Ed Alves Abertura permitirá participação do torcedor na vida administrativa do Gama. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press Atual campeão do DF, o Gama está na fase de grupos. Brasiliense depende do ranking.

Reforma no estatuto do Gama permite que torcedor tenha direito a voto e até se candidate a presidente

Publicado em Esporte

Uma assembleia realizada no último sábado, no Centro de Treinamento do Gama, aprovou mudanças relevantes no estatuto social do clube de maior torcida do Distrito Federal. O blog leu a minuta assinada pelos membros da comissão de elaboração do novo regimento publicado no site do Gama. Há pelo menos três mudanças importantes. Uma delas permitirá que o sócio torcedor contribuinte tenha poder de voto, entre para o Conselho Deliberativo e até mesmo seja candidato a presidente. A abertura inédita da história do futebol candango entrará em vigor a partir de 1º de novembro.

O blog conversou com o advogado Wendel da Costa Fernandes Lopes, o redator do texto. Segundo ele, a intenção das alterações no estatuto é adequar o documento às inovações legislativas e abrir a possibilidade de o clube aderir ao clube empresa. O projeto é discutido entre os times e a Câmara dos Deputados. Segundo Wendel, o Gama tenta se antecipar às contrapartidas para aderir ao programa do governo.

Com as mudanças, os torcedores que aderirem ao programa de sócio torcedor do Gama terão direito a voto, acesso aos relatórios anuais, balanços e outros documentos. Isso ocorre, por exemplo, no Fluminense. Associados do clube carioca no país inteiro com o pagamento em dia podem participar das eleições do time das Laranjeiras. Um grande grupo de Brasília, por exemplo, foi ao Rio e junho participar do pleito que levou Mario Bittencourt ao poder.

Haverá uma nova modalidade de associado chamado sócio contribuinte. Quem optar por essa modalidade terá benefícios diferenciados. Exemplo: candidatar-se a uma vaga no Conselho Deliberativo desde que satisfaça as obrigações financeiras previstas no estatuto.

Um dos pré-requisitos para lançar candidatura a presidente do clube será pertencer ao Conselho Deliberativo. A exigência é ter no mínimo dois anos de vida associativa ininterrupta antes da data da eleição. Os requisitos para novos sócios aumentam para quatro anos.

Os valores da mensalidade para a modalidade sócio torcedor e sócio torcedor contribuinte ainda não foram definidos pelo clube. “O pagamento será proporcional à responsabilidade”, esclarece Wendel  da Costa Fernandes Lopes. Outros pontos importantes do novo estatuto são a possibilidade de abertura do clube a investidores e a responsabilização dos dirigentes por eventuais prejuízos financeiros aos cofres da agremiação.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/