BSB Segunda edição do CBF Social em Brasília seria realizada neste mês. Foto: Divulgação/CBF Segunda edição do CBF Social em Brasília seria realizada neste mês.

Quando a pandemia passar: Mané Garrincha receberá CBF Social para crianças de projetos assistenciais do Distrito Federal e Entorno

Publicado em Esporte

O Mané Garrincha será anfitrião neste ano do CBF Social. O evento itinerante da Confederação Brasileira de Futebol para fomentar ações de responsabilidade social por meio do esporte, em parceria com a Federação de Futebol do Distrito Federal, estava pré-agendado para ser realizado nesta quarta-feira (25), mas a pandemia do novo coronavírus suspendeu a programação que faria a alegria de 200 crianças carentes do Distrito Federal e Entorno. A entidade estava em negociação com o ex-zagueiro Ricardo Rocha, herói do tetra na Copa de 1994, e com um ídolo do Flamengo para interagir com criança e/ou adolescentes com idade de 9 a 13 anos.

A CBF confirma a manutenção do evento no DF e reiterou a preferência por realizá-lo nas dependências da arena construída para a Copa do Mundo de 2014. O blog apurou que o evento está mantido e será realizado até o fim do ano após o fim da crise global na saúde. Os organizadores planejavam desembarcar nesta semana na capital com jogadores badalados para ministrar palestra aberta a professores de escolinhas de futebol e de projetos sociais no turno matutino. Durante a tarde, as crianças participariam de um festival no Mané.

O gramado da principal arena do futebol candango seria dividido em 10 campos. Em cada fração seria ensinada uma habilidade de vida. Exemplos: trabalho em equipe, acessibilidade, sustentabilidade para os baixinhos com idade de 9 a 13 anos. Apesar do efeito colateral causado pela Covid-19, os dirigentes da CBF mantêm a ideia de realizar o evento no Mané Garrincha — o terceiro da entidade previsto para o Complexo Arena BSB em 2020.

Em fevereiro, o estádio recebeu a Supercopa do Brasil entre Flamengo e Athletico-PR. Em setembro, o Mané Garrincha está reservado para o duelo da Seleção contra a Venezuela pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar 2022. O CBF Social é mais um confirmado.

Apoiado pelo projeto Evolución da Conmebol, o CBF Social beneficiou mais de 100 mil pessoas de diferentes faixas etárias e gêneros. As principais ações são: seminários sobre metodologia de ensino do futebol, doação de materiais para a prática do futebol, festivais de futebol, cursos de capacitação gratuitos, visitas ao Museu Seleção, espetáculo de circo, entre outros.

O evento já passou por 19 estados e o Distrito Federal, que recebeu o evento, em 2018, como parte da programação da Copa Verde. Professores de futebol também são beneficiados com workshop, curso de prevenção de lesões FIFA 11+ e palestras educativas.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20