Espanha Campeã da Euro-2017 neste ano, a Espanha tinha cinco jogadores do Real Madrid. Foto: UEFA

Quem é a “Geração Vinicius Junior” do Real Madrid? Quantos estão na seleção sub-17 da Espanha?

Publicado em Esporte

No dia em que o Flamengo conquistava o Campeonato Carioca diante do Fluminense, een 7 de maio, e decidia promover Vinicius Junior ao elenco profissional, o Juvenil B do Real Madrid goleava o Carabanchel por 5 x 0 pela 30ª e última rodada do Grupo 12 da Divisão Nacional do Campeonato Espanhol da categoria, e faturava o título da Comunidade de Madri (no fim deste post explico como funciona). No time comandado pelo técnico Daniel Poyatos, que substituiu o badalado Guti neste ano, atuam meninos nascidos, na maioria, a partir do ano 2000, ou seja, com a idade do jogador rubro-negro anunciado oficialmente na última terça-feira como reforço do time espanhol. O Real investiu 45 milhões de euros (R$ 164 milhões) na compra de um produto que não tem em sua base: um atacante promissor, habilidoso, artilheiro e com bola para pular etapas na carreira.

O Juvenil B do Real Madrid terminou em primeiro no Grupo 12 da Divisão Nacional com 77 pontos. Doze à frente do Juvenil B do Atlético de Madri. Foram 24 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota. No Juvenil B do Real atuam cinco jogadores que acabam de conquistar, em 19 de maio, a Eurocopa Sub-17 com a Espanha, no torneio disputado na Croácia. O goleiro Moha Ramos, o defensor Victor Chust e os meias César Piña, Moha Moukhliss e Antonio Blanco. Todos eles nascidos a partir do ano 2000 — como Vincius Junior, que fará 17 anos em 12 de julho.

Reparou o detalhe? Dos cinco jogadores do Juvenil B do Real Madrid convocados pela Espanha, nenhum é atacante. Talvez, isso explique uma das deficiências do Juvenil B do Real Madrid e o altíssimo investimento em Vinicius Junior. A joia do Flamengo — e agora também do Real Madrid — não vai jogar no Juvenil B do Real Madrid, óbvio. Mas, no futuro, deve se juntar à geração 2000 do clube espanhol no elenco profissional.

Aparentemente, foi detectado um ponto fraco no elenco de Daniel Poyatos. Provavelmente, há escassez de dribles, de um atacante que parta para cima no mano a mano, goleador como Vinicius Junior, que neste ano foi campeão, artilheiro e eleito o melhor jogador do Campeonato Sul-Americano Sub-17. Fez sete gols. O artilheiro da Espanha na Eurocopa Sub-17 joga no… Barcelona!

O potencial ofensivo da seleção na conquista da Eurocopa Sub-17 não estava depositado nos pés dos jogadores do Real Madrid. O brilho foi dos homens de frente do arquirrival. Dos 12 gols marcados pela Espanha no torneio, 10 foram de jogadores do Barcelona. A artilharia da seleção ficou com Abel Ruiz, autor de quatro gols. Os vice-artilheiros também atuam no time azul-grená: o meia Sergio Gómez fez três. O lateral-direito Morey, outros três. O único jogador do Real Madrid que balançou a rede ao longo da campanha foi Antonio Blanco. Nacho Díaz, do Roda, completa a lista de goleadores da Espanha.

O drama se repete na Liga Nacional Juvenil. César Piña foi o artilheiro do Real Madrid com 25 gols. Insuficiente para superar as 30 bolas na rede de Alberto Tejero, do Atlético de Madri, goleador máximo da Comunidade de Madri.

Vinicius Junior pode conhecer seus futuros companheiros no time de elite do Real Madrid no Mundial Sub-17 da Índia, de 6 a 28 de outubro. O sorteio das chaves será em 7 de julho, na cidade de Mumbai. Campeão em 1997, 1999 e 2003, o Brasil buscará o tricampeonato. Vice em 1991, 2003 e 2007, a Espanha persegue o primeiro título na categoria. Quem sabe a geração Vinicius Junior do Brasil — campeão sul-americano da categoria — esbarra na Espanha, campeã europeia sub-17.

 

Como funciona?

A Liga Nacional de futebol juvenil da Espanha é dividida em 17 grupos com 16 a 18 times cada. Eles jogam entre si no sistema de pontos corridos, em dois turnos, contra adversários da própria comunidade autônoma, ou seja, como se fossem os nossos campeonatos estaduais. Tema deste post, o Juvenil B do Real Madrid, por exemplo, é o campeão de 2016/2017 na Comunidade de Madri. O Juvenil B do Barcelona conquistou o título da Catalunha. A Real Sociedad levou a taça no País Basco. Nesta temporada, 290 equipes de toda a Espanha participaram da competição nacional.