Recordista de títulos da Liga Europa, Itália chega em massa às oitavas, mas não leva a taça desde 1999. Último campeão está falido

Publicado em Sem categoria

Em 1998/1999, o Parma foi o último italiano campeão da Liga Europa

Divulgação/Uefa

A lista dos classificados para as oitavas de final da Liga Europa é uma síntese do momento do futebol italiano. Nunca antes na história do País da Bota, cinco clubes estiveram juntos nesta fase do mata-mata. Roma, Internazionale, Torino, Napoli e Fiorentina estão na briga pelo título do segundo título interclubes mais importantes do Velho Mundo. O nível do futebol italiano é justamente esse. Hoje, só consegue ser competitivo na Série B dos torneios organizados pela Uefa.

Basta olhar para as oitavas de final da Liga dos Campeões. A Juventus é o último representante da Itália no torneio. Por sinal, a Velha Senhoa largou bem.  Na última terça-feira, derrotou o Borussia Dortmund por 2 x 1, em Turim. A maior ausência na lista é o Milan. Em uma grave crise, o heptacampeão europeu não se classificou para nenhum torneio continental nesta temporada.

Sem título europeu desde a conquista da Internazionale, de José Mourinho, em 2010, a Itália viu a Espanha se distanciar no ranking dos colecionadores de títulos. Na Liga dos Campeões, são 14 troféus. A Itália e a Inglaterra somam 12 cada. Em contrapartida, a Itália reina soberana na Liga Europa. São nove conquistas contra oito da Espanha.

No entanto, o último título da Itália na Liga Europa foi no século passado. Na temporada de 1998/1999, o Parma derrotou o Olympique de Marselha por 3 x 0 no Estádio Luzhniki, em Moscou. O clube vivia tempos de vacas gordas. Tinha Buffon, Thuram, Sensini, Cannavaro, Dino Baggio, Verón, Crespo, Faustino Asprilla. Hoje, o Parma agoniza no Campeonato Italiano. Não tem dinheiro sequer para abrir o estádio e cumprir tabela. Tempos difíceis no país tetracampeão do mundo.