Recebido por comitiva do Distrito Federal, presidente licenciado da CBF deixa jogo da Seleção nas Eliminatórias pré-agendado para o Mané

Publicado em Sem categoria

O presidente da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), Erivaldo Alves, e o vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, fizeram uma visita recente ao presidente licenciado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, no Rio de Janeiro. A pauta do encontro: o calendário de 2016 da Seleção nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Erivaldo Alves e Renato Santana oficializaram o pedido para que o Estádio Mané Garrincha receba ao menos uma das sete partidas restantes da Seleção Brasileira na seletiva para o Mundial da Rússia-2018. No encontro, a dupla teria saído do gabinete do cartola com um sorriso de orelha a orelha. Del Nero, que ainda não havia se licenciado da presidência da CBF, deixou combinado que a quarta partida em casa do Brasil nas Eliminatórias para a Copa, contra a Colômbia, em 6 de setembro de 2016, ou seja, na semana do feriado do Dia da Independência, vai ser na capital do país, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Se Del Nero permanecer à frente da CBF e honrar a palavra dada a Erivaldo Alves e a Renato Santana, Brasília receberá pela segunda vez uma partida válida pelas Eliminatórias. Em 2005, a Seleção comandada por Carlos Alberto Parreira — aquela do quadrado mágico — goleou o Chile por 5 x 0 no velho Mané.

Nos bastidores, há uma queda de braço para receber partidas da Seleção nas Eliminatórias. Antes de depor na última quarta-feira na CPI do Futebol, Marco Polo Del Nero chegou a ouvir uma súplica do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para que o Brasil jogue em Teresina.

Enfraquecido no cargo de presidente da CBF pelas investigações no Brasil e no exterior de denúncias de corrupção, Del Nero é acusado por alguns presidentes de federação de usar as nove partidas do Brasil nas Eliminatórias, e os amistosos da Seleção Sub-23 que representará o país nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, como moeda de troca por votos na eleição da última quarta-feira, que alçou o Coronel Nunes, da Federação Paraense, ao cargo de vice-presidente da CBF pela Região Sudeste.

Questionado pelo blog se votou no Coronel Nunes em troca do provável jogo da Seleção no Mané Garrincha, em 6 de setembro de 2016, o presidente da FBF, Erivaldo Alves, jura que não. “Só houve uma chapa e eu não anularia o voto do Distrito Federal. Se tivesse outra, eu convocaria os clubes para uma assembleia para decidirmos em quem nós votaríamos”.

Depois de receber uma partida da Copa das Confederações em 2013 e sete da Copa do Mundo em 2014, o Mané Garrincha vai ser palco de 10 jogos dos torneios masculino e feminino do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.