Filipe Luis Figueira Filipe Luís: uma partida contra o Avaí, uma vitória. Foto: Cristiano Andujar/Arquivo FFC Filipe Luís: uma partida contra o Avaí, uma vitória.

Rivalidade antiga: a história do único jogo do lateral-esquerdo rubro-negro Filipe Luís contra o Avaí

Publicado em Esporte

Revelado pelo Figueirense, Filipe Luís reencontrará o arquirrival Avaí depois de 16 anos neste sábado, às 17h, no Mané Garrincha, pela penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, com a camisa do Flamengo.

Catarinense de Jaraguá do Sul, o lateral-esquerdo defendeu o Figueirense em 57 jogos de acordo com dados do Memorial do clube. Apenas um contra o Avaí. Era 16 de fevereiro de 2003. Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Segunda rodada do segundo turno do Estadual.

O técnico de Filipe Luís era Vágner Benazzi, com passagem por Gama e Brasiliense no futebol do Distrito Federal. Filipe ainda não tinha Luís no nome de guerra. Nem era lateral. Eloy ocupava o setor naquele jogo. O treinador apostou em Filipe Luís no meio de campo ao lado de Marcinho, Luciano Sorriso e Fernandes. O quarteto tinha a responsabilidade de abastecer uma dupla de ataque formada por Zinho e Roberto.

Filipe cuidou bem do pedacinho de campo dele. Obedeceu as ordens táticas de Benazzi. Começou e terminou a partida entre os titulares e saiu de campo com a vitória. O meia Fernandes garantiu o triunfo numa cobrança de pênalti aos 13 minutos da etapa final diante de 15.849 pagantes. Era mais um passo para a conquista do título estadual de 2003 contra o Caxias com triunfo por 2 x 1 no Orlando Scarpelli.

Filipe Luís no único duelo contra o Avaí

Edson Bastos;

Paulo Sérgio; Márcio Goiano, André Luis e Eloy;

Filipe Luís, Marcinho, Luciano Sorriso e Fernandes (Simplício); Roberto (Danilo) e Zinho (Bebeto)

Técnico: Vágner Benazzi

Aquela partida contra o Avaí explica um pouquinho a facilidade do lateral-esquerdo Filipe Luís para jogar por dentro, como tem feito algumas vezes no Flamengo. Ele tem facilidade para atuar no meio de campo. Daí as cobranças do treinador Jorge Jesus depois da vitória por 3 x 0 sobre o Palmeiras no domingo passado.

“O Filipe tem características especiais. Ele é muito habituado a se movimentar por dentro com bola. Tenho passado algumas ideias, não quero que jogue tanto assim (por dentro), quero que jogue por fora também. Pouco a pouco ele vai fazendo. É um jogador muito seguro, na posse de bola tem uma qualidade de passe incrível”, comentou o técnico.

Filipe Luís jogou duas temporadas no time profissional do Figueirense. Não duelou mais vezes com o Avaí por causa do regulamento do Campeonato Catarinense 2004. Os arquirrivais de Floripa só voltaram a se encontrar em 2005, quando o lateral-esquerdo iniciava a aventura no futebol internacional na passagem pelo Ajax da Holanda.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/