Sao Paulo O São Paulo conquistou o título simbólico do primeiro turno. Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net O São Paulo conquistou o título simbólico do primeiro turno.

Acabou a rodada! É hora da resenha: 10 pitacos sobre o futebol no fim de semana

Publicado em Esporte

Se viram nos 30
Mais incrível do que a campanha do campeão simbólico do primeiro turno do Brasileirão é a dupla de artilheiros que comanda a campanha do São Paulo. Diego Souza, 33 anos, tem sete gols. Nenê, 37, já contribuiu com outros sete. Sem contar o Éverton, de 29, que contabiliza cinco gols.

 

Do ouro à vice-liderança
Em 2016, Odair Hellmann era auxiliar de Rogério Micale na conquista da medalha de ouro do Brasil no futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio. Dois anos depois, é vice-líder do Brasileirão, e Rogério Micale está desempregado após ser demitido pelo lanterna Paraná.

 

Qualquer semelhança…
A campanha do Flamengo no turno lembra um pouco a de 2008. Sob o comando de Caio Júnior, liderou por 10 rodadas, virou em sétimo e não conseguiu retomar a dianteira. Com Maurício Barbieri, foram 13 rodadas no topo e vira em terceiro lugar. Voltará ao topo?

 

Olha o que está faltando
Renato Gaúcho ganhou quase tudo como técnico do Grêmio. Gaúcho, Copa do Brasil, Libertadores… Viu o que falta? O Brasileirão! Portanto, não descartem o tricolor na corrida pelo título. Ainda mais com a possibilidade de o arquirrival Inter faturar o tetra.

 

Se contenta com muito pouco
Tem gente feliz com a série de cinco jogos do Palmeiras sem sofrer gol. Nada demais para quem enfrentou América-MG, Cerro Porteño, Vasco, Bahia e Vitória. A defesa de Felipão não foi testada. Digo mais: com esse elenco, o Palmeiras tem obrigação de dar espetáculo.

 

Fazemos qualquer negócio
Em 19 meses, Eduardo Baptista treinou cinco times diferentes. Média de 3,8 meses em cada um. Palmeiras, Atlético-PR, Ponte Preta, Coritiba e estreou no último sábado (com derrota) no Sport. Os técnicos querem respeito, mas não se dão o devido respeito. Lamentável.

 

Da beira do caos ao G-4   
Que trabalho do técnico Ney Franco. Até pouco tempo, o Goiás brigava para não cair para a Série C. Como num passe de mágica, o esmeraldino está no G-4, onde o Vila Nova chegou a figurar. E o Fortaleza, hein? Imagina: São Paulo campeão da Série A e Rogério Ceni da B!

 

Três é demais?
Tenho dito: o Nordeste ganhou a Série D com o Ferroviário. O Fortaleza lidera a B. No fim de semana, Santa Cruz e Botafogo-PB largaram na frente nas quartas da C. Se brincar, os nordestinos arrematarão três das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Torço por isso.

 

Outro esporte
Fim de semana com gol de Neymar e Mbappé na França; de Messi, Coutinho e Bale na Espanha; de Jesus e Agüero no Inglês; e um jogaço entre Chelsea e Arsenal mostrando  que o futebol jogado deste lado do Oceano Atlântico é praticado em outra rotação.

 

Candanguinho
Depois de duas rodadas, Taguatinga, Legião e Planaltina têm 100% de aproveitamento na Série B do Candangão. A segunda rodada do torneio local foi marcada por reclamações no Abadião. O gramado de futebol estava pintado com marcações de futebol americano.