Rodrigo Caio menor O zagueiro Rodrigo Caio pode atuar como primeiro volante na Seleção Foto: Mowa Press

Rodrigo Caio e o possível fim das eras David Luiz e Luiz Gustavo na Seleção Brasileira

Publicado em Esporte

A convocação de Tite para os duelos contra a Argentina (Belo Horizonte) e o Peru (Lima), em 10 e 15 de novembro, respectivamente, parece ter colocado um ponto final nas eras David Luiz e Luiz Gustavo na Seleção Brasileira. Os dois são os maiores perdedores na mudança de comissão técnica. Passaram de titulares de Dunga a ignorados por Tite. Basta prestar atenção na convocação estratégica de Rodrigo Caio para uma função que, até pouco tempo, David Luiz e Luiz Gustavo eram considerados competentes para cumprir.

O argumento de Tite para chamar cinco zagueiros, entre eles Rodrigo Caio, é a possibilidade de Casemiro não estar 100% na rodada dupla das Eliminatórias. Logo, Rodrigo Caio serviria tanto como zagueiro quanto para atuar no papel de primeiro volante. Houve um tempo na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014 que David Luiz era apontado como o mais versátil do elenco para jogar como primeiro volante, no papel de cão de guarda da zaga. Rafa Benítez e José Mourinho chegaram a escalá-lo assim no Chelsea. Tite pode respeitar David Luiz, mas, ao que parece, não confia no beque para jogar em seu time. Chamou 30 jogadores em três listas até agora e o nome do cabeludo do Chelsea não aparece em nenhuma delas.

O 24º jogador de Tite é Rodrigo Caio, mas poderia ser Luiz Gustavo, volante preferido de Luiz Felipe Scolari no título da Copa das Confederações e no quarto lugar na Copa do Mundo; e da segunda era Dunga. Ele era praticamente intocável na escalação até Casemiro virar dono do pedaço. Com outros técnicos, Luiz Gustavo seria reserva imediato de Casemiro. Com Tite, não é nem convocado, ou seja, é praticamente mais uma carta fora do baralho na atual gestão. Resumindo: com um só jogador, Tite encerrou duas eras: Rodrigo Caio pode ser David Luiz na zaga ou Luiz Gustavo como primeiro volante. Simples assim. “Jogador versátil. Originalmente é zagueiro, mas trabalhou muito na sua equipe como volante, assim como o Marquinhos”, argumentou Tite na entrevista coletiva.

Chama a atenção também o sumiço de Oscar na lista. Convocado para os confrontos com a Bolívia e a Venezuela, o meia perdeu espaço nesta convocação. Sorte de Lucas Lima. Mesmo em má fase no Santos, dá pinta de que pode ser mais útil a Tite do que Oscar. Uma das incógnitas, para mim, é o não aproveitamento de Lucas Moura. Entra técnico sai técnico e o jogador do Paris Saint-Germain segue sem espaço na Seleção. Tem seis gols e uma assistência nos últimos 10 jogos do PSG, mas…

Se a Copa do Mundo de 2018 estivesse próxima, 18 jogadores seriam nomes certos na convocação final de Tite: Alisson, Wéverton, Daniel Alves, Fágner, Marcelo, Filipe Luís, Miranda, Gil, Marquinhos, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Lucas Lima, Giuliano, Willian, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar. Em tese, há cinco vagas abertas, uma no gol, atualmente ocupada por Muralha, e outras quatro na linha. O grupo vai se fechando.

 

ANÁLISE DA CONVOCAÇÃO

 

GOLEIROS

 

Alisson (Roma)

Era o titular com Dunga, é com Tite e tem tudo para ser na Copa do Mundo de 2018.

 

Weverton (Atlético-PR)

Continua sendo convocado como prêmio pela conquista da medalha de ouro na Rio-2016.

 

Alex Muralha (Flamengo)

Faz um excelente Campeonato Brasileiro, mas prefiro — e muito — Diego Alves, do Valencia, que deveria ser o dono da camisa 1.

 

LATERAIS

 

Daniel Alves (Juventus)

Enquanto Fagner e Danilo não incomodarem, é o dono da camisa 2. Foi até capitão com Tite.

 

Fagner (Corinthians)

Mantém a regularidade no clube, mas ainda precisa ser testado com a amarelinha.

 

Marcelo (Real Madrid)

Sem lesão, tem é o dono da camisa 6. Um dos melhores do mundo na lateral esquerda.

 

Filipe Luís (Atlético de Madri)

Correspondeu nas duas partidas em que Marcelo esteve lesionado. Dificilmente sai da lista.

ZAGUEIROS

 

Gil (Shandong)

Ainda não foi testado com Tite. É jogador de confiança do técnico desde o Corinthians.

 

Marquinhos (PSG)

Gol contra à parte contra a Colômbia, se firmou na zaga desde os Jogos Olímpicos.

 

Miranda (Atlético de Madri)

Intocável depois da Copa do Mundo de 2014, faz excelente dupla com Marquinhos.

 

Thiago Silva (PSG)

Vejamos até quando vai tolerar ser reserva e fazer parte do grupo.

 

Rodrigo Caio (São Paulo)

Versatilidade a serviço da Seleção. Pode atuar como primeiro volante em caso de necessidade.

 

VOLANTES

 

Casemiro (Real Madrid)

Em forma, é titular absoluto. Importantíssimo para um duelo contra Lionel Messi.

 

Fernandinho (Manchester City)

Tem dois traumas na vida: o 7 x 1 no Mineirão, palco da partida contra a Argentina, e enfrentar Lionel Messi. A conferir…

 

Paulinho (Guangzhou)

Outro homem de confiança de Tite, mas acho que o momento do volante não merece Seleção Brasileira. Eu testaria Allan, do Napoli, da Itália, ou investiria um pouco no campeão olímpico Thiago Maia, do Santos.

 

MEIAS

 

Lucas Lima (Santos)

O momento dele no Santos não é digno de vaga na Seleção. Gustavo Scarpa, do Fluminense, merecia ganhar um pouquinho de experiência na Seleção.

 

Giuliano (Zenit)

Faz gols e dá assistências no clube. Na Seleção, honrou a chance contra Colômbia e Bolívia.

 

Philippe Coutinho (Liverpool)

Arrebentou contra a Bolívia ao barrar Willian, mas foi tímido sem Neymar contra a Venezuela.

 

Renato Augusto (Beijing)

É o técnico do time dentro das quatro linhas. Excelente leitura de jogo. Na lista dos intocáveis.

 

Willian (Chelsea)

Foi bem contra a Venezuela depois de perder posição para Philippe Coutinho. Imprescindível.

 

ATACANTES

 

Douglas Costa (Bayern de Munique)

Depois de uma contusão, a temporada dele é irregular. Tem sido mais reserva do que titular com Carlo Ancelotti. Deu uma assistência para o gol de Kimmich na goleada por 5 x 0 sobre o Rostov na Liga dos Campeões. Se futebol é momento, como prega Tite, essa vaga deveria ser, ao menos nesta lista, de Lucas Moura, autor de seis gols e de uma assistência nos últimos 10 jogos do Paris Saint-Germain.

 

Roberto Firmino (Liverpool)

Faz um belo Campeonato Inglês com a camisa do Liverpool. Provou que não é o novo Afonso.

 

Neymar

É ele e mais 10…

 

Gabriel Jesus

O moleque é bom demais. Tem tudo para ser o camisa 9 na Copa do Mundo de 2018.