Ancelotti Carlo Ancelotti aplaude a exibição do Bayern na abertura da Bundesliga. Foto: fcbayern.com

Quer o título do Brasileirão? Contrata o Carlo Ancelotti…

Publicado em Esporte

Assustadora a estreia de Carlo Ancelotti no Campeonato Alemão à frente do Bayern de Munique. A goleada por 6 x 0 sobre o Werder Bremen, na Allianz Arena, foi uma espécie de recado à Bundesliga de quem está muito a fim de aumentar uma coleção histórica. Aos 57 anos, o italiano pode ser campeão nacional na quarta liga nacional diferente. Dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa, três já viram o treinador ser campeão: Italiano, Inglês e Francês. Foi terceiro e vice-campeão na Espanha e deu uma amostra grátis de que é favoritaço no Alemão. Lógico que a vida de Carlo Ancelotti não seria nada fácil no Brasileirão. Talvez, nem terminasse uma temporada, como o amigo português Paulo Bento, demitido pelo Cruzeiro. Mas vale a brincadeira do título deste post antes de mergulharmos no túnel do tempo do comandante italiano.

Na temporada de 2003/2004, levou o Milan ao título do Campeonato Italiano encerrando quatro temporadas de jejum — uma eternidade se tratando do clube rossonero. Era a primeira temporada do brasileiro Kaká em Milão. E Ancelotti teve coragem de lançar o moleque em um time de marmanjos. Mandar Rivaldo para o banco. Foi de Kaká o cruzamento para o gol que valeu o scudetto, marcado pelo centroavante ucraniano Schevchenko.

Campeão italiano em 2003/2004
Sistema tático: 4-3-2-1

image

 

Chamado na Espanha de pacificador no período em que comandou o Real Madrid e brindou com clube com o décimo título da Liga dos Campeões da Europa, Carlo Ancelotti também brilhou na badalada Premier League. A temporada de 2009/2010 foi dele. Um sucesso à frente do Chelsea em um elenco com jogadores de personalidade forte, como John Terry, Ricardo Carvalho, Ballack, Lampard, Anelka, Drogba…

Campeão inglês em 2009/2010
Sistema tático: 4-3-3

image

 

O terceiro título em uma das cinco grandes ligas nacionais da Europa foi na temporada de 2012/2013. O clube não ganhava o Campeonato Francês desde 1993/1994. Foi justamente Ancelotti quem começou a valorizar o dinheiro investido pelos árabes no clube. Poderia estar lá até hoje se quisesse. Mas preferiu uma aventura no Campeonato Espanhol.

Campeão francês em 2012/2013
Sistema tático: 4-2-3-1

image

 

À frente do Real Madrid, Carlo Ancelotti ganhou quase tudo. Uma Liga dos Campeões em 2013/2014 — título que o time merengue não faturava desde 2002. Conquistou a Supercopa da Uefa, o Mundial de Clubes da Fifa e a Copa do Rei. Faltou justamente o Campeonato Espanhol. Ficou em terceiro em 2013/2014, atrás do campeão Atlético de Madri e do vice, Barcelona. E foi vice do Barcelona em 2014/2015. O maior legado foi ter apaziguado um elenco em pé de guerra depois da passagem de José Mourinho por lá.

Vice-campeão espanhol em 2014/2015
Sistema tático: 4-3-3

image

 

Demitido inexplicavelmente pelo Real Madrid, Carlo Ancelotti foi obrigado a tirar um ano sabático. De casa, viu o substituto, Rafa Benítez, irritar a torcida e ser demitido. E o auxiliar na temporada de 2013/2014, Zinedine Zidane, levar o clube ao 11º título da Liga dos Campeões. De volta às pranchetas,é favoritaço a conquistar o Campeonato Alemão depois dos 6 x 0 em cima do Werder Bremen. E aí, quem sabe, ele não retorna à Espanha para liderar o Real Madrid, o Atlético de Madri, quem sabe, um dia, o Barcelona, para finalmente encher uma mão de títulos e se tornar o primeiro campeão nacional nas cinco principais ligas do Velho Continente. Ah, eu ia esqecendo. Ele chegou um dia desses ao Bayern de Munique e já tem um título, a Supercopa da Alemanha. Tem que respeitar…

Favorito ao título alemão 2015/2016
Sistema tático: 4-3-2-1

image