apostaria em Mayke, do Palmeiras? Para sorte do treinador, Éder Militão voltou a atuar na lateral-direita do Porto depois da chegada do zagueiro Pepe. O ex-jogador do São Paulo se virou como zagueiro na maior parte da temporada. Atuou improvisado ao lado de Felipe, ex-Corinthians, e mexeu com o bolso do endinheirado Real Madrid.

Curiosamente, o Porto também pode ter a solução para a lateral esquerda. Alex Telles pede passagem há um bom tempo, não é Tite? Inclusive interessa ao Real Madrid. Por méritos, ele e Alex Sandro, da Juventus, seriam os convocados para o setor. Entretanto, Tite pode apostar na experiência de quem vive péssima fase ou amarga uma temporada irregular.

Marcelo virou reserva de luxo do Real Madrid. Hoje, é estepe do promissor Reguillón até em clássico contra o Barcelona. Filipe Luís está recuperado de lesão. Voltou a ser titular, mas o desempenho ainda é aquém, por exemplo, do que entregou na fase de grupos da Copa contra a Sérvia e no duelo com o México nas oitavas de final do Mundial da Rússia. Promessas como Jorge e Guilherme Arana ainda não vingaram na Europa. Refugos, tentam retornar ao país.

Dramas para Tite começar a resolver na primeira convocação do ano.

E numa boa, não é tão fácil quanto parece.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF