Sarri O italiano Maurizio Sarri, do Napoli, é um dos destaques na lista da World Soccer. Foto: AFP O italiano Maurizio Sarri, do Napoli, é um dos destaques na lista da World Soccer. Foto: AFP

Revista inglesa aponta 25 técnicos promissores. Três são sul-americanos. Nenhum deles é brasileiro

Publicado em Esporte

A edição de março da tradicional revista inglesa World Soccer traz uma lista batizada de “25 técnicos da próxima geração”. Apenas três são sul-americanos. Em tempos de renovação nas pranchetas do futebol nacional, nenhum nome citado é brasileiro. O uruguaio Guillermo Almada e os argentinos Ricardo Gareca e Ariel Holan representam o continente. Entre os outros 22 mencionados, 21 nasceram na Europa e um na África: o nigeriano Sunday Oliseh.

Jovens técnicos brasileiros como Roger Machado (Palmeiras), Jair Ventura (Santos), Zé Ricardo (Vasco), Alberto Valentim (Botafogo) e Thiago Larghi (Atlético-MG) — todos à frente de clubes de ponta do país —, estão fora da lista. Nem mesmo Renato Gaúcho consta no levantamento.

Revista World Soccer de março
Revista World Soccer de março

Aos 48 anos, o uruguaio Guillermo Almada levou o Barcelona de Guayaquil ao título do Campeonato Equatoriano em 2016 e às semifinais da Libertadores do ano passado. Foi eliminado pelo Grêmio, de Renato Gaúcho. O brasileiro de 55 anos levou o tricolor gaúcho a três títulos em 18 meses — Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana — e não aparece no ranking da revista, que não leva em conta, por exemplo, a idade, mas, sim, o desempenho recente. É o caso de Maurizio Sarri, do Napoli, de 59 anos.

Em contrapartida, o vencedor da última Copa Sul-Americana e vice da Recopa consta na lista. Aos 57 anos, o argentino Ariel Holan foi o responsável, em dezembro do ano passado, pelo título do Independiente diante do Flamengo, no Maracanã. Na última quarta, o ex-treinador de hóquei sobre grama perdeu o título da Recopa Sul-Americana para o Grêmio.

O outro sul-americano mencionado pela World Soccer é o veterano Ricardo Gareca. O argentino de 60 anos classificou o Peru para a Copa do Mundo. O país não participava do torneio desde 1982. A publicação destaca que Gareca tem fama de montar times fortes e competitivos com material humano escasso.

Entre os europeus na lista dos 25 nomes aparece como destaque número 1 o italiano Maurizio Sarri, do Napoli, os alemães Manuel Baum (Augsburg) e Julian Nagelsmann (Hoffenheim), o francês Patrick Vieira (New York City) e Sérgio Conceição (Porto).

 

A LISTA DOS 25 TÉCNICOS

Maurizio Sarri (Itália/Napoli)

Guillermo Almada (Uruguai/Barcelona-EQU)

Ludovic Batelli (França/Desempregado)

Sérgio Conceição (Portugal/Porto)

Asier Garitano (Espanha/Leganés)

Miguel Cardoso (Portugal/Rio Ave)

Luigi di Biagio (Itália/Itália Sub-21)

Ricardo Gareca (Argentina/Peru)

Julian Nagelsmann (Alemanha/Hoffenheim)

Ariel Holan (Argentina/Independiente)

Adi Hutter (Áustria/Young Boys)

Niko Kovac (Croácia/Eintracht Frankfurt)

Manuel Baum (Alemanha/Augsburg)

Paulo Fonseca (Portugal/Shakhtar Donetsk)

Razvan Lucescu (Romênia/PAOK)

Jose Luis Mendilibar (Espanha/Eibar)

Pepa (Portugal/Tondela)

Sunday Oliseh (Nigéria/Desempregado)

Willy Sagnol (França/Auxiliar Bayern Munique)

Maurice Steijn (Holanda/Venlo)

Juan Carlos Unzue (Espanha/Celta)

Thierry Laurey (França/Strasbourg)

Massimo Oddo (Itália/Udinese)

Mitchell van de Gaag (Holanda/Excelsior)

Patrick Vieira (França/New York City)